Em 2012, mais da metade dos carros terão internet sem fio - nos EUA e Europa

sexta-feira, 29 de maio de 2009 · 0 comentários

Cadillac CTS Sports Sedan: motorista e passageiros já conseguem desfrutar de Wi-Fi no seu interior

Ainda não estamos nos arriscando na área de quiromancia e de leitura dos astros, mas temos alguns contatos valiosos que nos confidenciam, por sussurros, uma série de premonições. São estudos abertos, a bem da verdade. O mais recente, feito pelos consultores do Gartner Research, diz que a conectividade sem fio será o principal foco das montadoras de carro em 2012.

Daqui três anos, dizem, as aplicações na web farão parte de mais da metade da próxima geração das frotas de Estados Unidos e Europa Ocidental. Por uma questão logística, ou de lógica se preferir, as interações online serão feitas de modo wireless. Como acontece com o Cadillac CTS Sports Sedan desde abril, na terra de Obama.

A negação ao mundo a fio é uma tecnológica questão de sobrevivência para a indústria automotiva. Como vemos por aqui, a tendência dos desenvolvedores está em criar novos recursos que evoluam a experiência do motorista e tragam mais entretenimento a sua família.

A internet sobre quatro rodas é uma saída inteligente. Gera interesse nos consumidores da era da informação e faz com que o mais apaixonado deles se desfaça do seu xodó motorizado para comprar um modelo mais atual, “conectado”.

Não é de se espantar que haja uma guerra saudável (aos europeus e americanos, ao menos) pelo melhor recurso de navegação no asfalto, por meio de um mini-computador embutido, de um smartphone ou outra máquina. Até 2016, ainda segundo a previsão do Gartner, a conectividade será um item tão primordial na escolha de um carro quanto segurança e eficiência de consumo de energia. É a dependência do correio eletrônico e da notícia imediata, meus caros.

Fonte: http://info.abril.com.br


HP demitirá 5.700 funcionários

· 0 comentários

Logo da HP: receita desse anos fiscal deve diminuir 4%.

HELSINKI - A HP informou nesta quinta-feira (28/05) que planeja cortar 5.700 empregos na região da Europa, Oriente Médio e África nos próximos dois anos.

Uma porta-voz da companhia disse que parte das demissões estava relacionada ao programa de corte de vagas da HP, enquanto o restante era reflexo da deterioração na demanda por eletrônicos.

Ela se recusou a dizer o quão grande era a fatia de cortes relacionados ao programa global de contenção de custos da companhia, lançado em 19 de maio.

A HP planeja demitir aproximadamente 6.400 funcionários globalmente, conforme os consumidores e as empresas reduzem os gastos com computadores, impressoras e serviços.

A companhia, que compete com rivais como Dell e Acer no abatido mercado global de computadores, previu em 19 de maio que a receita desse ano fiscal cairá de 4% a 5%.

A companhia entregou uma proposta de plano de reestruturação na região ao European Works Council.

A HP acrescentou que planeja mover a produção da unidade Enterprise, Storage and Servers (ESS) da Alemanha e Escócia para uma companhia parceira na República Tcheca em 2010.

No final de abril, a HP tinha cerca de 80 mil empregados na Europa, Oriente Médio e África.

Fonte: http://info.abril.com.br

Brasil tem dois mil ´telecentros´ offline

quarta-feira, 27 de maio de 2009 · 0 comentários

Estudante usa telecentro em Brasília: projeto tenta levar banda larga a

Um programa do Ministério do Planejamento para a inclusão digital lista ao menos dois mil locais de acesso público a computadores que não possuem conexão à web.

Os números fazem parte de um mapa do acesso à internet no Brasil que a pasta usa para orientar ações de inclusão digital. De acordo com Cristina Mori, coordenadora do programa de inclusão do Ministério, uma iniciativa que inclui as pastas das Comunicações, Ciências e Planejamento tentará levar conexão a estes locais offline.

“Em nosso cadastro, conseguimos mapear ao menos dois mil centros de acesso público a computadores que não possuem conexão à web. A ideia do Ministério é conseguir levar conexão a estas localidades, bem como monitores preparados para atuar no processo de inclusão dgitial”, diz Cristina.

A coordenadora avalia que, na verdade, o número de “telecentros offline” pelo Brasil possa ser bem maior que os dois mil mapeados pelo Ministério. “Este foi o número que nós conseguimos cadastrar, mas é possível que existam muitos outros pontos nestas condições”, diz a funcionária do governo.

Só em 2009, uma ação coordenada entre três ministérios pretende aplicar R$ 96 milhões na implantação de até três mil novos telecentros e reforma de outros cinco mil pontos. O programa receberá mais recursos em 2010 para atingir suas metas.

O Ministério explica que os pontos offline não são necessariamente espaços construídos pelo poder público, mas por ONGs e associações de classe em todo o país.

“Se estes locais comprovarem que têm condições de tornar seus espaços abertos a qualquer cidadão e cuidar da segurança e manutenção dos equipamentos, eles têm condições de receber apóio público, como conexão banda larga oferecida pela pasta das Comunicações e mão de obra de monitores bolsistas do ministério da Ciência”, diz Cristina.

Telecentros interessados em obter apoio público devem procurar a pasta do Planejamento e enviar um projeto para o Ministério.

Fonte: http://info.abril.com.br



Antes sem comida do que sem Wi-Fi

· 0 comentários

O que é mais importante num aeroporto: a comida ou a conexão sem fio? Para a maior parte dos passageiros, a resposta é o Wi-Fi, segundo uma pesquisa feita em conjunto pela HP e pela American Airlines.

O estudo ouviu 1582 passageiros que voaram mais de 20 vezes no último ano, em pelo menos três companhias aéreas - ou seja, os chamados frequent flyers -, com entrevistas feitas entre os dias 16 e 26 de fevereiro. Entre os pesquisados, mais de 90% viajam com notebook e telefone celular.

Para 47% deles, o Wi-Fi é o recurso mais importante num aeroporto. Apenas 30% deram como primeira opção a comida. No outro extremo, 67,7% dos entrevistados apontaram como a pior dor de cabeça do aeroporto a questão da bateria. O problema se concentra em duas questões: a bateria que acaba (41,4%) e ausência de tomadas para carregá-las (26,3%). Para 24% dos viajantes, uma tomada é o recurso de tecnologia mais bem-vindo dentro do avião.

Fonte: http://info.abril.com.br

Sucessor do Xeon 7400 está a caminho

· 0 comentários

A Intel começará a produzir no segundo semestre uma nova e mais poderosa versão do chip Xeon para servidores, informou o porta-voz da companhia nesta terça-feira (26/05).

O novo multiprocessador, cujo codinome é Nehalem EX, começará a ser vendido no primeiro trimestre de 2010. Os preços do chip que sucederá o Xeon 7400 ainda não foram divulgados.

O Nehalem EX terá oito núcleos dentro de um único chip e cada núcleo será capaz de lidar com duas threads.

Além disso, os servidores poderão utilizar o poderoso novo chip em até oito soquetes.

Obama divulga na sexta relatório sobre segurança cibernética nos EUA

· 0 comentários

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, tornará público nesta sexta-feira o esperado relatório sobre a segurança cibernética, que servirá de base para a luta do Governo contra os crimes de informática e o roubo de informação confidencial.

Em entrevista coletiva, o porta-voz da Casa Branca, Robert Gibbs, afirmou que o "Governo reconhece as ameaças muito graves que os ataques e crimes cibernéticos representam contra as redes dos setores públicos e privados".

Em fevereiro, Obama determinou a revisão das medidas de segurança informática no Governo, para proteger dados como as declarações de impostos, os pedidos de passaporte ou relatórios sigilosos.

Apesar de o levantamento ter sido concluído em abril, os resultados só foram divulgados agora.

A imprensa americana publicou que, ao mesmo tempo em que divulgará o relatório, Obama anunciará a nomeação de um responsável pela segurança cibernética na Casa Branca, que possivelmente seria membro do Conselho de Segurança Nacional e dependeria do assessor de segurança nacional do presidente.

O documento não aborda nem resolve o problema político causado com o novo cargo e as implicações que isso terá para a questionada Agência de Segurança Nacional (NSA, em inglês), até agora responsável pela vigilância e interceptação das comunicações eletrônicas e a proteção das redes privadas.

Fonte: www.terra.com.br

Microsoft bloqueia Messenger em Cuba e países com embargo dos EUA

· 0 comentários

A Microsoft bloqueou o serviço de mensagem instantânea MSN Messenger em Cuba e em outros países que sofrem embargo dos Estados Unidos, alegando que precisa se submeter à legislação americana, segundo informou hoje a empresa.

O bloqueio do Messenger afeta países como Cuba, Irã, Coreia do Norte, Síria e Sudão, com os quais os EUA mantêm restrição comercial.

Em comunicado divulgado nesta terça-feira, a Microsoft ressaltou que, da mesma forma que outras companhias, "está limitada quanto aos produtos e serviços que pode oferecer a aquelas pessoas de países submetidos a embargo, em cumprimento da legislação do Governo dos EUA".

"A Microsoft é uma entre várias grandes empresas da internet que adotaram medidas para cumprir a obrigação de não fazer negócios com mercados na lista de sanções dos EUA", acrescenta a nota.

A empresa "cortou o Windows Live Messenger IM para os usuários de países embargados pelos EUA e não oferecerá mais serviço no país", informou hoje o serviço técnico do Windows Live às pessoas que hoje tentavam conectar o Messenger nessas nações.

Procurado pela Agência Efe, um porta-voz da Microsoft destacou que o bloqueio não afeta o serviço de e-mail gratuito Hotmail, que segue disponível em Cuba e nos demais países embargados pelos EUA.

"A diferença reside nas ferramentas que podem ser baixadas frente aos serviços online", explicou.

O MSN Messenger é baixado de um aplicativo no computador do usuário, enquanto o Hotmail está baseado completamente na rede.


Fonte: www.terra.com.br


Notebook da Apple pega fogo enquanto usuário dorme

terça-feira, 26 de maio de 2009 · 0 comentários

O usuário Mac Ken Brinkman não teve uma noite muito tranqüila na semana passada. Durante a madrugada de quarta-feira, ele acordou com um cheiro de plástico queimado pela casa. Levantou correndo e, quando entrou no escritório, encontrou o seu MacBook Pro ardendo em chamas. O blog TUAW contou a história: "Ken nos escreveu esta manhã, compreensivelmente histérico".

Leitor do blog, Ken descreveu o seu caso depois, quando estava mais calmo: "eu estava fazendo um backup inicial pela rede em meu Time Capsule. Eu precisava copiar mais de 100 GB de dados e, como está no manual que 'pode ser necessário plugar seu computador na força e deixá-lo trabalhando toda a noite para completar o primeiro backup', foi o que eu fiz".

"Eu acordei uma hora e meia depois com ele (o MacBook) queimando", continuou Ken. "Havia fumaça vindo do teclado, pelas laterais e pelas portas do lado esquerdo. O MagSafe, no entanto, estava completamente carbonizado (...), chamas verdes vinham dele", descreveu.

Ken garante que é perfeccionista e sempre procede com segurança com seus equipamentos Apple. Aparentemente o MagSafe pode não ser tão seguro quanto conta a Apple.

No começo deste mês, um grupo de advogados deu entrada em um processo contra a empresa na corte de San Jose. O grupo acusa a Apple de ser negligente no design do adaptador de força, que seria propenso a desfiar e superaquecer, representando perigo de incêndio.

O site Ars Technica comentou que a Apple já está ciente do problema e que qualquer cliente que tenha seu adaptador de força danificado pode procurar uma assistência técnica para trocar a peça sem nenhum custo

Fonte: www.terra.com.br


Microsoft fará campanha contra Google

· 0 comentários

Steve Ballmer, CEO da Microsoft: Google é o novo alvo da publicidade feroz da MS

Não é só a Apple que está na mira da Microsoft quando o assunto são campanhas publicitárias agressivas. Segundo o AdAge, a empresa de Ballmer irá gastar entre US$ 80 milhões a US$ 100 milhões para promover o próprio site de buscas.

No artigo, o serviço de pesquisa online da gigante de software é tratado como Bing – o que pode ser o novo nome do Kumo.

A campanha seria feita pela agência JWT, uma das maiores dos Estados Unidos, sediada em Nova Iorque. Os anúncios, que devem incluir publicidade online, comerciais televisionados e rádios, focarão na suposta incapacidade dos serviços de buscas atuais em informar exatamente o que se procura na internet.

Por uma questão óbvia de mercado, o principal rival será o Google, mas também deve citar o Yahoo!, o segundo maior site de buscas em audiência nos Estados Unidos.

A principal brecha a ser explorada deve ser a falta de refinamento nas buscas, uma das queixas dos usuários dos serviços do gênero. E se depender do sucesso da Microsoft em batalhas de marketing, o Google e o Yahoo! devem começar a se preocupar.

A campanha “Laptop Hunters” veiculada desde março, segundo medições da BrandIndex e que também foram publicadas no AdAge, fez com que a marca dos PCs fosse valorizada na percepção dos consumidores, enquanto a marca da maçã caiu consideravelmente.

Nos comerciais, a MS retratava os aparelhos da Apple como artigos infantis, de muito design e limitadas funcionalidades.

Fonte: http://info.abril.com.br

Estrela australiana do YouTube é fraude

· 0 comentários

Interface do Youtube: jovem admitiu ter inventado história de tiroteio.

O relato de uma mulher australiana sobre um tiroteio noturno em Sidney fez dela uma sensação na internet e inspirou camisetas, canecas de café e um remix dançante usando sua imagem, mas há um pequeno problema: ela inventou tudo.

O dramático relato oferecido por Clare Werbeloff sobre um tiroteio, que incluía imitação de ruído de armas e dos homens envolvidos, fez dela uma estrela instantânea no YouTube, atraindo cerca de 500 mil visitantes.

Werbeloff, de 19 anos, recebeu convites para participar de diversos programas de TV e até mesmo para posar em biquíni para fotos.

Mas a mídia australiana passou vergonha quando a primeira tarefa de Adam Abrams, que acaba de ser contratado por Werbeloff como seu agente, foi a de admitir que sua cliente não havia realmente testemunhado o tiroteio, e informar à polícia que ela havia inventado a história de improviso ao ser entrevistada por uma emissora de TV.

Abrams informou à mídia australiana que Werbeloff preferia não revelar seus motivos para inventar a história, mas negou que o vídeo representasse uma forma de obter publicidade. Werbeloff teve de se esconder dos jornalistas que estavam à sua espera diante de sua casa.

Justin Kallu, de 27 anos, a vítima do ataque a tiros, está cuidando do joelho ferido e não gostou da brincadeira.

"Estou um tanto irritado por ter sido atacado a tiros e quase perdido minha vida, então surge essa garota no noticiário, ganhando toda essa popularidade simplesmente por não ter cérebro", afirmou Kallu em resposta por e-mail a jornais.

Blogs e Twitter festejam dia do orgulho nerd

· 0 comentários

Estrelas do seriado da CBS Bing Bang Theory: elogio ao nerd

Fãs de Star Wars, animes e dependentes de internet festejam sem sair da frente do PC a quarta edição do dia do orgulho nerd em todo o mundo.

Uma criação de geeks espanhóis em 2006, o dia do orgulho nerd espalhou-se pelo mundo e, neste 25 de maio, a internet está infestada de manifestações de apreço e auto afirmação dos geeks.

O local de encontro dos geeks, aliás, não poderia ser outro se não a web. Afinal, reuniões públicas e encontros de integração não são o ponto alto do comportamento nerd.

Nesse sentido, a comunidade geek incluiu no manifesto dos direitos do nerd o “direito de não sair de casa”, conforme registra verbete na Wikipedia com todos os direitos e deveres dos aficionados por tecnologia. Entre os direitos desta categoria estão ainda “não ter um par romântico e ser virgem” e “não gostar de futebol ou qualquer outro esporte”.

Já entre os deveres dos geeks está a obrigação de manifestar sua opinião sempre que um assunto nerd surgir em meio a um grupo. Todo nerd, diz a declaração, deve ser um especialista em algum assunto geek. Um nerd genérico está em desacordo com a relação de deveres de um geek.

Apesar do próprio manifesto nerd reunir alguns comentários ácidos contra os geeks, o grupo desfruta de um crescente prestígio na sociedade, como pode ser observado em seriados como “Betty, a Feia”, "The Big Bang Theory" e "Myth Busters" em que protagonistas tímidos e aficionados por números ou ciências conquistam a simpatia do público.

A escolha do dia 25 de maio para festejar o dia do orgulho geek é uma referência a primeira exibição de Star Wars nos Estados Unidos, em 1977.

Fonte: http://info.abril.com.br

Nerds são melhores na cama, diz estudo

segunda-feira, 25 de maio de 2009 · 0 comentários

Um estudo realizado na Inglaterra mostra que os profissionais da área de TI são os mais preocupados com o parceiro na hora do sexo.

A pesquisa, realizada pelo site PS3PriceCompare, perguntou a 2084 homens e mulheres segmentados em sua profissões algumas questões relacionadas a sua rotina sexual. Quando perguntados se consideravam as necessidades do seu parceiro acima das suas, 82% dos “IT workers” responderam que sim, contra 74% dos segundos colocados, os trabalhadores de escritórios, e 41% que trabalham com esporte e fitness – últimos colocados.

Quando perguntado "Você utiliza regularmente brinquedos sexuais com seu parceiro?", os campeões foram novamente a turma dos analistas, desenvolvedores, webdesigners etc. Oito em cada dez trabalhadores do setor tecnológico disseram que os “gadgets” para fins sexuais têm papel importante nas suas relações. Os esportistas novamente foram os menos adeptos e esse tipo de criatividade – apenas três em dez utilizam algum tipo de artifício.

Se na qualidade do relacionamento, os nerds dão um banho em outros profissionais, a quantidade já não é tão espetacular. Apenas 38% dos trabalhadores de TI disseram ter relações sexuais três ou mais vezes por semana. Essa frequência foi dita por mais da metade dos trabalhadores de escritório e e por 47% dos profissionais do esporte. Empresários ficaram na lanterna – apenas 21% diz fazer sexo três ou mais vezes por semana.

Universidade dá iPhone de graça para alunos

· 0 comentários


A universidade japonesa Aoyama Gakuin está distribuindo iPhones de graça para os seus alunos.

O objetivo da instituição de ensino é eliminar os métodos tradicionais de controle de presença dos estudantes, como chamada oral e listas. A única obrigação dos alunos é deixar o sistema de GPS do aparelho ligado.

A faculdade iniciou a distribuição demais de 550 iPhones 3G para seus pupilos na última sexta-feira. O GPS dos aparelhos irá declarar se os estudantes estiveram ou não nas aulas. De acordo com o periódico japonês The Mainichi Daily News, também será possível fazer pequenos testes, responder a enquetes da escola, além de ter acesso a trabalhos e vídeos complementares por meio do telefone da Apple.

A faculdade irá custear as tarifas básicas da operadora para que o telefone funcione. Para isso, foi selada uma parceria entre a Aoyama Gakuin e a Softbank Mobile.

iPhone nas Universidades

Não são raros os casos de universidades que já incluem o iPhone em sua lista de materiais didáticos. No início do mês de maio, a Universidade do Missouri, nos Estados Unidos, causou polêmica ao exigir que seus alunos do curso de jornalismo comprassem o iPhone.

De acordo com a universidade, o objetivo era garantir que os alunos pudessem armazenar palestras disponibilizadas em uma seção especial da iTunes Store para estudar nas horas vagas. Não houve muito problema já que 95% dos estudantes possuíam computadores Mac e o dinheiro gasto com a compra do iPhone seria revertido em descontos na mensalidade.

Fonte: http://info.abril.com.br

Receita Federal terá novo serviço via web

· 0 comentários

A Receita Federal está criando mais uma ferramenta online para facilitar a comunicação com os contribuintes brasileiros.

Está em fase final de construção um serviço que permite aos usuários que tenham pendências com o fisco fazer o agendamento eletrônico para regularizar a situação. Os internautas poderão escolher hora, data e local do atendimento para quitar sua dívida e sair da malha fina. É uma grande evolução em relação ao sistema atual, no qual o contribuinte precisa esperar que a própria Receita faça a notificação.

De acordo com a Agência Brasil, a nova ferramenta será semelhante à oferecida no site da Previdência Social, no qual é possível agendar o atendimento e escolher qual serviço o aposentado deseja utilizar.

Para saber se há algum problema com o seu nome, o usuário precisa de uma senha para acessar as informações que estão na base de dados da Receita Federal. A senha é obtida a partir da informação do CPF, da data de nascimento e do número do recibo da declaração do Imposto de Renda. No caso de empresas, é utilizado certificado digital.

A nova ferramenta vem para complementar um serviço existente desde o mês de março, que permite à pessoa física e à jurídica pesquisarem sobre a situação fiscal ou eventuais pendências com o Fisco, além de oferecer um tutorial para regularizar a situação.

Fonte: http://info.abril.com.br

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores