Jobs está pronto parar voltar à Apple após licença, diz jornal

sábado, 6 de junho de 2009 · 0 comentários

O presidente-executivo da Apple, Steve Jobs, está prestes a retornar de sua licença médica conforme planejado, publicou o Wall Street Journal, citando uma pessoa que esteve com Jobs recentemente.

A notícia de que Jobs voltará até o final do mês surge antes da Worldwide Developer Conference, da Apple, em San Francisco, na próxima segunda-feira, evento em que Jobs lançou no ano passado o iPhone 3G. Mas desta vez ele não deve comparecer.

Quando anunciou o seu afastamento em janeiro, Jobs, 54, afirmou que sua licença médica era válida até o final de junho, estabelecendo seu retorno para julho. Representantes da companhia disseram repetidamente que ele permaneceu envolvido em decisões estratégicas e que retornará conforme planejado.

O porta-voz da Apple não retornou as ligações para comentar o assunto.

Alguns analistas e investidores temiam que o presidente-executivo da companhia, sobrevivente de um câncer pancreático, pudesse não retornar caso seu quadro clínico não melhorasse.

Ele foi tratado de um raro tipo de câncer em 2004. Após aparecer magro em um evento da Apple em junho do ano passado e em janeiro deste ano, ele anunciou que tiraria licença médica em razão dos problemas de saúde serem "mais complexos" do que originalmente pensava.

A recuperação do executivo "está acontecendo continuamente", publicou o jornal.

A notícia afirma ainda que duas pessoas que fazem negócios com a Apple foram avisada por gerentes que a empresa está tentando coordenar o retorno de Jobs com o lançamento de um produto ou evento público.

Fonte: www.terra.com.br

Software na web dá menos lucro, diz Ozzie

· 0 comentários

Ray Ozzie, chefe de software da Microsoft prevê modelo de negócios menos lucrativo com computação em nuvem

PALO ALTO - O executivo da Microsoft Ray Ozzie disse que fornecer aplicativos pela web vai dar menos lucro que vender licenças.

"As margens sobre serviços não são iguais às margens sobre aplicativos, então (cloud computing) irá aumentar nosso lucro e nossa receita, mas não terá o mesmo efeito na margem", afirmou Ozzie durante um evento de tecnologia em Palo Alto, no Vale do Silício.

Ozzie é o encarregado pela estratégia técnica de longo prazo da Microsoft desde que o co-fundador da companhia Bill Gates anunciou sua retirada do dia-a-dia da empresa há três anos.

Até agora, a Microsoft tem tomado apenas alguns passos experimentais na área de "cloud computing", mas a companhia vem investindo em centros de dados para abrigar informações de clientes e, no final do ano, deve revelar sua nova plataforma Azure.

Fonte: http://info.abril.com.br

AMD supera Intel em debate

· 0 comentários

Em um debate realizado no dia 04 de junho de 2009 pelos estudantes do curso Sistemas de Informação da Universidade Federal do Ceará - campus Quixadá, a Empresa fabricante de processadores, a AMD venceu a sua principal concorrente, a Intel em termos de Tecnologia.
Um dos pontos fortes que os alunos que defendia a AMD usaram foi a vulnerabilidade nos processadores Intel, em outras palavras, os Processadores Intel não tem tanta segurança como dizem por ai.
Alem dos processadores AMD tem Melhores desempenho na Imagem Gráfica como jogos e edição de Vídeo, os processadores AMD é muito bem utilizados pelos usuários Linux, pois reconhece seus drives facilmente.
apesar da vitoria ser apenas em um debate, isso mostra o quando a AMD esta se desenvolvendo, assim sendo melhor para os usuários de Pcs, pois os processadores da AMD são muitos mais baratos do que os da sua concorrente.
Sera que a hegemonia da Intel no mercado de processadores esta esta chegando ao fim?

Não baixe Chrome para Mac, diz Google

· 0 comentários

O Google liberou versões para Linux e Mac OS do seu navegador de código abero Chrome.

Apesar de estarem disponíveis para qualquer usuário baixar, as versões para Linux e Mac ainda são muito instáveis e cada uma contém cerca de 400 bugs, disse o grupo de desenvolvimento do browser. Em post no fórum Chromium, a gerente Karen Grunberg pede que nenhum usuário final baixe as versões, sob o risco de desapontar-se com a qualidade ainda precária do código.


Segundo Karen, as versões Linux e Mac foram ao ar apenas para facilitar sua circulação entre desenvolvedores e fomentar comentários e sugestões dentro da comunidade.

No Mac, por exemplo, o Chrome não consegue abrir vídeos do YouTube ou mostrar animações em Flash dentro de sites em HTML.

Embora o Google não defina uma data para liberar seu navegador para a plataforma Mac OS, a expectativa da companhia é liberar o primeiro beta ainda este mês, após superar algumas dificuldades como permitir gravar bookmarks ou rodar conteúdo em Flash.

No fórum Cromium, os desenvolvedores que testaram o Chrome em máquinas Apple explicam que o browser reproduz a boa velocidade no carregamento de páginas que registra no Windows, mas ainda apresenta instabilidades.

Estrear uma versão para Mac faz parte da estratégica do Google para tentar popularizar seu navegador, que de acordo com a Net Applications anotou 1,8% de participação no mercado de browsers em maio deste ano.

Fonte: http://info.abril.com.br

Petrobras cria blog para rebater imprensa

· 0 comentários

Plataforma da Petrobras na costa do Rio: companhia usa blog para defender seu ponto de vista

Alvo de uma CPI no Congresso, a Petrobras criou um blog para expor seu ponto de vista e rebater matérias publicadas na imprensa.

Desenvolvido sob a plataforma de código aberto WordPress, o blog Fatos e Dados da Petrobras publica na íntegra perguntas que jornalistas enviam à companhia e as respostas que a empresa dá.

Depois, o blog publica também a matéria veiculada na mídia, o que permite comparar se há diferenças entre o que a companhia respondeu e o que o veículo publicou.

No blog, no ar desde o início de junho, estão publicados o conteúdo de e-mails trocados entre a empresa e os jornais O Globo, Folha de S. Paulo e O Estado de S. Paulo.

Em alguns casos, o blog revela as perguntas e respostas antes mesmo das reportagens que originaram os questionamentos serem publicadas na imprensa, o que gerou certa controvérsia entre a empresa pública e alguns jornais.

O jornal O Globo e Folha de S. Paulo publicaram, esta semana, matérias críticas em relação ao uso blog, que pode ser visto como uma forma de “esvaziar” reportagens sobre a companhia ou ainda diminuir o impacto de informações obtidas com exclusividade por algum veículo, já que antes mesmo de serem publicadas em algum jornal, as respostas da Petrobras ficam disponível no blog Fatos e Dados.

Fonte: http://info.abril.com.br

O Windows Live Movie Maker vem aí

· 0 comentários

Windows Movie Maker ganhará banho de lojo

Desenvolvedores da Microsoft prometem repaginar o programa grátis de edição de vídeos até o final do ano. Presente em todas as versões do Windows, desde a malfadada Milenium Edition, o Windows Movie Maker perderá seu lugar cativo no final do ano, quando a Microsoft pretende colocar seu novo sistema operacional no mercado.

Até lá, a equipe de desenvolvimento do Movie Maker promete fazer uma reforma completa no programa. De acordo com post no blog oficial dos produtores do programa, ocorreu uma extensa pesquisa com os usuários do editor de vídeo. E os seus pedidos serão atendidos.

Atualmente uma versão beta do aplicativo já é distribuída junto do pacote Live Essentials, que traz o Messenger como atração principal e empurra outros utilitários menos populares para os usuários menos atentos.

Essa versão beta recebeu muitas críticas e serviu de parâmetro para o tamanho das mudanças necessárias. Para colocar o aplicativo no rumo certo, o chefe do projeto do novo Movie Maker promete investir em uma biblioteca de efeitos especiais mais extensa e até mudar a interface do programa.

Além de oferecer mais efeitos de transição e filtros, o novo Movie Maker deverá ter funções de edição como corte e enquadramento de imagens (trim), uma linha do tempo e funções para facilitar a publicação dos vídeos na internet.

Outra novidade confirmada foi que o próximo Movie Maker não terá versão para Windows XP. Notícia que gerou reclamações do público.

Fonte: http://info.abril.com.br

Morador de rua, mas com laptop

· 0 comentários

Blog do The Wall Street Journal: sem casa e sem fio

O Photo Journal, do The Wall Street Journal, postou nesta semana um ensaio fotográfico bem inusitado: o uso de laptops entre moradores de rua.

Um deles, o que aparece no browser aí em cima, é identificado Mr. Pitts e tem 37 anos. Mora nas ruas da cidade de São Francisco há dois anos. Mr. Pitts tem perfis no Facebook, no MySpace e no Twitter. E já montou um mapa de onde encontrar tanto Wi-Fi aberto como energia para alimentar o laptop, ao mesmo tempo.

Outro personagem do ensaio, Michael Ross, vive na rua há 15 anos e carrega seu laptop em um gerador próprio. Segundo o blog, ele gasta de 4 a 5 dólares por dia em gás e a conta de internet chega a 66 dólares por mês.

Vale a pena dar uma olhada nas imagens bacanas, feitas pelo fotógrafo Brian L. Frank, em http://blogs.wsj.com/photojournal/2009/06/04/homeless-and-online-in-san-francisco.


Lei exige papel melhor em caixas eletrônicos

· 0 comentários

Caixas do BB em São Paulo: papel do recibo vai mudar

Uma nova lei exige que os bancos melhorem a qualidade dos recibos em papel emitidos por caixas eletrônicos.

A lei, proposta pelo deputado estadual Mauro Bragato (PSDB-SP), dá 180 dias para os bancos se adaptarem. Segundo Bragato, o papel e a tinta usados em caixas automáticos é de baixa qualidade e as informações ali gravadas são perdidas após um período de dois anos.

Assim como o papel de fax, o papel usado nos caixas automáticos vai apagando gradualmente. A ideia é garantir maior durabilidade a estes recibos, que podem ser usados em ações na Justiça como comprovação de pagamento ou transação financeira.

A Federação Brasileira dos Bancos (Febraban) disse que seus associados vão se adaptar para cumprir a lei. A medida recebeu elogios do Procon-SP, que considerou positiva a melhora na qualidade dos recibos bancários.

Segundo pesquisa da Febraban, os caixas automáticos são o principal meio de transações financeiras no país, a frente das operações por internet banking e por caixas operados dos bancários.

Fonte: http://info.abril.com.br

Governo comprará 15 mil PCs para telecentros

sexta-feira, 5 de junho de 2009 · 0 comentários

O Governo Federal marcou para 23 de junho audiência pública para discutir a compra de 15 mil computadores.

As máquinas serão usadas no programa de inclusão digital do Governo Federal, que pretende reequipar três mil telecentros já existentes no país e construir outros dois mil pontos de uso comunitário da web.

Responsável pela compra dos equipamentos e por fornecer banda larga aos telecentros, o Governo não será o responsável pelo mobiliário e área física dos pontos de inclusão digital. Todos os equipamentos serão cedidos a prefeituras, governos estaduais e ONGs que tocam projetos de inclusão digital.

De acordo com o Ministério do Planejamento, do total de 15 mil máquinas a serem compradas, ao menos cinco mil devem chegar aos telecentros este ano. As outras dez mil devem ser adquiridas só em 2010.

A audiência pública visa discutir qual é a configuração ideal deste tipo de computador e que aplicativos deve oferecer aos usuários. Uma das polêmicas em debate é o uso exclusivo de software livre nas máquinas compradas pelo Governo.

Fonte: http://info.abril.com.br

Mercado de chips terá queda de 21,3%

· 0 comentários

A Associação da Indústria de Semicondutores dos Estados Unidos (SIA) projeta queda de 21,3% nas vendas de chips em 2009.

Espera-se que as vendas de chips rendam 195,6 bilhões de dólares este ano, o que representa uma queda de 21,3% com relação as vendas em 2008, que acumularam 248,6 bilhões de dólares. A queda é muito maior que a esperada no começo do ano, de apenas 5,6% e está relacionada diretamente com a diminuição do consumo de eletrônicos por causa da crise financeira mundial.

Em comunicado oficial, a SIA afirma que as vendas devem voltar a subir em 2010, alcançando 208,3 bilhões de dólares, um aumento de 6,5%. O mesmo aumento é esperado para o ano seguinte, quando as vendas devem chegar a 221,9 bilhões de dólares.

Uma pesquisa feita pela Gartner e lançada na semana passada já havia anunciado queda aproximada de 22,4%. O resultado foi melhor que a projeção feita no começo do ano que relatava declínio de 24,1% com relação ao ano passado. A ligeira subida fez o setor escapar daquilo que poderia ser um recorde negativo.


Bing, da Microsoft, supera Yahoo! nas buscas

· 0 comentários


Bing: o serviço estreou no dia 1º de junho, ainda em fase beta

Segundo a StatCounter, o site da Microsoft realizou, ontem, mais pesquisas que o Yahoo!

A StatCounter vinha registrando o crescimento do Bing desde a sua abertura para o público, na última segunda-feira. Agora, a empresa diz que o novo mecanismo de busca da Microsoft superou o rival Yahoo! em audiência. Mas ainda falta muito para o Bing ameaçar o Google, que continua sendo o líder disparado. Veja como estava, ontem, a participação desses três sites no mercado de buscas segundo a empresa:

Google

Yahoo!

Bing

Mundo

87,7%

5,1%

5,6%

Estados Unidos

71,5%

10,2%

16,3%

Brasil

96,9%

1,7%

1,3%

Como se vê, no Brasil o Yahoo! ainda é o segundo colocado. Isso não me surpreende, já que o Bing oferece, ao brasileiro, apenas uma pequena parte dos recursos disponíveis para os americanos.

É natural que o Bing, sendo novidade, tenha despertado a curiosidade dos internautas, que compareceram em peso para experimentá-lo. Isso explica o rápido crescimento do tráfego no site da Microsoft em muitos países. Resta saber se o movimento vai se manter ou se, passada essa fase inicial, o Bing vai perder espaço e voltar ao patamar do antigo Live Search, que perdia para o Yahoo! em buscas realizadas. Duas coisas mantinham o velho Live Search vivo: seu uso no portal MSN e o fato de ele vir pré-configurado como site de busca padrão no Internet Explorer. Mas a pequena participação desse serviço no mercado mostra que muita gente acabava mudando para o Google.

O Bing é, evidentemente, mais atraente que o antigo Live Search. Assim, é razoável prever que mais gente vai mantê-lo como mecanismo padrão, em vez de migrar para outro serviço. Considerando isso, meu palpite é que a participação da Microsoft nesse mercado vai mesmo crescer. Quanto vai crescer? Essa é uma pergunta bastante difícil de responder. Acho possível que chegue a 20% até o fim do ano, mas é pouco provável que vá além disso. Você discorda? Clique em Comente, abaixo, e faça sua aposta.

Fonte: http://info.abril.com.br

Novo supercomputador equivale a 50 mil PCs

domingo, 31 de maio de 2009 · 0 comentários

Jugene é o supercomputador mais veloz da Europa, que tem poder equivalente a 50 mil computadores domésticos

O título de supercomputador mais rápido da Europa tem novo dono: o Jugene, que tem poder equivalente a 50 mil computadores domésticos comuns.

O supercomputador foi produzido pela IBM – é uma máquina Blue Gene/P – e é capaz de fazer nada menos que um trilhão de operações computacionais por segundo.

O Jugene tem mais de 295 mil processadores distribuídos em 72 torres – cada uma do tamanho de uma cabine telefônica. Sua capacidade de armazenamento é de cerca de 144 terabytes.

A máquina possante está instalada no Centro de Pesquisas de Jülich, na Alemanha, e será usada para uma série de pesquisas, incluindo estudos de células combustíveis, mudanças climáticas e investigações sobre as origens do universo.

Além de veloz, o Jugene foi projetado para ter o menor gasto energético possível dentro da sua categoria.

Fonte: http://info.abril.com.br

Receita vai avisar contribuintes por SMS

· 0 comentários

A Receita Federal vai testar a comunicação com os contribuintes via SMS.

De acordo com a UNAFISCO (Sindicato dos Auditores Fiscais), o recurso será testado a partir de junho para prestar informações ao contribuinte sobre as restituições do IR 2009 (ano-base 2008).

Nos próximos dias, a Receita deve publicar em seu site uma página para cadastro de contribuintes.

Quem fornecer seu CPF, número de celular e número do recibo de entrega do IR 2009, poderá receber avisos sobre a liberação dos lotes de restituição pelo celular.

Por questões de segurança, logo após o cadastro o usuário receberá uma mensagem em seu celular com um código de ativação que deverá ser digitado no site da Receita para validar o cadastro.

As informações sobre as restituições de 2008 são apenas um teste. Se for bem sucedido, o uso da plataforma será ampliado para diversos comunicados com o contribuinte, diz a UNAFISCO.

O sistema da TI usado para o envio de mensagens para números cadastrados no site da Receita foi desenvolvido dentro do órgão arrecadador.

Fonte: http://info.abril.com.br

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores