Microsoft confirma Windows 7 familiar

sábado, 25 de julho de 2009 · 0 comentários

Windows 7: o pacote familiar vai ter licenças da edição Home Premium para instalação em três computadores

A edição Home Premium será vendida também na forma de pacote familiar para três PCs.

A oferta é similar à que já existe para o pacote de aplicativos Office. A empresa oferece uma edição do Office com três licenças, a Home & Student, por 199 reais no Brasil. No caso do Windows 7 Home Premium, a licença familiar também deverá valer para três computadores. Isso foi confirmado nesta semana por Brandon LeBlanc, blogueiro oficial da equipe de desenvolvimento do Windows 7. Ele diz que a edição familiar estará disponível em alguns países, mas não especifica qual. Assim, ficamos sem saber se o Brasil estará entre eles. Meu palpite é que sim. O sucesso do Office Home & Student no país deve encorajar a Microsoft a vender também o pacote familiar do Windows aqui.

Até agora, a Microsoft tem se mantido calada sobre os preços do Windows 7 no Brasil. Mas já temos algumas dicas sobre quanto vai custar o pacote familiar nos Estados Unidos. Usuários americanos descobriram que o produto tem o código GFC-00236 no catálogo da Microsoft. Uma busca na web leva a vários sites de lojas que já têm esse item na lista de preços. Vai custar 136,95 dólares. O Office Home & Student tem preço de lista de 149,95 dólares nos Estados Unidos. Se a proporção se mantiver, o Windows 7 familiar deverá custar por volta de 190 reais no Brasil.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/estacaowindows

Ataques contra sites dos EUA continuam sem solução

sexta-feira, 24 de julho de 2009 · 0 comentários

O governo dos Estados Unidos ainda não esclareceu quem foi o autor dos ataques cibernéticos do último dia 4 de julho, que tiraram do ar diversos sites governamentais, conforme reconheceu nesta quarta-feira o diretor do Serviço de Inteligência Nacional, Dennis Blair.

Após o discurso na Câmara de Comércio dos Estados Unidos, Blair também afirmou aos empresários que está empenhado em melhorar a relação entre o Congresso e as agências de inteligência, que são acusadas de terem ocultado informações ao Legislativo durante o governo do ex-presidente George W. Bush. Neste mês, os órgãos entraram novamente em conflito após as revelações de que a CIA não informou as comissões de Inteligência do Congresso sobre um programa para formar equipes secretas que deveriam assassinar líderes terroristas.

A CIA alega que as equipes nunca chegaram a operar. O diretor da agência, Leon Panetta, cancelou o projeto no último dia 23 de junho, quando foi informado sobre o plano, e se reuniu no dia seguinte com as comissões de Inteligência da Câmara e do Senado americano.

A Comissão de Inteligência da Câmara de Representantes dos Estados Unidos iniciou uma investigação completa do programa e dos antecedentes da CIA sobre o caso.

Blair também afirmou que os autores do ataque contra os sites deixaram um "rastro", ao "confiscarem" temporariamente uma rede de computadores, utilizada para disseminar a ofensiva pela internet. Os Estados Unidos trabalham junto a outros países para identificar os criminosos.

O governo sul-coreano indicou que possui evidências da participação da Coréia do Norte no caso, mas não acusou diretamente seu vizinho e rival.

Os ataques, nos quais centenas de computadores tentaram conectar simultaneamente a mesma página a fim de saturar o servidor, provocaram panes em sites importantes dos governos dos Estados Unidos e da Coréia do Sul.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Número de malware triplicou em 2009

· 0 comentários


O volume de vírus, cavalos de troia e outras ameaças digitais saltou de pouco mais de 400 mil no primeiro semestre de 2008 para 1,2 milhão no mesmo período deste ano. Publicados no blog do McAfee Avert Labs pelo especialista David Marcus, esses números mostram que a retração econômica mundial não parece ter afetado a produção de códigos maliciosos. O crescimento é de fato impressionante. Atualmente, surgem em média 200 mil novas ameaças por mês, ou cerca de 6 mil por dia.
Segundo o blog, essas médias incluem somente o malware realmente novo – ou seja, aquelas peças que demandam o desenvolvimento de um código de detecção e proteção. Não entram aí os programas nocivos que podem ser detectados por meio de técnicas heurísticas ou por semelhança com outros já existentes.

Na avaliação da McAfee, a principal razão para o crescimento explosivo do malware reside na natureza criminosa dessa atividade. “O malware rouba informações. As pessoas que escrevem e distribuem malware são criminosos”, escreve David Marcus.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias

Brasil discutirá patentes de energia limpa

· 0 comentários

Em dezembro acontecerá a Conferência de Copenhaguen, para discutir as mudanças climáticas. Lá, o Brasil pretende tocar em um assunto delicado: as patentes.

A Organização das Nações Unidas escolheu a Dinamarca para sediar uma conferência cujo objetivo é fechar um novo acordo para conter as mudanças climáticas, depois dos fracassos do Protocolo de Kyoto e da reunião do G8, o grupo de países mais industrializados e a Rússia, que aconteceu em L’Aquila, na Itália, há duas semanas.

O Brasil terá um papel importante na conferência e deve apresentar, como principal iniciativa, o Plano Nacional sobre Mudança do Clima, que estabelece para o país a meta de redução em 70% do desmatamento na Amazônia até 2017.

Deve ser abordado ainda um ponto delicado, o compartilhamento das tecnologias verdes, que poderá sofrer grande oposição dos países desenvolvidos. A discórdia acontece porque os países ricos preferem “transferir” tecnologia, ou seja, vendê-la.

O Brasil defende que, em situações extremas, certas tecnologias úteis para determinados problemas poderiam ser transferidas sem custos. O mesmo princípio já foi adotado na área da saúde. Em caso de pandemia e outras emergências de saúde pública, patentes podem ser quebradas sem risco de sanções.

As patentes de remédios que controlam o vírus HIV, por exemplo, foram quebradas pelo Brasil. O mesmo, espera-se, acontecerá com tecnologias limpas desenvolvidas por países ricos que podem ajudar os pobres a alcançar a sustentabilidade.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/

Currículos que funcionam

quinta-feira, 23 de julho de 2009 · 0 comentários

Veja o que valoriza um profissional de tecnologia.

A Microsoft recebe cerca de 25 currículos por dia. A Unisys, outros 500 por mês — em 2006, foram 6 mil. Por que um candidato é chamado para entrevista e o outro não? A resposta pode estar no currículo. Nem sempre basta ter boa formação e carreira sólida. Essas informações devem aparecer de forma clara, concisa e objetiva. "O entrevistador avalia o que o profissional pode trazer para a empresa. É importante que o currículo mostre as contribuições que ele deu nos empregos anteriores e os resultados obtidos", afirma Mylene Mitrulis, gerente de recrutamento da Microsoft.

Os consultores de recursos humanos recomendam que o profissional prepare mais de um currículo para atender a diferentes situações. Se conhecer os requisitos da vaga, deve ressaltar as habilidades e experiências relacionadas com eles. "No currículo-padrão, essa informação pode passar despercebida, estar num cantinho escondido", diz Leyla Galetto, diretora do Grupo Foco.

Veja o exemplo citado por Malena Martelli, diretora de recursos humanos da Unisys. A empresa precisa preencher com urgência uma vaga de gerente de projetos de TI, porque acabou de ganhar uma concorrência num banco. "Se eu bater o olho em um currículo de uma pessoa com experiência em gerência de projetos na área financeira e formação em Ciência da Computação na USP, certamente ela será chamada para a entrevista", diz Malena.

Confira, a seguir, um modelo de currículo e dicas do que colocar em cada tópico:

Apresentação

Seja breve, claro e, ao mesmo tempo, abrangente. Coloque as informações mais importantes sobre a formação e a vida profissional de forma lógica e organizada, para facilitar a leitura. Evite fontes de letras muito pequenas ou cheias de firulas e o excesso de palavras grifadas — esse recurso deve ser usado apenas para destacar palavras-chave, que poderão facilitar o armazenamento do seu currículo em um banco de dados inteligente. Não mande foto. De modo geral, o currículo não deve passar de duas páginas. A exceção são para os cargos executivos, como presidente ou diretor de empresa. "Esse é um processo demorado, complicado, arriscado e caro", afirma Riccardo Gambarotto, diretor da empresa de headhunters Spencer Stuart. "Por isso, é preciso conhecer toda a vida profissional do candidato."

Objetivo e perfil

Decida exatamente o que você quer fazer — a área em que quer atuar ou a posição desejada — e coloque isso como objetivo, logo no início. Esse item facilita a vida de quem vai ler o currículo e, por isso, deve vir após a identificação pessoal — que deve conter apenas seu nome, endereço completo, telefone, celular e e-mail. Faça também uma síntese do seu perfil profissional, destacando qualificações, o tempo de carreira e as áreas em que tem mais experiência. Se trabalhou em empresas conhecidas no mercado, ou morou algum tempo no exterior, é importante ressaltar.

Histórico profissional

Essa é a parte mais importante do currículo. É onde você deve colocar os projetos de que participou. Comece sempre pelo último emprego, mencionando o nome da empresa, o período em que trabalhou nela e o cargo ou as funções que exerceu. Se não for conhecida, convém acrescentar uma breve descrição sobre ela (área em que atua, faturamento ou origem). Ressalte a sua contribuição nos resultados positivos que a empresa possa ter obtido. "Se participou de um projeto de TI que ajudou a organização a aumentar sua receita em 10%, por exemplo, isso deve estar no currículo", diz Mylene Mitrulis, da Microsoft.

É preciso ter bom senso para não cansar o pessoal de recrutamento com uma lista interminável de realizações que podem não ser tão relevantes — ao menos para a vaga disponível. Bom senso também é fundamental na hora de descrever atividades ou funções mais técnicas. As "sopas de letrinhas" muito comuns na área de tecnologia podem ser um diferencial no currículo, mas é preciso levar em conta que quem vai ler o currículo primeiro é alguém da área de recursos humanos, que pode não dominar detalhes do linguajar técnico.

Formação e idiomas

A formação acadêmica deve conter os cursos de graduação, pós-graduação, MBA e de especialização — só os relevantes para a carreira. Além do nome do curso, é preciso colocar o nome da instituição e o período em que foi feito. Cursos fora do Brasil e as certificações profissionais também devem ser mencionados.

Dependendo da empresa, o conhecimento de outras línguas — em especial, o inglês — é essencial. Na Microsoft, por exemplo, falar inglês é pré-requisito. Por isso, o currículo deve informar que idiomas você conhece e se é fluente, ou está no nível intermediário. Se só souber o básico, é melhor não colocar nada.

O que é proibido

Mentir ou maquiar a informação:

Não se esqueça que o currículo é só a porta de entrada na empresa. Depois vem a entrevista, na qual a mentira acaba sendo descoberta. As empresas são implacáveis: o mentiroso é excluído da seleção.

Erros de digitação ou de português:

Revise bem o texto, antes de enviar o currículo.

Informações que podem pesar contra:

Por exemplo, dizer que você tem o inglês básico ou curso de pós-graduação incompleto.

Pretensão salarial e referências pessoais:

Deixe para dar esse tipo de informação quando lhe pedirem.

Como mandar

O currículo pode ser enviado por correio ou por e-mail, de preferência acompanhado de uma breve carta (ou mensagem) de apresentação, mencionando a pessoa que o indicou — caso tenha uma referência — ou se está respondendo a um anúncio de emprego.

Outra opção é mandar o currículo diretamente para o banco de dados da empresa, por meio do seu site. Em alguns casos, é recomendável ter também uma versão em inglês (veja modelo em www.info.abril.com.br/noticias/carreira/curriculo-ingles.pdf). "Isso, principalmente, se for uma vaga para uma empresa internacional, ou se a pessoa for ocupar uma posição gerencial", observa Marcelo Mariaca, do grupo Mariaca.

Fonte: http://info.abril.com.br

Dispositivos Wi-Fi vão vigiar saúde humana

· 0 comentários

Dispositivos sem fio podem monitorar exercícios

Um estudo da ABI Research com hospitais e especialistas em esporte de alto desempenho prevê a massificação dos dispositivos sem fio que monitoram a saúde humana.

A ABI projeta que em até cinco anos pelo menos 400 milhões de pessoas vão usar algum dispositivo no corpo para avaliar o comportamento de seu corpo 24 horas por dia e enviar dados para a internet, de forma que possam ser acessados remotamente por familiares, médicos, treinadores ou enfermeiros.

Entre os exemplos de dispositivos que avaliam a saúde estão pulseiras que medem a variação da pressão arterial, sensores para acompanhar o ritmo de batimentos cardíacos, a temperatura do corpo, a força muscular e o ritmo de respiração.

Os analistas da ABI apontam que atletas em treinamento, idosos, pessoas com necessidades especiais ou mesmo cidadãos comuns, a fim de avaliar melhor sua saúde, devem adotar estes dispositivos nos próximos cinco anos.

Produtos com baixo consumo de energia e que suportem transmissão de dados nos padrões Wi-Fi, ZigBee e Bluetooth são que mais têm chance de se popularizarem, diz a análise.

Uma das possibilidades é que os dispositivos armazenem pequenas quantidades de dados e os enviem para a internet sempre que captarem sinal de internet ou quando o paciente estiver em casa, onde necessariamente terá um roteador adaptado ao padrão de seu dispositivo para a saúde.

Fonte: http://info.abril.com.br

Finalizado, Windos 7 vai para fabricantes de PCs

· 0 comentários


Depois de muita espera, foi liberada nesta quarta-feira, 22/07, a versão para fabricantes, (Release to Manufacturing, RTM) do Windows 7. A etapa indica que o novo sistema operacional da Microsoft já está finalizado e segue para os fabricantes de computadores.

O lançamento atual aponta que as datas previstas pela MS devem ser cumpridas. O SO está programado para chegar nas lojas no dia 22 de outubro. Ainda não foi informado o preço pelo qual será vendido no Brasil.

O RTM já permite que as empresas de hardware criem os produtos e atualizações de serviços compatíveis com o Win7. Desenvolvedores de softwares parceiros da MS recebem em agosto a nova plataforma.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news

Com velocidade de 10 Gigabits por segundo, Cinturão Digital ainda não foi implatado

· 0 comentários

Uma questão na Justiça atrasa a implantação do Cinturão Digital. A infraestrutura de fibra óptica licitada pelo governo do Ceará, pelo previsto já deveria iniciar operações em maio deste ano em Sobral e Quixadá. Em janeiro deste ano uma liminar do Tribunal de Justiça do Estado do Ceará tornou sem efeito a ordem de serviço que autorizou o início da instalação da rede.

Com velocidade de 10 Gigabits por segundo, a malha óptica tem por objetivo cobrir as principais cidades do estado, 82% da população urbana. Ao ser iluminada, a fibra deverá transmitir com a velocidade equivalente a 40 mil vezes além do que oferece um link de 256 Kbps ou 10 mil vezes o que dispõe quem navega na internet com 1 Mbps.

A empresa Schahin Engenharia venceu a licitação com o preço de R$ 49,2 milhões. Mas a segunda colocada, a Procable Engenharia e Telecomunicações, quer R$ 56 milhões para fazer o serviço e entrou com o pedido da liminar, medida dada preliminarmente até o julgamento do conteúdo. A empresa alega que a concorrente não tem experiência na instalação de fibras ópticas.
O presidente da Empresa de Tecnologia da Informação do Ceará (Etice), Fernando Carvalho, responsável pelo lançamento do edital, argumenta que a Schahin apresentou todos os certificados de que lançou parte dos cabos da Copel, a Companhia Paranaense de Energia. A Copel tem uma rede de fibras muito mais complexa do que o Cinturão Digital, disse ele. A segunda colocada colocou um preço R$ 7,3 milhões acima da empresa vencedora, compara.

O governo do Ceará recorreu da decisão no Superior Tribunal de Justiça (STJ). Em maio a corte especial do STJ confirmou a liminar por 7 x 6 votos. Daí, o governo apelou ao Supremo Tribunal Federal (STF), que ainda não se pronunciou. Quando o Ceará recorre à instância superior do Judiciário - explica Fernando Carvalho - não discute o mérito da ação, só a liminar. A discussão do mérito vai ser feita no Tribunal de Justiça do Ceará.

Caso não houvesse a briga nos tribunais, em maio o Cinturão já teria chegado a Sobral e Quixadá e aos municípios no trajeto - São Gonçalo do Amarante e Caucaia (Porto do Pecém), Itapipoca, Canindé, Pacajus, Morada Nova, Horizonte e Quixeramobim. “Já perdemos essa oportunidade. A velocidade de 10 Gbps é como se as pessoas tivessem realmente a opção de banda larga ilimitada. É uma tecnologia nova (DWDM, que aumenta a capacidade de transmissão em uma fibra óptica)”, diz o presidente da Etice.

“Com a demora, perde o governo e o interesse público”, lamenta Fernando Carvalho. “Esse é um recurso financiado pelo Banco Mundial, que tem metas a serem cumpridas. Se o governo não cumpre a meta fica mal posicionado face ao Banco Mundial, o que é um prejuízo para o Estado em empréstimos futuros”, ele afirma.

O Cinturão Digital é um dos projetos elegíveis do Projeto de Crescimento Integrado (SWAp) financiado pelo Banco Mundial já assinado com o governo do Ceará no total de US$ 240 milhões. O desembolso das duas primeiras parcelas de US$ 74,09 milhões está previsto para julho.

A demora não arrefeceu o ânimo da Etice, que segundo Carvalho já está com o projeto pronto para ampliar em mais de 500 Km a malha de fibra óptica do Cinturão Digital, além dos quase 3 mil Km do projeto inicial. Com a expansão, ele assegura que a cobertura chegará a 96% da população urbana do estado. “No Brasil não existe nenhum estado com essa infraestrutura”, assinala.

“Este projeto existe porque o governador Cid Gomes tem interesse, conhece e sabe a importância para o desenvolvimento. É provado cientificamente que traz desenvolvimento”, afirma o titular da Etice ao enfatizar que a iniciativa partiu do governador e ninguém precisou convencê-lo sobre o projeto.

Ainda este ano e no início de 2010, conforme Carvalho, o governo decidiu instalar nas cidades maiores um sistema de acesso a Internet por onda de rádio (Wimax) com ligações na velocidade de até 70 Mbps A tecnologia consiste na instalação de antenas em ponto alto que transmitem o sinal de internet sem fio para um raio de alguns quilômetros em torno na cidade.

Informação obtida pelo blog parceiro, Quixadá é Noticia.
http://quixadaenoticias.blogspot.com/

Leve o Ubuntu para qualquer lugar

· 0 comentários


Veja como criar um pen drive de boot para rodar essa distribuição do Linux em qualquer computador
Se o Ubuntu é sua praia, você pode criar um pen drive de boot para rodar essa distribuição do Linux em qualquer micro. O Ubuntu será carregado do disco USB, sem alterar o HD do micro. Outro uso para o pen drive é instalar o Ubuntu no PC. Para preparar o dispositivo, é preciso ter uma imagem, no formato ISO, do disco de instalação do sistema operacional. Use, então, o Unetbootin. Rode o programa, clique em Imagem e, depois, nas reticências correspondentes a esse campo. Localize a imagem ISO, escolha o drive USB apropriado e clique em OK. Outra alternativa é selecionar a distribuição Ubuntu na seção Distribuição e pressionar OK. Nesse caso, a imagem ISO será baixada automaticamente, o que pode demorar bastante.

Fonte: http://info.abril.com.br/dicas

Mozilla exibe Firefox 3.7 para Windows

· 0 comentários

Tela do Firefox 3.7: uso do recurso aero do Windows

A Mozilla apresentou algumas telas de novo design e recursos que pretende estrear na próxima versão do Firefox.

Poucas semanas após liberar o Firefox 3.5 para download, a companhia exibiu esboços do que pretende revelar na versão 3.7 do navegador. Na imagem acima, divulgada pela fundação Mozilla, é possível notar ao menos três mudanças principais de design.

O número um é o uso de botões translúcidos, como já acontece com menus do Windows desde a estreia do Vista.

A segunda modificação é o surgimento do recurso “pages” que permite ir diretamente à primeira aba aberta à esquerda no navegador.

Este botão pode ser útil para quem costuma navegar com múltiplas abas abertas e pode, com um só click, retornar à primeira aba no navegador.

Já o terceiro recurso agrupa num só botão o acesso às ferramentas do browser, substituindo itens como “Arquivo”, “Editar”, “Favoritos” e outros que ficam dispostos na barra horizontal superior do programa até a versão 3.5.

Esta última modificação lembra um pouco o Google Chrome, que já agrupa o acesso a ferramentas em botões na lateral direita do navegador.

Conforme explica a própria Mozilla, estes recursos são apenas “ideias” em debate dentro da comunidade e não características prontas, às vésperas da estreia. As novidades, se confirmadas, existirão apenas numa versão para Windows Vista e Windows 7.

Fonte:http://info.abril.com.br/noticias

Eclipse Solar mais longo do século

quarta-feira, 22 de julho de 2009 · 0 comentários

O mais longo eclipse solar total do século XXI teve início nesta quarta-feira, na Índia e na China, os dois países mais povoados do planeta. O fenômeno foi observado por mais de 2 bilhões de pessoas, um recorde na história da humanidade, segundo os astrofísicos. O Sol ficou completamente encoberto pela Lua durante seis minutos e 39 segundos em uma região pouco habitada do Pacífico, um recorde que apenas será superado no ano de 2132

Veja os vídeos na:

China

video

Índia

video

Linux não é mais câncer para a Microsoft

· 0 comentários

Steve Ballmer: em 2001, ele disse que o Linux era câncer

Para vender mais Windows Server, a empresa adota uma postura pragmática em relação ao Linux.

A notícia que circulou segunda-feira foi um choque para quem acompanha a posição da Microsoft em relação ao Linux. A empresa liberou 20 mil linhas de código para ser incorporadas ao sistema operacional rival - tudo com a licença GPL de software livre. É uma mudança significativa. Afinal, em 2001, Steve Ballmer chegou a dizer que o Linux era câncer para a indústria do software. Na mesma época, Craig Mundie, outro executivo da empresa, declarou que a GPL era uma ameaça à indústria do software.

O que aconteceu? A resposta é simples. Os três drivers que a Microsoft produziu para o Linux vão permitir que esse sistema operacional rode com melhor desempenho sobre o
Windows Server, usando o virtualizador Hyper-V. O objetivo da empresa é reforçar o Windows Server como plataforma para rodar Linux em máquina virtual. Em outras palavras, a meta final é vender mais Windows Server às empresas.

A Microsoft recebeu apoio de Greg Kroah-Hartman, que lidera o Linux Driver Project. Kroah-Hartman é um nome respeitado na comunidade pinguinista. Ele orientou a Microsoft sobre como proceder para que os drivers da empresa fossem aceitos pela turma do Linux. O código deverá ser incluído na versão 2.6.32 do kernel. A Microsoft é, agora, parte da comunidade de desenvolvedores do Linux. Nada mal para quem chamou o sistema operacional de câncer.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/estacaowindows

FireTune aumenta desempenho do Firefox

· 0 comentários


Você acha seu Firefox lento demais para o desempenho do seu computador? Acabe com isso agora, com FireTune você pode solucionar esse problema com apenas um clique.

O FireTune tem um conjunto de ajustes específicos para o navegador, o deixando adaptado para o desempenho de vários tipos de computadores. Ou seja, faz com que o Firefox se adapte a um determinado hardware, o que resulta numa navegação mais rápida.

Por exemplo: se o internauta tem um PC antigo e ainda usa um modem, basta apertar o botão do mouse sobre a opção "Computador lento / Conexão lenta" para o FireTune mudar alguns parâmetros internos do Firefox. Assim, o browser carrega um pouco mais rápido as páginas da internet, além de responder com mais precisão aos comandos do usuário.

O mesmo vale para quem tem um computador moderno e um serviço de banda larga, que pode escolher a opção "Computador rápido / Conexão rápida" para deixar o Firefox ajustado a essa configuração.

O FireTune melhora mesmo a performance do Firefox, mas nada que impressione o internauta. Para realizar essas operações, o FireTune não altera o executável do Firefox. Modifica apenas alguns arquivos de configuração do software, ao qual não temos acesso. Cada mudança, é bom lembrar, pode ser desfeita facilmente pela tela de controle do programa.

Adobe aposta em código aberto

terça-feira, 21 de julho de 2009 · 0 comentários


A Adobe anunciou esta semana duas novas iniciativas no campo do código aberto. O objetivo dos projetos é auxiliar a criação de componentes de alta qualidade para o Flash.

O Open Source Media Framework (OSMF) permite que os desenvolvedores criem players de mídia para rodar vídeos, enquanto o Text Layout Framework facilita a criação e manipulação de tipografia e layout das fontes para apresentações.

As duas plataformas estão disponíveis gratuitamente para download no site da empresa, que acredita nas possibilidades de monetização oferecidas pelos produtos.

A abertura do código é uma tentativa da Adobe de lutar contra a concorrência que começa a crescer no mercado, como é o caso do Silverlight, da Microsoft. Com os programas nas mãos dos desenvolvedores, a companhia tem mais chances de expandir a aceitação de seu padrão na rede.

Fonte: http://info.abril.com.br

O homem que duvida da NASA

· 0 comentários

O astronauta Buzz Aldrin na Lua, em 1969: para André Basílio, a bandeira tremulante é uma das evidência de fraude

Você acredita que o homem foi à Lua? É com essa pergunta que André Basílio recebe os mais de 20 mil visitantes que, diariamente, acessam seu site.

A Fraude do Século é a página brasileira número um do Google quando o assunto é a suposta armação feita pela NASA em 1969. Com fotos e links, ela apresenta argumentos de que a chegada do homem à Lua há exatos quarenta anos não passou de uma farsa montada pelo governo dos Estados Unidos.

Basílio não é o único a defender a tese de que a agência espacial forjou dados, incluindo fotos e filmes, para convencer o mundo de que, em 20 de julho de 1969, Neil Armstrong e Edwin "Buzz" Aldrin caminharam na superfície lunar. A Missão Apollo 11, com seus três astronautas (Michael Collins ficou no comando da nave e não desembarcou na Lua), teria assim derrotado a União Soviética na corrida ao satélite terrestre. Embora a porcentagem de americanos que também acredita em uma grande conspiração varie de 6% a 20%, que toda a comunidade de astrônomos aceite a ida à Lua como verdadeira e que em nenhum momento a Rússia tenha questionado a viagem, é fato que o assunto ainda causa polêmica.

Quem nunca ouviu falar das tais sombras em múltiplas direções, da bandeira que tremula sem vento ou da pegada que não poderia ter sido formada? Ao todo, Basílio apresenta 24 argumentos para sustentar a teoria da fraude, mas, embora defensor ferrenho da mesma, também coloca links para explicações que refutam a ideia de fraude.

Nascido em Minas Gerais, André Basílio não assistiu “à suposta ida do homem à Lua”, como ele mesmo define o evento. Aos 38 anos, formado em processamento de dados e administração de empresas, ele convida quem quiser a acessar seu site e tirar suas próprias conclusões.

Nesta entrevista, entre números e datas, ele dá exemplos de outras supostas fraudes montadas pelo governo americano (ele próprio sugere os links) e quais são, em sua opinião, os argumento mais fortes que evidenciam a mentira da chegada à Lua.

De onde veio o interesse pelo espaço?

BASÍLIO - Meu interesse pelo espaço existe desde quando eu era criança e ficava fascinado com a ideia de viajar pelo espaço. Estava em voga produzir filmes e seriados de ficção científica que tratavam o tema tais como Jornada nas Estrelas, Guerra nas Estrelas, Perdidos no Espaço, etc.

Você sempre duvidou da chegada à Lua em 69, ou mudou de opinião em algum momento? Que momento foi esse?

Não. Pelo contrário. Sempre acreditei na chegada do homem à Lua até o ano de 2001, quando a Fox Television fez um programa mostrando diversas evidências da fraude da ida do homem à Lua. Neste momento, percebi que vários pesquisadores internacionais estavam contestando a ida do homem à Lua. Então, a partir disso, comecei a pesquisar a respeito e a analisar mais de 2.500 fotos da NASA, uma por uma, detalhe por detalhe; e acabei encontrando mais indícios da fraude além dos já citados pela Fox Television.

Você não acredita que o homem tenha pisado na Lua em 69, mas acredita que esse feito tenha sido realizado anos depois? Hoje, o homem já teria estado na lá?

Acredito que várias naves não tripuladas tenham chegado à Lua. O objetivo inicial dos Estados Unidos e da extinta União Soviética era lançar uma nave espacial que acertasse a Lua tal como num tiro ao alvo manipulado à distância. Isso era feito para calcularem com maior precisão o trajeto necessário para chegar à Lua. No projeto Luna, da extinta União Soviética, por exemplo, várias naves explodiram ao se colidir com o solo lunar. Outras passaram direto pela Lua e estão perdidas no espaço até hoje. E outras naves, segundo a versão oficial, teriam recolhido material lunar e retornado à Terra. Agora, de acordo com tantos indícios de fraude a respeito da ida do homem à Lua constantes no meu site, eu, pessoalmente não acredito que o homem tenha pisado na Lua.

Em sua opinião, qual é o indício de fraude mais forte, o mais evidente ou gritante?

Talvez, o indício mais forte da fraude seja o fato de todas as missões lunares tripuladas terem acontecido entre os anos de 1969 e 1972, exatamente durante a gestão de Richard Nixon, que foi presidente dos Estados Unidos e esteve envolvido no Caso Watergate, um dos maiores escândalos ocorridos nos Estados Unidos. Nixon foi o mentor intelectual e principal articulador do Caso Watergate, que ocorreu em 1972, o qual culminou em sua renúncia durante o primeiro processo de impeachment estadunidense. Nixon manchou a imagem de seu país. E Nixon poderia muito bem ter também articulado a fraude da ida do homem à Lua. Seu passado o condena.

Lembremos que a União Soviética estava à frente dos Estados Unidos na corrida espacial, tendo enviado, em 12 de Abril de 1961, Yuri Gagarin à órbita terrestre a bordo da nave Vostok I. A foto da Terra vista do espaço e a frase "A Terra é azul" deram grande impulsão à União Soviética. Os Estados Unidos, no auge da Guerra Fria, vendo que estavam ficando para trás, teriam resolvido dar um golpe para atrair toda a atenção do mundo pra eles e se mostrarem como o país mais evoluído tecnologicamente do mundo atraindo grandes investimentos internacionais. E, de lá pra cá, realmente os Estados Unidos viraram essa mega potência que é nos dias atuais.

Mas, isto poderia ser um indício muito especulativo. Então, eu poderia dizer que um indício palpável é o fato da temperatura na Lua variar de -153ºC a +107ºC segundo a própria NASA. Porém, não existem, até hoje, filmes para máquinas fotográficas que resistam a variações térmicas. Portanto, levando-se em conta este conceito, as fotos tiradas na Lua não chegariam à Terra. E nem com a ótima qualidade que chegaram. A NASA diz que utilizou um filme especial da Kodak para tirar as fotos. Mas, entrando em contato com a Kodak, fui informado que tal filme especial não existe e que nenhum filme deve ser exposto a variações térmicas.

Você acredita em alguma outra "Fraude" montada – ou o que as pessoas costumam chamar de "teorias da conspiração", como a morte de Elvis e Marilyn Monroe, por exemplo?

Acredito. Não nas teorias conspiratórias que envolvem Elvis Presley, Marilyn Monroe e The Beatles, mas em várias outras teorias. Numa guerra, por exemplo, a história é contada por quem venceu a guerra. E essa história é contada da forma como melhor convier ao vencedor da guerra. A própria invasão do Iraque foi realizada a partir de relatórios falsos forjados pelos Estados Unidos . O resgate Jessica Lynch, prisioneira de guerra no Iraque e transformada em ícone do heroísmo estadunidense, foi forjado pelo Pentágono e usado como propaganda de guerra . No próprio 11 de Setembro, nenhum avião caiu no Pentágono! Tal avião teria sido abatido por caças estadunidenses. Teria sido lançado no Pentágono um míssil de curto alcance montado dentro dos Estados Unidos. Inventando a mentira que tal avião teria caído no Pentágono, os Estados Unidos matariam dois coelhos com uma cajadada só: eles não precisariam assumir que derrubaram um avião com várias vidas humanas indefesas, nem precisariam assumir que deixaram que os integrantes da Al Qaeda montaram um míssil dentro dos Estados Unidos, bem debaixo de seus próprios narizes, nem precisariam assumir que permitiram que este míssil fosse lançado neles próprios! Consegui ter acesso a uma das primeiras fotos tiradas do Pentágono após o ataque, antes do prédio do Pentágono desmoronar. Nas fotos, não há alguma evidência de um Boeing 757 pesando 80 toneladas com 20 mil litros de combustível ter caído ali. Não há marcas nem das asas do avião nas janelas do Pentágono! Este será o próximo assunto que abordarei no site A Fraude do Século.

Você parece bastante ativo quanto à questão da fraude. Costuma debater o assunto com seus amigos, colegas de trabalho? O que eles pensam a respeito?

Na verdade, tento manter este debate fora da minha vida pessoal. Tal como também não costumo falar de meus trabalhos de consultoria com meus amigos. Considero desagradável uma pessoa ficar sempre falando de um mesmo assunto. Prefiro a diversidade. Creio que mais da metade da minha própria família não saiba que escrevi A Fraude do Século. Meu cunhado, por exemplo, já conhecia o site A Fraude do Século, mas não sabia que eu era o autor. Só ficou sabendo hoje. Debato este assunto com as pessoas que acessam o site.Um depoimento muito importante que recebi foi o de um engenheiro que fez doutorado na área de Ciências Aeroespaciais na Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, tendo vários professores e engenheiros que participaram do projeto Apollo da NASA. Ele teve a oportunidade de conhecer pessoalmente Neil Armstrong e diz que, segundo o relato de um professor que ajudou no projeto, na hora do pouso da Apollo 11, o Piloto Automático não funcionou e Neil assumiu o comando manual causando um grande impacto no pouso. Porém, como cito no site A Fraude do Século, não há tais marcas de impacto nas fotografias tiradas pelos astronautas. Este engenheiro também concorda comigo dizendo que “O sistema de propulsão para frear o módulo teria feito uma enorme marca no solo devido à força dos gases (princípio da ação e reação)”. Porém, também não existe tal marca nas fotos da NASA.

Segundo ele, muitos estadunidenses acreditam piamente que o módulo pousou na Lua embora haja alguns aspectos técnicos inexplicáveis. Ele, que não acredita na versão oficial da NASA, considera que a viagem à Lua provavelmente aconteceu, mas não o pouso no solo Lunar. Outro ponto que ele concorda comigo é em relação ao tamanho do módulo lunar que não é consistente com o sistema de propulsão necessário para colocar os astronautas de volta em órbita lunar.

Já convenceu muita gente com seus argumentos?

Sim. Creio que milhares de pessoas, inclusive de outros países. Tenho ainda vários outros indícios de fraude que ainda não publiquei no site, mas serão publicados nos próximos dias.

Quantos visitantes têm, em média, seu site?

Normalmente, o site A Fraude do Século recebe entre 20 mil e 30 mil visitas mensais. Mas, neste mês, com o aniversário de 40 anos da suposta viagem do homem à Lua e com o aumento de visitas que o site teve até o momento, ele deve ultrapassar tranquilamente a marca de 100 mil visitas no mês.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias

Mozilla nega falha no Firefox 3.5.1

· 0 comentários

A Fundação Mozilla negou as afirmações sobre nova falha de segurança grave no Firefox 3.5.1, lançado na última sexta-feira, 17/07. Diversas agências de segurança notificaram um bug no browser relacionado com as cadeias de caracteres em Unicode. A Mozilla garantiu que não há como explorar as cadeias de caracteres mencionadas.

A explicação da empresa diz que o navegador é encerrado de forma imediata e segura ao tentar alocar um volume grande dados nas cadeias em Unicode. Segundo a Mozilla, isso não permite execução de códigos maliciosos. Apenas no Mac OS X o sistema poderia apresentar problemas, pois, neste caso, o Firefox é encerrado a partir de uma biblioteca do próprio sistema, que pode ter falhas ao verificar os resultados das alocações. A Mozilla também detectou o mesmo problema no Linux.

Para resolver a falha, a fundação está desenvolvendo medidas preventivas para os códigos enquanto a Apple não realiza modificações a respeito. No Windows não foram encontrados problemas nos códigos por parte do sistema, somente os usuários do Vista SP2 podem sofrer com situações semelhantes.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/

Kazaa volta para o ar nesta terça-feira, 21/07

· 0 comentários


Tirado do ar há cerca de três anos, o programa de compartilhamento de músicas Kazaa vai retomar seu funcionamento nesta terça-feira, 21/07. A extinção do site ocorreu devido a uma ação judicial que custou US$150 milhões para os administradores do software.

Assim como outros sistemas como o Napster e o Pirate Bay, o Kazaa cobrará pelo seu uso, o que legalizará a troca de arquivos. Os downloads funcionarão apenas para os Estados Unidos e, para assinar o serviço, é necessário efetuar o pagamento de US$20,00 por mês.

As músicas serão do formato WMA e a transferência delas só poderá ser realizada para outros cinco dispositivos. A restrição é parte das regras da gestão da DRM.

Fonte: http://olhardigital.uol.com.br/digital_news/

Vídeo mostra disputa de globais por estacionamento

segunda-feira, 20 de julho de 2009 · 0 comentários

video

Enquanto estrelas da Record e SBT desfiaram uma lista de insatisfações com seus antigos patrões para justificar a mudança de emissora, a Globo convive com queixas bem mais prosaicas.

Um vídeo gravado há quase dois anos durante uma passagem (espécie de ´ensaio´) do Jornal da Globo, mostra Cristiane Pelajo e William Waak lamentando a falta de vagas no estacionamento da empresa.

Quem conhece a região da Berrine, em São Paulo, onde fica o estúdio da Globo, sabe que conseguir uma vaga de estacionamento por ali pode ser um martírio. Enquanto Pelajo checa o texto que lerá ao vivo no Jornal, ouve-se um enorme burburinho de jornalistas e produtores a ponto da apresentadora interromper a leitura para comentar ´o bicho tá pegando´.

O centro das queixas parece ser o fato da produção da Globo usar o estacionamento como bem quer, permitindo a entrada “até de cachorro e papagaio” ao passo que o jornalismo da emissora fica sem ter onde colocar seus automóveis.

Ao que parece, SBT e Record poderiam contratar nomões da TV oferecendo bem menos que salários milionários, mas pequenos mimos como vagas privativas de estacionamento.Se um dia William Waak conseguir uma dessas, aliás, deve dá-la de presente a Zelda Melo para minimizar um pouquinho a gafe que cometeu ao vivo contra a jornalista.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/baixadefinicao

Microsoft lança código específico para Linux

· 0 comentários

A Microsoft anunciou seu pacote de drivers para Linux durante a abertura da O’Reilly OSCON 2009 (Open-source Conference), que acontece entre os dias 20 e 24 de julho.

Em seu blog, Mary-Jo Foley, jornalista da rede ZDNet, informa que está é a primeira vez que a empresa lança código específico para o sistema operacional. Ao todo, são 20 mil linhas publicadas sob a GNU general Public License v2.

Com o lançamento dos drivers, a Microsoft passa a fazer parte do grupo das empresas que colaboram com o comitê central do Linux kernel, junto de companhias como Red hat, IBM, Intel, Novell e Oracle.

Segundo o comunicado oficial, o código foi criado para permitir que o Linux rode, com alta performance, como uma máquina virtual no Hyper V, a tecnologia de virtualização de servidor baseada em hipervisor da MS.

O sistema pode funcionar sem o pacote, mas seu desempenho não será satisfatório. A solução visa consolidar os dois ambientes em uma única plataforma de virtualização, diminuindo a complexidade da infraestrutura.

Fonte: http://info.abril.com.br

Vídeo mostra disputa de globais por estacionamento

· 0 comentários


Nova crise no Senado envolve empresas de TI

· 0 comentários

Crise no senado: dessa vez, comissão encontrou indícios de superfaturamento em contratos com empresas de TI

Na onda de escândalos que atingem o senado, mais uma surgiu hoje. Só que dessa vez, a denúncia envolve empresas de tecnologia.

Segundo uma reportagem publicada no jornal Folha de S.Paulo, uma comissão do Senado encontrou dois contratos com indícios de superfaturamento. O primeiro é com a empresa Control Teleinformática; já o segundo, com a Mahvla Telecomm. As duas empresas ganharam licitações para fornecer tecnologia e serviços para o setor de telefonia do Senado.

O Senado investiga as duas empresas porque elas pertencem ao mesmo dono, o empresário Marcelo Almeida.

Além de ser próximo de Agaciel Maia (ex-diretor do Senado e pivô da atual crise), Marcelo está sob investigação porque vendeu equipamentos e sistemas para telecomunicaçoes por meio de uma empresa terceira. E, em seguida, ganhou as concorrências com as empresas Mahvla Telcomm e Control Teleinformática para dar suporte e manutenção aos equipamentos.

Pelos dois contratos, as duas empresas de Marcelo recebem, por ano, algo em torno de 7,5 milhões de reais. Através de uma nota oficial, enviada à Folha, o empresário alega que ganhou os contratos de acordo com as regras da licitação e que ambos estão sendo cumpridos. Apesar disso, uma comissão no Senado quer que ambos sejam cancelados.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias

Qual é o melhor antivírus gratuito?

domingo, 19 de julho de 2009 · 0 comentários

Apesar da aparência estranha, o Avast é o antivírus gratuito com melhor desempenho

Esta é uma pergunta que passa pela cabeça de muitos internautas que precisam instalar um bom antivírus para proteger o PC.

Sabendo disso, o INFOLAB resolveu descobrir a resposta e compartilhá-la com os internautas.

Para o trabalho, o pessoal do INFOLAB baixou os seis antivírus gratuitos mais conhecidos da web. Em seguida, infectou um PC com um pacote com 2.019 vírus da atualidade (daqueles que apagam arquivos, roubam senhas e deixam o computador sem funcionar direito).

Feito o serviço, o segundo passo foi acompanhar o desempenho do antivírus para

identificar e aniquilar as pragas digitais e, também, verificar o consumo de memória que cada um deles exige durante a varredura nos discos do PC. A interface, a facilidade de uso e os recursos dos programas também foram avaliados.

Pois bem, testes feitos. Abaixo, o Download INFO apresenta o resultado:

1º - Avast! Antivirus Home Edition 4.8: a interface desse antivírus parece um tocador de MP3. Mesmo diferente, ele remove vírus com eficiência e protege o PC durante os download em redes P2P. É o antivírus gratuito com o melhor desempenho no teste: ele removeu 97% (1.964) do pacote de vírus.

2 º - Comodo Internet Security: o grande lance do Comodo é o seu firewall que protege o PC de ataques externos. Outro destaque do programa é o baixo consumo de memória durante a varredura, só 4,6 MB. Dos 2.019 vírus, o Comodo aniquilou 1.773 deles.

AVG 8.5: popular antivírus que protege contra vírus de boot e de arquivo. Tem funções para programar verificações, limpar e-mails infectados e vasculhar a segurança dos links da web. Foi o terceiro melhor programa no teste do INFOLAB: achou 1.530 vírus no pacote com 2.019 pragas.

Avira Antivir Personal 9: nos testes, o Avira teve um desempenho um pouco melhor do que o AVG: encontrou 1.729 arquivos infectados no pacote de vírus. Contudo, o programa consome muita memória na hora de varredura, cerca de 135 MB. Além disso, ele não verifica vírus de e-mail e nem tem firewall.

Rising Free Antivirus 2009: feito por engenheiros chineses, esse antivirus tem sistema de captcha (um sistema de verificação por senha) e um recurso para monitorar vírus de pen drive. Apesar das inovações, o programa é fraco na hora de detectar vírus: encontrou apenas 1.070 no pacotão de 2.019.

PC Tools Antivirus Free Edition 6: este antivírus tem uma interface bastante intuitiva e fácil de usar (graças aos comandos autoexplicativos e em português). Só que isso esconde um problema: seu pobre sistema de detecção de vírus. O PC Tools localizou apenas 649 vírus do pacotão, ou seja, 32%.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias

Banco desiste de ação contra blogueiro que fez críticas

· 0 comentários

O Goldman Sachs Group discretamente fechou um acordo que conclui uma ação legal contra um blogueiro, permitindo que ele continue mantendo um site que faz críticas ao banco de investimentos.

O acordo exige que o blogueiro Michael Morgan publique uma mensagem em seu site goldmansachs666.com assegurando que o blog não mantem nenhuma afiliação com a instituição.

Um consultor de investimentos da Flórida, Morgan usa seu blog para criticar o banco e seus lucros abundantes.

O banco divulgou nesta semana crescimento de 33% no lucro trimestral, colocando seus funcionários numa boa posição para receberem bônus.

Um advogado do Goldman Sachs enviou em abril uma carta a Morgan, pedindo que desistisse e argumentando que estaria violando os direitos de propriedade intelectual do banco ao usar sua marca registrada. Morgan então entrou na justiça com uma reclamação em um tribunal da Flórida, para conseguir uma decisão da corte afirmando que não estava infringindo nenhuma marca registrada.

Ambas as partes concordaram em encerrar o processo no mês passado. O acordo foi divulgado pelo diário especializado The Am Law Daily Legal.

A porta-voz da Goldman Sachs Gia Moron disse nesta sexta-feira que "nossas preocupações com o site foram descontinuadas quando o senhor Morgan publicou a mensagem em um local de destaque assegurando que o site não tem associações com a Goldman Sachs".


Fonte: http://tecnologia.terra.com.br


Vendas de videogames caem nos Estados Unidos

· 0 comentários

As vendas de equipamentos e software de videogame nos Estados Unidos caíram 31%, para 1,17 bilhão de dólares, em junho, informou o grupo de pesquisa NPD , o que representa a maior queda desde 2000.

As vendas de software de videogame caíram 29%, para 625,8 milhões de dólares, enquanto as de hardware caíram 38%, para 382,6 milhões de dólares. As vendas de acessórios caíram 22%. Michael Pachter, analista da Wedbush Morgan, culpou o alto custo dos consoles de videogame como parte das razões da queda.

"O consumidor simplesmente não quer comprar hardware a esses preços... É evidente que os consumidores estão à espera de cortes de preços", disse Pachter, que espera que as vendas do setor se recuperem em setembro com o lançamento de novos títulos de destaque.As vendas gerais de videogames caíram 12% até agora este ano, de acordo com o NPD.

O Wii, da Nintendo, continuou a ser o console mais vendido em junho, com 362 mil unidades, ainda que as vendas tenham sido 45% inferiores às do mesmo mês no ano passado. O Wii vem liderando as vendas de consoles nos Estados Unidos há 21 meses consecutivos, de acordo com a Nintendo.

Anita Frazier, analista da NPD, disse que a economia está claramente prejudicando o setor de videogames, no passado considerado como relativamente protegido contra a crise."Este foi um dos primeiros meses, creio, em que o impacto da economia se refletiu claramente nos números", afirmou Frazier em declaração.

"A dimensão do declínio também pode apontar para um adiamento do consumo não essencial até que surja um evento importante (um corte de preços no hardware, a chegada de um título obrigatório) que os force a gastar", afirma o comunicado.

O Xbox 360, da Microsoft, ficou em segundo entre os consoles no mês --e registrou o único aumento de vendas com relação ao período em 2008--, seguido pelo PlayStation 3 e PlayStation 2, da Sony.

http://info.abril.com.br

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores