Dicas

sexta-feira, 31 de outubro de 2008 · 0 comentários

Referência rápida para gerenciamento de pacotes Linux
O gerenciamento de pacotes é provavelmente a característica que mais diferencia as distribuições Linux. Embora a tendência em boa parte dos grandes projetos seja oferecer uma interface gráfica na qual os usuários possam selecionar um pacote e instalá-lo com um clique do mouse (como no Synaptic do Debian ou no Drakrpm do Mandriva), esses programas costumam ser apenas interfaces gráficas para os utilitários de baixo nível que gerenciam as tarefas associadas à instalação de pacotes nos sistemas Linux. Ainda que muitos usuários do Linux sintam-se bem mais à vontade instalando pacotes com essas ferramentas gráficas intuitivas, não dá para negar que o gerenciamento de pacotes pela linha de comando oferece dois excelentes recursos que não estão disponíveis em nenhum utilitário gráfico para gerenciamento de pacotes: poder e velocidade.

Trojan contamina usuários do Facebook

· 0 comentários

Na última terça-feira, 29, pesquisadores da Fortinet perceberam que um programa similar ao worm Koobface começou a usar o google Reader e o Picasa para se espalhar pela Rede social Facebook. No ataque, criminosos hospedam Imagens que se parecem com vídeos do YouTube para tentar enganar as vítimas e fazê-las baixar cavalos-de-tróia.

Este software malicioso surgiu no Facebook em julho e está de volta, desta vez usando os sites do Google para burlar filtros de segurança. Logo que o Koobface começou a se espalhar, a equipe de segurança do Facebook bloqueou os sites que hospedavam o malware. Contudo, parece que os criminosos mudaram de tática, segundo o pesquisador sênior da Fortinet, Guillaume Lovet. As vítimas, então, são instruídas a baixar um codec de descompressão para visualizar o vídeo – mas, na verdade, este é um trojan.

Segundo o porta-voz do Facebook, Barry Schnitt, a rede social e o Google estão trabalhando para eliminar o problema.

Os novos desafios da versão 3.0 do OpenOffice.org

quinta-feira, 30 de outubro de 2008 · 0 comentários

A versão 3.0 do OpenOffice.org, a popular suíte de escritório em código livre, foi lançada há alguns dias, ganhando bastante destaque na imprensa e gerando tráfego suficiente para derrubar os servidores do projeto. Ainda que esta versão não seja um grande salto em termos de novos recursos, ela oferece algumas melhorias consideráveis. Talvez a mais interessante delas seja um maior foco nas extensões que, como no Firefox, não exigem modificações no núcleo do código do OOo. Isso pode ajudar a combater as alegações de que os procedimentos burocráticos da Sun para a inclusão de novos recursos estariam atrasando o desenvolvimento do OOo.A versão 3.0 do OpenOffice.org, a popular suíte de escritório em código livre, foi lançada há alguns dias, ganhando bastante destaque na imprensa e gerando tráfego suficiente para derrubar os servidores do projeto. Ainda que esta versão não seja um grande salto em termos de novos recursos, ela oferece algumas melhorias consideráveis. Talvez a mais interessante delas seja um maior foco nas extensões que, como no Firefox, não exigem modificações no núcleo do código do OOo. Isso pode ajudar a combater as alegações de que os procedimentos burocráticos da Sun para a inclusão de novos recursos estariam atrasando o desenvolvimento do OOo.

Windows 7: mais fácil de usar

quarta-feira, 29 de outubro de 2008 · 0 comentários

Foi apresentado oficialmente nesta terça-feira, 28, o Windows 7, que deve ser lançado em versão de teste no começo de 2009, com recursos que incluem tecnologia de tela sensível a toque e capacidade de personalização do sistema com mais facilidade.

Segundo a Microsoft, esta que é a próxima versão do sistema operacional Windows será mais rápida e fácil de usar e evitará os tropeços que marcaram a chegada do Windows Vista.

O Windows Vista recebeu críticas tão pesadas contra sua baixa compatibilidade com aparelhos mais antigos e lenta velocidade de inicialização que terminou por se tornar alvo de uma campanha de marketing muito efetiva veiculada pela rival Apple.

Além disso, a utilidade do sistema operacional tradicional Windows para computadores pessoais, o produto mais lucrativo da maior produtora mundial de software, vem sendo contestada, à medida que mais e mais aplicativos passam a estar disponíveis na Internet, o que destaca o papel central dos navegadores de Internet em um mundo no qual a web ocupa posição central.

Julie Larson-Green, vice-presidente da Microsoft encarregada de supervisionar o desenvolvimento do Windows 7, afirmou que "ter a melhor solução técnica é ótimo. Mas, como no caso do vídeo Beta e do VHS, a melhor solução técnica nem sempre importa", disse ela, se referindo à batalha pela dominância do mercado de vídeo travada pelos formatos Beta e VHS nos anos de 1970 e 80.

Novos recursos

A Microsoft planeja introduzir mais recursos que facilitem o uso do sistema operacional, como uma nova barra de tarefas que oferece uma visão prévia de todas as janelas abertas de um programa quando o usuário passa com o cursor por sobre seu ícone.

Outro novo recurso são as "Jump Lists", que oferecem listas atualizadas de documentos que o usuário usou recentemente ou sites de web que costuma visitar sem que ele precise abrir antes o Word ou um navegador de Internet.

Criminosos usam informações da web para ameaçar internautas

terça-feira, 28 de outubro de 2008 · 0 comentários

Golpistas coletam dados em diferentes sites ou com a invasão do PC.
Grupo de empresários chegou a sofrer ameaça de seqüestro via e-mail.


Atentos às informações pessoais disponíveis na internet, criminosos passaram a usar esses dados para ameaçar internautas। Ao conseguir obter informações sobre rotina, família e amigos, os golpistas podem constranger e também aterrorizar seu alvo. As informações usadas como ferramenta para esse tipo de golpe podem ser obtidas em redes sociais, em outros tipos de sites ou até mesmo após a invasão do computador da vítima.

Uma delegacia em Curitiba é especializada em crimes cometidos pela internet। As investigações são lentas e difíceis, porque do outro lado da rede existe alguém que sabe como se esconder e despistar. “Você não tem como saber se ele pretende simplesmente aterrorizar, causar constrangimento ou se ele quer agredir, quer se aproximar e tentar uma violência ou até matar a vítima”, afirma o delegado Demétrius Oliveira.

Vítima desse golpe, um homem que usa a internet como ferramenta de trabalho diz que nunca freqüentou páginas de relacionamento ou salas de bate-papo. Mesmo assim, passou a receber mensagens de alguém que parecia conhecer cada passo que ele dava. "Comecei a receber alguns e-mails, dizendo: 'Ó, esteve em São Paulo, como foi lá?'", lembra. Logo vieram as ameaças. “O problema é que começou a envolver família, com ameaças de que algo aconteceria ao meu filho no dia seguinte”, conta.

Em uma mensagem enviada a um grupo de empresários, uma quadrilha prometeu seqüestrar um deles. Dizia estar perseguindo o grupo e conhecer a rotina de cada um. Depois os criminosos exigiram dinheiro para não cumprir as ameaças.

Em outro caso, o computador de uma mulher foi invadido. Informações pessoais se tornaram uma arma contra ela e as amigas. “Ameaça de morte, de estupro, de violência, diziam que iam me violentar, ameaça de assalto”, diz. “Temos uma grande suspeita, mas não temos como provar. Espero que provem, que eles paguem pelo que estão fazendo e espero ter minha vida de volta”, continua.

O delegado dá dicas para que os internautas não sejam vítimas desse tipo de golpes. “O ideal é que evidentemente se evite passar muitas informações pessoais, fornecendo endereços e aspectos íntimos e de familiares que possam subsidiar um criminoso na coleta de informações.”

Notebook ecologicamente correto chega ao Brasil

· 0 comentários

Na hora dos produtos ‘verdes’, ou seja, aqueles que pregam ser ecologicamente corretos, a empresa de informática Asus anunciou para o fim deste mês no Brasil, o lançamento da linha de notebooks com revestimento de bambu.

Lançado no final de agosto em Taiwan, o equipamento chega ao Brasil em duas versões: um com tela 12,1 polegadas com peso de 1,57 kg, e outro com tela de 11,1 polegadas, que pesa 1,25 kg. As duas versões contam com processador Intel Core 2 Duo.

A Asus afirma também que a bateria dos notebooks da linha de bambu possui tecnologia "Super Hybrid Engine", que melhora desempenho do sistema em até 23% e tem vida útil entre 35% e 70% superior às baterias convencionais.

A Asus afirma que por se tratar de uma peça de arte original, cada notebook será peça única, que pode até contar com cores diferentes em cada unidade.

As máquinas deverão chegar ao varejo brasileiro entre o fim deste ano e o início de 2009, mas, por conta da instabilidade da cotação do dólar, a fabricante ainda não definiu os preços.

Saiba como escolher programas para proteger seu PC

segunda-feira, 27 de outubro de 2008 · 0 comentários

Independentemente do software que você escolher, lembre-se que ele não fará tudo sozinho. Assim, o programa de segurança mais adequado é aquele que você conhece melhor – não apenas em suas configurações, mas em seus pontos fortes e fracos, porque não existe uma solução sem falhas. Ao ter conhecimento das limitações do produto, você sabe quando precisa de um cuidado extra.

Considere ainda que cada programa tem um peso na memória e no processador do computador e que instalar e usar vários programas ao mesmo tempo – especialmente dois do mesmo tipo – poderá diminuir sua segurança, pois softwares de proteção também possuem vulnerabilidades que podem ser aproveitadas por indivíduos e códigos maliciosos. Em julho, a empresa alemã n.runs AG divulgou que, em alguns meses, 800 falhas – 35% delas graves – foram encontradas em softwares antivírus.

Ainda assim, softwares de segurança são importantes ferramentas para ajudar no processo da segurança. Escolher uma ferramenta de qualidade, adequada para suas necessidades, é importante. Nesta primeira coluna, dividida em duas partes, dou algumas dicas para ajudar você a fazer as escolhas certas, começando pela camada “antimalware”.

  • Antimalware

Primeiro havia o antivírus, depois o antitrojan e, mais tarde, o anti-spyware – todos com funcionamento semelhante। O resultado foi previsível: suítes completas “antimalware” foram criadas, forçando os desenvolvedores mais tradicionais a fazerem o mesmo. A maioria dos softwares “antivírus” é capaz de identificar trojans, spywares e vírus, é claro.

Programas de segurança
Gratuitos
- Avira Personal Edition
- AVG Free Edition
- Alwil avast! Freeware
Gratuitos por período limitado
- Norton Antivirus
- Kaspersky Antivirus
- F-Secure Antivirus
- G-DATA AVK
- OneCare (Microsoft)
Na web
- VirusTotal.com

Caso o antivírus que de sua escolha não detecte todo tipo de código malicioso, procure outro software ou uma solução anti-spyware dedicada para trabalhar junto com ele. Se o software já incluir uma proteção, não instale outros aplicativos desnecessários, ou pelo menos deixe os “scanners de tempo real” desativados.

A grande maioria dos usuários de Windows precisa de um programa antivírus para servir de auxílio na identificação de pragas digitais. O software não substitui, porém, os cuidados ao abrir arquivos de fontes inseguras e durante a navegação na internet. Se você nunca abrir um vírus, nunca vai precisar de antivírus. Não abuse da sorte: dependa no antivírus apenas quando necessário.

É importante que você considere a taxa de falsos positivos, que é a freqüência com que o antivírus detecta softwares legítimos como maliciosos, ou seja, são “alarmes falsos”. Um usuário experiente pode identificar um falso positivo facilmente, mas os mais leigos devem preferir uma solução com menos erros.

Co-fundador do Google recebe prêmio e se diz 'surpreso' com sucesso

· 0 comentários

"Há muitas pessoas que me dizem que utilizam habitualmente o Google" e que o site "as ajuda e, embora esteja me acostumando a esses tipos de comentários, eles ainda me surpreendem", declarou Larry Page, co-fundador do Google em entrevista nesta sexta (24), na Espanha.

Page, que receberá hoje em Oviedo o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades, revelou que, quando criou o site de buscas junto a seu companheiro Sergey Brin, não imaginava a transcendência que ele alcançaria e afirmou que sente "certa responsabilidade" perante o avanço ininterrupto do Google.

Nascido em 1973 em East Lansing, em Michigan (Estados Unidos), o co-fundador do Google disse que o site de buscas facilitou o acesso à informação de alta qualidade.

Ele ressaltou que o trabalho do Google se baseia em "tratar de fazer com que os computadores sejam inteligentes" e acrescentou que o site pode saber "mais que qualquer pessoa no mundo tudo, mas não necessariamente entende" as informações, portanto seu principal objetivo "é dotar os computadores dessa inteligência"

  • Informação em massa

Page lembrou que o Google "cresceu tão rápido quanto a rede em geral" e disse que o sucesso do site de buscas se deve também às melhoras introduzidas nos computadores quanto à sua capacidade e na quantidade de informação que se pode processar.

"Como empresa, nossa filosofia é fazer com que as ferramentas estejam disponíveis", disse Page, que acrescentou que graças à publicidade, os serviços podem ser oferecidos gratuitamente e gerar lucros à empresa.

Page receberá esta tarde o Prêmio Príncipe de Astúrias de Comunicação e Humanidades das mãos do Príncipe Felipe de Borbón, herdeiro da Coroa espanhola, junto ao vice-presidente da Google, INC., Nikesh Arora.

O Google, site de buscas mais utilizado do mundo, foi reconhecido em junho por ter impulsionado, uma década após sua criação, uma "gigantesca" revolução cultural que propiciou "o acesso generalizado ao conhecimento".

Vem aí o telefone para MSN

domingo, 26 de outubro de 2008 · 0 comentários

Boa notícia para os fãs do MSN Messenger, um dos softwares de mensagens instantâneas mais utilizados no mundo e o favorito no Brasil. A versão online do jornal El País divulgou a informação sobre uma parceria entre a Microsoft e a Telefônica para o lançamento de um novo serviço de VoIP pelo Windows Live Messenger.

Chamado de "Voype", o serviço concorrerá com o Skype e permitirá ao usuário manter conversas de voz e videoconferências com tarifas baixas por meio do MSN.

Segundo divulgado, as tarifas serão gratuitas entre usuários do serviço,e podem chegar a até US$ 0,014 por minuto para outras chamadas nos EUA.Assim, ovalor cobrado ficará abaixo das oferecidas pelo Skype, que cobra US$ 0,021 por minuto.

De acordo com o site, o serviço será introduzido no Brasil, no Chile, na Colômbia, no Peru, nos EUA, na Argentina e na Venezuela.

Mac: Malware disfarçado de antivírus

· 0 comentários

A empresa de segurança Intego divulgou um alerta sobre a aplicação MacGuard, que está sendo vendida como um antivírus

para computadores Mac. Na verdade, trata-se de um malware disfarçado.

De acordo com a Intego, o MacGuard é clone de um falso aplicativo de segurança para Windows conhecido como WiniGuard. Esse programa engana os internautas ao mostrar supostos alertas de spyware, de modo a convencer o usuário a comprar o produto.

Especialistas da empresa acreditam que tanto o site como a aplicação estão sendo utilizados para roubar números de cartões de crédito.

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores