Ericsson faz acordo de US$ 5 bi com Sprint

sábado, 11 de julho de 2009 · 0 comentários

A empresa de telecomunicações americana Sprint e a sueca Ericsson anunciaram um acordo de prestação de serviços que deve custar entre 4,5 bilhões e 5 bilhões de dólares à Sprint.

A Ericsson assumirá uma base de seis mil funcionários da Sprint e ficará responsável pela operação e manutenção da infraestrutura de rede da empresa americana que deverá acontecer no final do terceiro trimestre.

O acordo, anunciado ontem, tem prazo mínimo de sete anos e mantém a Sprint como proprietária dos ativos e é responsável pela estratégia da companhia, mas toda a operação será terceirizada.

O acordo foi feito para cortar despesas na telecom americana. Depois do acordo, Ericsson e Sprint poderão diminuir gastos licenças de software e outras despesas. Nada foi dito sobre o corte de funcionários até o momento.

Fonte: http://info.abril.com.br

Nikola Tesla é homenageado pelo GoogleNikola Tesla é homenageado pelo Google

· 0 comentários

A eletricidade de Nikola Tesla: um dos maiores inventores do mundo é relembrado pelo Google

Sem eletricidade, sem internet. Sem internet, sem Google.

O maior site de buscas da web, quase como um dever, homenageia o aniversário de Nikola Tesla, um dos maiores inventores do mundo na área de engenharia elétrica, com uma imagem em sua página inicial.

Tesla nasceu há exatos 156 anos, em Smiljan, estado que pertencia ao Império Austríaco e hoje equivale a um território da Croácia. Tido como excêntrico e brilhante, no começo da vida adulta, ao ingressar no Instituto Politécnico de Graz, questionava seus professores sobre outra forma de distribuir energia elétrica que não fosse a corrente contínua.

Depois do falecimento de seu pai, Nikola Tesla, porém, foi obrigado a abandonar o curso superior e virou operador de telégrafo. Ainda assim, arranjava tempo para concretizar suas idéias para novos artefatos e conseguiu, anos mais tarde, construir um invento que provava a corrente alternada.

Admirador do trabalho de seu contemporâneo Thomas Edison, ele acreditava que poderia se unir ao inventor e conquistar o mundo. Virou assistente de Edison, porém, acabaram se desentendendo e Tesla seguiu sozinho nos seus trabalhos.

Foi Tesla que revolucionou os conceitos de eletromagnetismo, potência elétrica, distribuição de energia multifásicos e muitos outros que introduziram a Segunda Revolução Industrial no mundo.

Também colaborou para o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894. Suas incontáveis contribuições estão listadas em áreas como robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica.

Além de ganhar homenagens em sites e na home do Google, Nikola Tesla é homenageado pela montadora do Vale do Silício, Tesla Motors, que desenvolve, não por acaso, veículos elétricos de alto desempenho.

Tesla faleceu em 1943, com pouco dinheiro e reconhecimento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Fonte: http://info.abril.com.br

TI Symbian libera código de pacote de segurança

· 0 comentários

A Fundação Symbian anunciou a liberação do código fonte do pacote de segurança Symbian OS.

Este é o primeiro produto a ser removido da Symbian Foundation License (SFL) e colocado sob os termos da Eclipse Public License (EPL) – marcando a entrada da empresa no mundo do software livre.

Desde que adquiriu o grupo Symbian, no ano passado, a Nokia afirma que irá tornar aberta toda a plataforma móvel da empresa, criando a Symbian Foundation, em parceria com a Motorola, Sony Ericsson, NTT DoCoMo, Texas Instruments, Vodafone, Samsung, LG, e AT&T.

O anúncio envolvendo o pacote de segurança foi feito ontem no blog da empresa, junto com duas explicações sobre a decisão do grupo: uma prática e outra simbólica.

A primeira envolve a legislação do Reino Unido (onde o código da plataforma está hospedado) que impede a exportação da biblioteca sob a licença fechada da Symbian Foundation. No entanto, há uma exceção referente ao domínio público, o que significa que um software livre não está sujeito às mesmas restrições. Passar o produto de SFL para EPL seria, nas palavras da empresa, “a maneira mais rápida de assegurar que a criptografia estaria disponível a todos”.

A razão simbólica é a vontade da Symbian de “demonstrar que a empresa está realmente falando sério em investir em plataformas que sejam abertas e seguras”.

O próximo lançamento, previsto para daqui a três meses, deve ser o código do Symbian Kernel.

Fonte: http://info.abril.com.br

Bing é maior que Yahoo nos EUA; não no mundo

· 0 comentários

Gráficos dos buscadores nos Estados Unidos: Bing cresce e briga por décimos com o Yahoo!

O Bing já é o segundo site de buscas mais utilizado nos Estados Unidos, segundo dados de tráfego do site StatCounter. Mas a mesma fonte diz que, no mundo, a vice-liderança ainda é do Yahoo!.

Os dados medem a audiência dos sites de busca de 1º a 9 de julho no mundo todo. Para ilustrar a competição, usaremos os índices de ontem (9).

Globalmente, o Google detém nada menos do que 88,26% de todas as buscas, enquanto Yahoo! tem 5,06% e Bing 4,69%.

No território americano, o cenário é mais favorável a Microsoft. O buscador da companhia tem quase três vezes mais acessos do que na média global: são 12,9% do market share, ocupando a segunda colocação.

O Yahoo! fica com o terceiro lugar nos EUA, com 10,15%. O Google americano, por sua vez, é o único dos três primeiros que tem sua parcela diminuída em relação às estatísticas mundiais – ontem, por exemplo, ficou com 74,99%.

No começo do mês, o StatCounter publicou que, em junho, o Bing teve 8,23% das buscas nos Estados Unidos, atrás do Yahoo! com 11,04% e Google com 78,48%.

Ainda que não sejam dados tão precisos como os divulgados por analista de dados da web, o StatCounter serve para fornecer um panorama geral sobre a briga dos buscadores, o verdadeiro tesouro da web.

A conclusão é que Yahoo! e Bing seguem se digladiando pelo segundo lugar. E o Google, ao que parece, pode estar perdendo alguns clientes. Muito poucos, mais ainda assim é uma perda.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias

Brasil vence torneio de games da Microsoft

sexta-feira, 10 de julho de 2009 · 0 comentários

Brasileiros vencem a competição de games da Imagine Cup

Uma equipe brasileira venceu o desafio de desenvolvimento de games da Imagine Cup, competição mundial da Microsoft.

Os cinco jovens do grupo Levv IT propuseram criar um game que unisse o melhor de dois mundos: a diversão dos jogos para arcade e o desafio dos jogos de estratégia.

O resultado foi o jogo Choice, disponível para download na web. O jogador tem que ajudar diferentes países do globo a atingir os Objetivos do Milênio, propostas elaboradas pela Organização das Nações Unidas (ONU) para ajudar a melhorar o mundo.

Além da viagem ao Cairo, no Egito, onde foram premiados os vencedores das competições, os brasileiros ganharam um prêmio de 25 mil dólares.

Ao todo, mais de 300 mil estudantes de mais de 100 países participaram da maratona criativa proposta todos os anos pela Microsoft.

Os romenos ficaram com o primeiro lugar em desgin de software – categoria em que os brasileiros do time Virtual Dreams ficaram em terceiro lugar –, enquanto uma equipe sul-coreana levou a melhor na competição de desenvolvimento embarcado.

Os vencedores de outras competições como design, curta, fotografia, mashups, robótica e algoritmos e desafio em TI também foram anunciados na noite de terça-feira (07/07).

A Microsoft também deu prêmios em 10 categorias, entre elas interoperabilidade, que também teve vitória de brasileiros, do Proativa Team.

Fonte: http://info.abril.com.br

Sensores monitoram ar-condicionado para economizar combustível

· 0 comentários

O aparelho garante economia de combustível porque os aparelhos de ar-condicionado com baixo nível de refrigerante devem funcionar por mais tempo para manterem o mesmo grau de resfriamento.[Imagem: Purdue University photo/Andrew Hancock]

Engenheiros da Universidade Purdue, nos Estados Unidos, desenvolveram uma técnica que poderá economizar combustível e custos de manutenção dos automóveis, ao monitorar continuamente o nível de gás refrigerante no interior dos aparelhos de ar-condicionado.

O novo "sensor virtual de carga de refrigerante" é particularmente prático para os aparelhos de ar-condicionado dos automóveis porque eles tendem a perder refrigerante mais do que os aparelhos estacionários, mas poderá ser utilizado em qualquer tipo de aparelho.

Nível do gás no ar-condicionado

A manutenção da carga correta - o volume de refrigerante no interior do sistema de condicionamento de ar - garante economia de combustível ou de energia elétrica porque os aparelhos de ar-condicionado com baixo nível de refrigerante devem funcionar por mais tempo para manterem o mesmo grau de resfriamento do ar.

"Não apenas a eficiência energética cai, mas você também reduz o tempo de vida útil do equipamento porque ele trabalha sobrecarregado, fazendo com que suas peças desgastem-se mais rapidamente," explica do professor James Braun.

A economia na hora de levar o carro na oficina também será óbvio: hoje não existe uma forma de verificar se o ar-condicionado do seu carro está com o nível de refrigerante adequado - a não ser que você retire todo o gás e pese-o. Neste caso, a troca é forçada, ainda que ela não fosse necessária.

Evaporação e condensação

O novo equipamento consiste em quatro sensores colocados ao longo da tubulação do aparelho de ar-condicionado, do lado de fora dos tubos. Esses sensores monitoram a temperatura do refrigerante em vários pontos da tubulação.

Em um aparelho de ar-condicionado, um refrigerante líquido evapora em um trocador de calor chamado evaporador, resfriando o ar. O refrigerante vaporizado retorna ao estado líquido em outro trocador de calor, chamado condensador. Durante essas fases de evaporação e condensação, o refrigerante passa por mudanças dramáticas de temperatura.

Os pesquisadores então desenvolveram um algoritmo que interpreta os dados dos sensores de temperatura para estimar com precisão a quantidade de refrigerante no interior do sistema.

Luz de aviso no painel

Equipamentos de ar-condicionado dotados com os novos sensores poderão simplesmente ativar uma luz de aviso no painel do carro assim que o nível de refrigerante no sistema de ar-condicionado atingir um nível crítico. Já os técnicos poderão usar um PDA para ler o nível real de refrigerante num dado momento.

Os pesquisadores testaram o sistema em vários tipos de aparelhos de ar-condicionado, funcionando com vários tipos de refrigerantes, incluindo o R-22 e o mais ambientalmente benigno R-410A, que está substituindo o R-22 nos modelos mais recentes.

Os pesquisadores afirmaram que a tecnologia está pronta para uso, sendo necessário apenas que o fabricante de automóveis desenvolva as conexões necessárias para sua implementação.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Google Maps passa a mostrar lugar do usuário

· 0 comentários

Novo botão ´Mostrar meu local´: Google Maps diz que sabe onde todos os usuários se localizam

Os usuários de desktop e laptop, agora, já podem fazer uso da ferramenta “Mostrar meu local” (ou My Location) do Google Maps, que localiza geograficamente as máquinas pelo recurso de W3C Geolocation API.

O botão fica no canto esquerdo superior do mapa, entre o boneco acima do zoom e as opções de manobra panorâmica, e só é compatível com navegadores Google Chrome (2.0+) e Mozilla Firefox (3.5+) – ou qualquer navegador com a versão mais recente do Gears.

Como de costume, o Google Maps brasileiro ainda deve demorar mais alguns dias para receber o recurso. Mas os usuários nacionais podem visualizar o novo botão ao entrar na versão internacional, sem o “br.”.

O My Location já era conhecido pelos usuários de celulares e smartphones. Desde ontem (8), usuários dos Estados Unidos já usam o recurso em seus computadores.

Ao usar o recurso oficialmente pela primeira vez, o Google pede a permissão do usuário antes de informar a localização via Google Maps. A companhia, em sua página, garante que a decisão pode ser feita e desfeita quantas vezes o usuários quiser.

O W3C Geolocation é uma especificação que fornece acesso por scripts às informações de localizações geográficas associadas ao dispositivo de hospedagem.

Fonte: http://info.abril.com.br

Microsoft faz trailer para Office 2010

· 0 comentários

Cena do Office 2010 - The Movie: viral deve agradar mais do que o vídeo promocional do IE 8

A Microsoft, depois do esdrúxulo comercial para o Internet Explorer 8, investe numa superprodução visual para promover o Office 2010.

A nova propaganda nada mais é do que o trailer cinematográfico de um filme inexistente. Nos dois minutos e quinze segundos de prévia, o vídeo promocional tenta envolver o espectador na trama de ação-suspense que é desenvolver um software carregado de armadilhas, fontes obscuras, Word, Powerpoint e Outlook.

Também há resquícios de tragédia na história, como a morte de Clippy, o ´clips palpiteiro´, que faleceu em 2004.

O trailer foi dirigido por Dennis Liu, da Traffik Filmworks. Curiosamente, ano passado, o mesmo diretor/produtor criou por conta própria um vídeo viral para a Apple, e teve grande destaque por sites de tecnologia internacionais, alcançando a marca de um milhão de visualizações em apenas uma semana.

Confira o vídeo promocional Office 2010 – The Movie logo abaixo, divulgado hoje (9).


Fonte: http://info.abril.com.br

Aprovada, lei eleitoral pró-web vai a Senado

· 0 comentários

Mesa da Câmara dos Deputados: proposta que insere regras na campanha eleitoral pela web agora seguirá para o Senado

Na noite de ontem (8), a Câmara dos Deputados terminou o processo de apreciação de todos os destaques e emendas que visavam alterar o texto apresentado pelo relator Flávio Dino, deputado federal pelo PCdoB (MA).

O projeto aprovado, entre outras reformas, insere regras para o uso geral da internet nas campanhas eleitorais, e agora vai para discussão e votação no Senado Federal. Se o projeto for alterado na votação dos senadores ele terá que retornar à Câmara.

A proposta aprovada ontem prevê que os candidatos possam usar blogs, redes sociais, microblogs e sites de mensagens instantâneas para realizar a campanha, porém, só será permitido conteúdos permitidos pelo candidato, partido ou coligação. Textos de terceiros estão proibidos.

Até o momento, os candidatos só podem utilizar sites com domínio ".can.br", o que deve mudar caso a nova lei seja aprovada.

Na internet, segundo o projeto de lei, valerá o princípio de direito de resposta que já acontece na televisão. Se houver calúnia ou difamação, os candidatos terão espaço para responder nos veículos online.

Os candidatos também poderão enviar mensagens eletrônicas, seja por SMS ou por newsletter, para endereços cadastrados em sites próprios, do partido ou da coligação. Mas é obrigatório que todas as equipes de campanha insiram um mecanismo que permita que o eleitor pare de receber as mensagens e saia do cadastro em 48 horas.

Outro item do projeto aprovado pela Câmara é a possibilidade dos usuários comuns usarem ferramentas produzidas individualmente para declararem apoio a candidatos em blogs ou sites pessoais – desde que não ofendam outros políticos.

A publicidade online também foi regulamentada no projeto. Mas deve ganhar restrições e deve ser um dos mais debatidos no Senado.

Portais de internet com conteúdo editorial poderão promover debates entre os candidatos desde que dois terços dos candidatos aptos para o pleito concordem (para as eleições presidente, governado e senador) ou a aceitação de pelo menos dois terços dos partidos ou coligações com candidatos (para as eleições de deputados estaduais e federais).

Para valer nas eleições do ano que vem, o projeto da reforma eleitoral precisará ser aprovado pela Câmara e pelo Senado e sancionado pelo presidente da República até o começo de outubro, um ano antes da eleição de 2010.

*com informações da Agência Brasil

Fonte: http://info.abril.com.br

Bing chega por inteiro ao Hotmail nos EUA

quinta-feira, 9 de julho de 2009 · 0 comentários


Quick Add, do Hotmail: não mais Live Search

Eis que surgem os últimos upgrades do Hotmail para substituir o LiveSearch pelo Bing. Agora, o recurso Quick Add ganhou novas funcionalidades pelo novo buscador da Microsoft.

Até o momento, a ferramenta, que só está disponível para alguns usuários americanos, permite que o usuário insira informações por mapas e procure restaurantes, filmes, imagens, vídeos e artigos de negócio – o blog TechCrunch publicou algumas fotos do novo recurso, que também ganhou melhorias no design.

O Quick Add original via Live Search nunca chegou aos usuários brasileiros. Foi lançado em março deste ano, porém, não obteve o sucesso esperado.

Agora, é provável que a empresa leve o recurso a todos os usuários de Hotmail do mundo. Segundo a comScore, o serviço de e-mail é o mais popular por todo o planeta, com 343 milhões de usuários mensais – Yahoo! possui 285 milhões e Gmail 146 milhões.

Se a Microsoft quer popularizar o uso do Bing em todas as nações, a barra de utilidades no Hotmail pode ser uma boa ferramenta para conquistar (e segurar) um maior número de usuários.

A barra de busca geral do Bing já está disponível em todas as contas do Hotmail, em todos os países. Não há previsão de chegada do Quick Add.

Fonte: http://info.abril.com.br

Twitter do Procon é falso, diz Procon

· 0 comentários


O Procon de São Paulo
publicou nota em seu site explicando que não possui perfil no Twitter, ao contrário do que muitos consumidores pensavam.

O endereço @Procon_SP é uma página produzida por um terceiro, não autorizado pela fundação de defesa dos direitos do consumidor.

Curiosamente, no entanto, quem criou a página tem se dedicado a colocar links verdadeiros para iniciativas publicadas no site da fundação.

Para evitar confusões no futuro, o Procon esclareceu que não tem perfil na rede de microblogs e que a opinião oficial da fundação só pode ser encontrada em seu próprio site no endereço http://www.procon.sp.gov.br/.

Fonte: http://info.abril.com.br

9,5% dos internautas dos EUA têm até 11 anos

· 0 comentários

Crianças estão começando a acessar a internet cada vez mais cedo e se familiarizam mais rápido com a rede do que seus pais ou irmãos mais velhos.

Um estudo feito pela Nielsen Online mostrou que quase 16 milhões de americanos com idade entre 2 e 11 anos já ficam online. Essas crianças representam aproximadamente 9,5% dos internautas do país.

Os mais novos - com 2 a quatro anos - provavelmente ainda não atualizam seus perfis no Twitter e no Facebook, mas já se sentam no colo dos pais enquanto estes usam o computador e, portanto, observam o que acontece na rede, de acordo com Peter Grunwald, presidente da Grinwald Associates LLC, especializada em pesquisas envolvendo crianças e tecnologia.

Nos últimos cinco anos, segundo a Nielsen, o número de crianças conectadas aumentou 18%, quase o dobro dos 10% registrado entre todos os internautas.

No geral, o tempo que as crianças passam online aumentou 63% nos últimos cinco anos, de sete horas em maio de 2004 para mais de 11 horas em maio deste ano.

A pesquisa também revelou que os meninos gastam 7% mais tempo na internet do que as meninas, mas elas ainda veem 9% mais páginas do que eles.

Fonte: http://info.abril.com.br

Telefônica dá explicações a consumidores

· 0 comentários

Presidente da Telefônica, Antonio Valente, dá explicações pelo segundo dia seguido em Brasília

Pelo segundo dia seguido, o presidente da Telefônica, Antonio Carlos Valente, passou a tarde em Brasília explicando seus planos para melhorar o Speedy.

Na terça, Valente falou à uma comissão de deputados e representantes da Anatel, no Congresso. Nesta quarta-feira, o executivo falou para consumidores e deputados da Comissão de Defesa do Consumidor.

No encontro de quarta-feira, Valente voltou a dizer que até o final deste ano a rede de banda larga da empresa poderá exibir melhorias “significativas e efetivas na qualidade do atendimento” aos clientes da empresa.

Entre outras informações prestadas, Valente relatou à Comissão que a empresa já tem registrado, por exemplo, um menor número de chamadas em sua central de atendimento. A Telefônica, no mês de junho passado, anotou 4,6 milhões de chamadas contra 6,6 milhões em março, uma queda de 30% na comparação entre os dois meses.

Segundo Valente, a empresa implantou uma série de melhorias no funcionamento da central de atendimento, que incluiu contratação de novos atendentes e novos treinamentos. Os processos para o primeiro nível de atendimento no call center também foram revistos, disse o executivo.

A Anatel, que proibiu as vendas do Speedy temporariamente, analisa o programa de melhorias do serviço. Segundo a agência, ao menos quatro modificações já foram feitas no projeto original para assegurar que, após esta fase, o Speedy vai funcionar com estabilidade.

Fonte: http://info.abril.com.br

Google estreia rival do Windows em 2010

quarta-feira, 8 de julho de 2009 · 0 comentários

Sergey Brin, fundador do Google: gigante das buscas ataca jugular da Microsoft.

O Google está desenvolvendo um sistema operacional para netbooks que pode pôr fim ao duradouro domínio da Microsoft sobre a experiência dos usuários de computadores.

O novo programa, anunciado na noite de terça-feira (07/07) pelo gigante das buscas, será baseado no navegador Chrome, que completou nove meses de idade.

A companhia vai contar com a ajuda da comunidade de desenvolvedores de código aberto para criar o sistema operacional do Chrome, que deve estar disponível a partir do segundo semestre de 2010.

O Google confirmou seus planos logo após o serviço de notícias de tecnologia Ars Technica e o The New York Times publicarem rumores a respeito da novidade.

O sistema operacional representa a mais corajosa estratégia da companhia para competir diretamente com sua mais forte rival: a Microsoft.

Nos últimos anos, a fabricante do Windows assistiu a alguns de seus principais executivos a trocarem por cargos no Google. Além disso, a suíte online de aplicações Google Apps vem sendo uma irritante concorrente para pacote Office.

Por outro lado, a companhia de Redmond investiu bilhões de dólares para aperfeiçoar seu mecanismo de pesquisa online e seu sistema de anúncios na internet. No mês passado, o Bing, novo buscador da Microsoft, conseguiu aumentar a participação da empresa no mercado.

Agora, o Google mira a jugular da maior fabricante de software do planeta enquanto prepara o novo sistema operacional do Chrome.

Grande parte do poder e da receita da Microsoft são oriundos do Windows, que está instalado na maioria dos computadores do mundo há cerca de duas décadas.

Larry Page e Sergey Brin, fundadores do Google, diversas vezes classificaram o Windows como um programa sem graça muito suscetível a vírus e outros problemas de segurança.

"Ouvimos sempre a opinião de nossos usuários e eles são claros: os computadores precisam melhorar urgentemente", escreveu Sundar Pichai, vice-presidente de gerenciamento de produtos do Google, no blog da companhia.

Eric Schmidt, CEO do gigante das buscas, e Brin devem dar mais detalhes sobre o novo sistema operacional ainda nesta semana quando se apresentarem na conferência de mídia organizada pelo Allen & Co em um resort em Idaho.

"Acreditamos que a possibilidade de escolher estimulará a inovação e todos serão beneficiados, incluindo o Google", acrecentou Pichai.

Fonte: http://info.abril.com.br

Eleitores poderão pedir título pela web

· 0 comentários

A partir de agosto, o Tribunal Superior Eleitoral permitirá que o eleitor de qualquer lugar do país solicite o título, peça transferência de lugar de votação e faça revisão dos dados eleitorais pela internet.

O novo sistema já começou a ser implantado em Rondônia, desde a última segunda-feira (6), segundo o TSE. Semana que vem, o projeto deverá operar na Paraíba e, em seguida, ainda em julho, no Distrito Federal (onde foi testado em caráter experimental pelos eleitores em 2008), no Paraná e em São Paulo.

Os últimos a receberem o recurso serão os eleitores de Amapá, Bahia, Pará, Pernambuco, Roraima e Tocantins, que têm lançamento previsto para o dia 24 de agosto. Antes da data, os cidadãos de todos os outros estados já conseguirão fazer a solicitação online.

Para pedir o título pela web, o cidadão preenche o formulário virtual no site do Tribunal. Depois, comparece a uma unidade de atendimento da Justiça Eleitoral com comprovante de residência e documento de identificação para retirá-lo.

* com informações da Agência Brasil

Fonte: http://info.abril.com.br

Internet Interplanetária começa a funcionar na Estação Espacial Internacional

· 0 comentários


Cientistas testam a recepção dos primeiros pacotes de dados da Internet Interplanetária, nos laboratórios da BioServe Space Technologies.[Imagem: Glenn Asakawa/University of Colorado]

Internet Interplanetária

No final de 2008, a Nasa fez os primeiros testes com a Internet espacial, ou Internet Interplanetária.

Aquele primeiro teste envolveu a troca de dados com a sonda Epoxi, uma continuação da missão Impacto Profundo, e que se encontra a caminho de um encontro com o cometa Hartley, o que deverá acontecer em 2010. Foram usadas ainda as sondas que estão orbitando Marte - daí a denominação Internet Interplanetária.

Agora, os cientistas acabam de acionar o primeiro ponto de acesso da Internet Interplanetária a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS). O objetivo inicial é a automatização da transmissão dos dados científicos obtidos nos laboratórios da ISS para os controles em terra. Hoje o sistema é mais parecido com um sistema de rádio do que com um protocolo da Internet, como o TCP/IP.

Protocolo DTN

O protocolo usado pela internet interplanetária chama-se DTN ("Disruption-Tolerant Networking" - Rede Tolerante a Interrupções), onde cada computador da Internet Interplanetária mantém a informação pelo tempo que for necessário, até que seja possível estabelecer a comunicação de forma segura com o próximo nó da rede. Isto garante que não haverá perdas nos dados mesmo com as mais adversas situações encontradas no espaço ou quando uma sonda estiver escondida do outro lado de um planeta.

"A comunicação entre as espaçonaves e as estações terrestres é feita tradicionalmente por meio de uma conexão ponto-a-ponto, de forma muito parecida com um walkie-talkie," explica Kevin Gifford, um dos responsáveis pela desenvolvimento da Internet Interplanetária.

"Atualmente, as equipes das missões espaciais devem agendar manualmente cada conexão e gerar os comandos apropriados para especificar para onde os dados devem ser enviados, o tempo da transmissão e seu destino. Com o aumento do número de espaçonaves e conexões, e com o surgimento da necessidade da comunicação entre os diversos veículos, essas operações manuais se tornam cada vez mais complicadas e caras," disse ele.

Primeiro roteador espacial

A Internet terrestre não pode ser simplesmente transferida para o espaço porque lá em cima não se pode assumir que os computadores terão sempre uma conexão entre eles. Assim, o protocolo DTN pressupõe que os diversos nós da rede se comunicarão sempre que puderem. Quando não houver conexão, cada roteador deve segurar seus dados até ser possível fazer a transmissão.

O primeiro roteador da Estação Espacial Internacional foi instalado em um equipamento de pesquisa chamado CGBA (Commercial Generic Bioprocessing Apparatus) durante a última missão do ônibus espacial Atlantis. Os testes envolvem a transmissão dos dados científicos coletados pelo equipamento diretamente para o controle em terra.

A NASA espera dotar todos os laboratórios da Estação Espacial Internacional de seus próprios roteadores para que os dados científicos sejam transferidos para os respectivos controladores de cada experimento, muitos deles localizados em laboratórios de universidades ou nos centros de controle das agências espaciais europeia, russa e japonesa.

O novo protocolo da Internet Interplanetária foi desenvolvido sob o comando de Vint Cerf, atualmente no Google, e considerado um dos pais da Internet terráquea.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Viagem no tempo derrota a Mecânica Quântica

· 0 comentários


Uma máquina do tempo hollywoodiana. A série de TV O Túnel do Tempo, dos anos 1960, era ficção científica, mas em alguns casos a viagem do tempo não viola as leis da física. De fato, de acordo com uma nova teoria, ela pode ser usada para quebrar códigos qu[Imagem: mptvimages.com]

Problema para o futuro

A capacidade para viajar de volta no tempo, embora algo inteiramente hipotético, não é algo explicitamente proibido pelo nosso entendimento atual do espaço e do tempo, fundamentado na Teoria da Relatividade Geral.

Viagens no tempo tendem a causar confusão com outras leis da física. Contudo, no último exemplar da Physical Review Letters, pesquisadores relatam um outro exemplo com igual potencial de causar confusões. Eles demonstram que os sistemas de criptografia baseados nos princípios quânticos podem ser quebrados permitindo que o fluxo de dados interaja com o estado quântico que viaja de volta no tempo.

Esse cenário não representa uma ameaça imediata para a segurança da informação, garantem os autores. Em vez disso, trata-se de um exemplo do tipo de contradição que qualquer teoria unificada da mecânica quântica e da gravidade terá que resolver.

Curva temporal fechada

Uma curva temporal fechada (CTC: Closed Timelike Curve) é uma rota em loop que se conecta nela mesma indo à frente e retornando no tempo. Uma CTC pode se basear num buraco de minhoca no espaço-tempo, por exemplo, que conecta um lugar e uma época no futuro com outro ponto no mesmo lugar em alguma época no passado. Independentemente dessa rota existir ou não, ela levanta questões bizarras, como o "paradoxo do avô", no qual uma pessoa volta no tempo e mata um dos seus ancestrais diretos.

Em 1991, David Deutsch, da Universidade de Oxford, na Inglaterra, percebeu como evitar esses paradoxos no caso de uma partícula quântica que viaje ao redor de uma CTC e interaja em algum ponto ao longo do caminho com outra partícula. Ele provou que é sempre possível encontrar um estado quântico que dá à partícula na curva temporal fechada uma existência como a mostrada no filme "Feitiço do Tempo", na qual ela circula para sempre ao redor do loop, interagindo sempre com outra partícula exatamente da mesma forma no mesmo ponto do espaço-tempo.

Decodificando a criptografia quântica

Todd Brun e seus colegas da Universidade do Sul da Califórnia, agora descobriram uma forma de usar os estados definidos pela formulação de Deutsch para decodificar mensagens criptografadas quanticamente. A mensagem pode ser enviada para uma série de partículas, cada uma no estado quântico "zero", no estado quântico "um", ou em um estado combinado, conhecido como uma superposição.

O destinatário da mensagem mede cada partícula, mas precisa de informações adicionais "pos-factum" do remetente para distinguir as superposições das não-superposições. Mas um espião que possa distinguir "em tempo de voo" entre, digamos, um zero e uma superposição, poderá interceptar a mensagem e também enviar partículas para o destinatário que imitem as originais, evitando dessa forma que ele seja detectado.

Interagindo com seu futuro "self"

Para que o espião faça isso, os pesquisadores imaginam uma partícula entrando numa CTC de tal forma que ela viaje de volta no tempo, permitindo que ela interaja com seu futuro "self" antes de retomar novamente seu caminho.

Eles descrevem uma interação que, no exemplo mais simples, deixa uma partícula no estado 0 intocada mas transforma uma superposição de 0 e 1 em um estado 1 puro. Uma medição padrão feita pelo espião que distinga o 1 do 0 pode então revelar com absoluta certeza se o estado inicial era 0 ou uma superposição.

Lógica difícil de engolir

Ordinariamente, uma transformação assim não seria possível sem um conhecimento avançado do estado inicial. A dica, explica Brun, é que a partícula interaja com a versão transformada dela mesma que volta do futuro. Brun afirma que o esquema não viola qualquer lei da física, mas ele admite que a lógica é difícil de engolir. Em comparação com o raciocínio cronológico tradicional, ele afirma que "é definitivamente enrolado."

Os pesquisadores vão além para mostrar como interações complexas com a CTC podem servir para decifrar partículas incorporando superposições em qualquer número de estados. De acordo com Deutsch, o trabalho fornece suporte para as atuais teorias quânticas da informação, mostrando que elas podem lidar mesmo com as situações mais exóticas.

Teoria geral da gravidade quântica

Por outro lado, reconhece Brun, se você acredita que a mecânica quântica é infalível, você pode questionar o artigo de 1991 de Deustch, ou mesmo a existência das curvas temporais fechadas.

Qualquer que seja a resposta, as dificuldades que as CTCs trazem para a mecânica quântica são problemas que somente uma teoria geral da gravidade quântica poderá resolver, concluem Brun e seus colegas.

Fonte: http://www.inovacaotecnologica.com.br

Yahoo! não quer que você abra o Word

· 0 comentários

Search Pad, a nova aba do Yahoo!: recurso permite que usuários salvem os sites buscados e suas anotações

O Bing causa barulho, o Google não decresce e o Yahoo! anuncia um novo recurso de anotações para suas buscas. Nada no mundo das buscas é coincidência.

A partir de amanhã (8), os internautas do mundo inteiro terão um bloco de notas no canto direito superior do buscador do Yahoo!: o Search Pad.

Voltada a usuários analíticos, a novidade funciona como uma aba onde as pessoas descarregam as informações de suas pesquisas, seja por meio dos históricos de visitações ou por digitação.

A ferramenta deve facilitar a vida de quem usa os sites de busca para investigar termos abrangentes - como uma viagem à Nova Iorque ou uma compra de livro, entre outros temas que exigem uma maior apuração.

O Search Pad memoriza os sites que o usuário visitou na aba e mostra pequenos ícones ilustrativos ao lado. A partir disso, há a opção de edição pelo internauta, que pode escrever, apagar e salvar o que quiser, armazenando os dados no seu perfil do Yahoo!.

O mais interessante do recurso fica no processo posterior, que é a possibilidade de compartilhar as anotações com outros usuários. Em um exemplo educativo, caso algum aluno faça uma pesquisa sobre um trabalho ou tema escolar, pode compartilhar os resultados de suas anotações com seus colegas, intuitivamente, pelas opções da aba – ou até mesmo copiando a URL.

Por meio do histórico de pesquisas, o Search Pad também sugere algumas pesquisas relacionadas ao tema. Aqueles que não desejarem ter a ferramenta podem desabilitá-la pela própria aba ou nas configurações da busca.

A equipe do Yahoo! informou que o recurso começará a ser disponibilizado a todos os usuários aos poucos entre hoje e amanhã.

Fonte: http://info.abril.com.br

Proteja o Windows dos ataques via streaming

terça-feira, 7 de julho de 2009 · 0 comentários

Crackers exploram brecha não corrigida no controle ActiveX de vídeo. Saiba como proteger sua máquina Windows XP ou Server 2003.

O controle ActiveX Msvidctl.dll é uma biblioteca do Windows que controla streamings de vídeo via web, em geral enviados em formato MPEG2 por um servidor. Os crackers estão utilizando o Internet Explorer como vetor do ataque para implantar um cavalo de troia em máquinas com Windows XP ou o Windows Server 2003.

A Microsoft ainda não tem uma correção para o problema, mas é possível eliminar os riscos desde já. Embora os streamings em MPEG2 ainda existam, os browsers, incluindo o IE8, dispõem de plug-ins para essa tarefa. Exemplo: o Windows Media Player e o QuickTime, da Apple. O problema é que o controle ActiveX está lá no Windows, e o ataque dos crackers consiste exatamente em fazer o browser utilizá-lo.

Enquanto não sai a correção da Microsoft, a empresa recomenda que o próprio usuário desative a capacidade do Internet Explorer usar o controle ActiveX de vídeo. Para computadores rodando o Windows XP ou o Windows Server 2003, há uma solução online, que está no endereço http://support.microsoft.com/kb/972890.

Conforme a Microsoft, no Windows Vista e no Windows Server 2008 a vulnerabilidade não existe, porque a comunicação entre o Internet Explorer e o controle Activex de vídeo foi restringida por padrão.

Fonte: http://info.abril.com.br

Apple admite superaquecimento no iPhone 3G S

· 0 comentários

Sites como o Gizmodo publicaram fotos de aparelhos manchados pelo calor da bateria

As diversas reclamações sobre o possível superaquecimento do iPhone 3GS finalmente tiveram uma resposta da Apple. A empresa publicou um artigo em sua página de suporte alertando os usuários sobre os limites de temperatura do aparelho em operação normal, que deve ser de 0ºC a 35ºC, e de armazenamento, entre -20ºC e 45ºC.

A Apple alerta que, em temperaturas fora deste intervalo, é possível que o telefone não funcione corretamente e a bateria dure menos que o previsto.

A temperatura interna de um carro estacionado sob o sol, por exemplo, facilmente excede estes limites e deixar o telefone no porta-luvas pode danificar o aparelho. De fato, 35ºC parece ser um limite muito baixo, considerando que a temperatura do corpo humano é de 37ºC e que muita gente leva os celulares em bolsos colados ao corpo.

Mas o que pode deixar os usuários insatisfeitos é saber que utilizar o GPS por muito tempo sob o sol forte também pode levar ao superaquecimento do iPhone. Ou seja, moradores de cidades de clima quente podem experimentar um comportamento anormal em seus dispositivos, caso utilizem o GPS por longos períodos de tempo.

O artigo também descreve o comportamento do iPhone para tentar resfriar-se: o aparelho para de carregar a bateria, a tela fica esmaecida e o sinal de celular tende a ficar fraco. O telefone também tem um mecanismo de segurança que avisa o usuário quando o aparelho está muito quente: uma tela de alerta aparece, dizendo que o iPhone precisa esfriar antes que se possa utilizá-lo.

O site Xbit Labs pondera que, na verdade, tanto o iPhone quanto os iPods sempre tiveram, desde a primeira geração, limitações térmicas bastante acentuadas (e alfineta a Apple comentando que isso não acontece com nenhum outro aparelho). É incerto, portanto, o motivo pelo qual a empresa resolveu se manifestar só agora, e apenas depois do lançamento do 3GS. Segundo o site, "onde há fumaça há fogo e, talvez, os iPhones 3G e 3GS sejam mais vulneráveis a esse superaquecimento que seus antecessores".

Apesar do aviso da Apple, a revista Wired alerta para a possibilidade do superaquecimento ser causado por baterias com problema. O site entrevistou o especialista Aaron Vronko, da Rapid Repair, que disse esperar que a Apple faça um "recall" de diversas unidades do novo iPhone 3GS em breve, para trocar estas peças possivelmente danificadas.

Fonte: tecnologia..terra.com.br


Internet pode ajudar jovens a parar de fumar

· 0 comentários

Fumante com um cigarro aceso: ato de fumar começa a aumentar gradativamente entre os 18 e 24 anos de idade.

A Universidade de Illinois está liderando um projeto do Instituto Nacional de Câncer americano sobre o uso da internet em tratamentos para que jovens entre 18 e 24 anos deixem de fumar.

"Surpreendentemente, esse grupo tem a maior taxa de fumantes em comparação a qualquer outra faixa etária", disse o professor de psicologia e principal investigador do estudo, Robin Mermelstein.

"De fato, o ato de fumar começa a aumentar gradativamente entre os 18 e 24 anos de idade e, mesmo assim, muitos jovens pensam em largar e realmente querem parar, mas eles têm as taxas mais baixas de desistência ou tentativa."

Quando jovens fumantes tentam largar o vício, disse Mermelstein, "eles tendem a não usar o que sabemos que funciona. Muitos jovens realmente pensam que os tratamentos não funcionam ou que estão melhores usando métodos caseiros e meios naturalistas, e tendem a evitar métodos cientificamente comprovados".

Mermelstein e colegas da UIC, em parceria com a Universidade de Iowa e a American Legacy Foundation, trabalharão com a agência de publicidade GDS&M Idea City para desenvolver anúncios interativos na Internet e avaliar quais mensagens motivam os jovens fumantes a utilizar o www.BecomeAnEx.org, site que orienta sobre como parar de fumar e reaprender a viver sem o cigarro.

"Esse é um programa cientificamente comprovado muito efetivo e envolvente para parar de fumar desenvolvido pela American Legacy Foundation", observou ele.

"Para atingir jovens fumantes, você tem que ir onde eles estão e a Internet é o lugar", acrescentou o professor.

Para Mermelstein, outra meta importante do projeto é achar estratégias para aumentar a motivação e conseguir que o jovem fumante pense que "agora é hora de parar, não daqui a cinco anos, nem daqui a 10 anos, mas agora".

O estudo de abrangência nacional nos Estados Unidos inscreverá mais de 3 mil jovens fumantes por meio da internet, que serão recrutados através de sites como o Craigslist.

Fonte: http://info.abril.com.br

Linux, a pedra no sapato do Google Chrome

· 0 comentários


O desenvolvimento do navegador Chrome para Linux vem se arrastando há meses. A culpa, segundo o Google, é do sistema operacional do pinguim.

Antes de mais nada, vale dizer que o pessoal de Mountain View adora o Linux. Há inúmeros esforços da empresa com o objetivo de levar seus aplicativos para as várias distribuições existentes. Já é possível rodar em várias delas gadgets feitos para o Google Desktop, o Picasa, o Google Earth... Fora os inúmeros esforços da empresa na área de código aberto: o Google Code, o Android e o Google Wave, por exemplo. Quem começa a trabalhar nos escritórios de Larry Page e Sergey Brin também pode escolher entre um computador com Windows, Mac OS ou uma versão modificada do Ubuntu.

Acontece que a enorme variedade de distribuições do Linux está emperrando a vida do Chrome. Por quê? Porque até agora não foi possível implementar o sandbox, um sistema que garante um nível maior segurança para o browser. É como uma caixa de contenção: se há uma falha de segurança, o sandbox garante que ela não ultrapasse os limites do navegador. Quem diria, hein? Justo no Linux, que se gaba de ser o mais seguro de todos os sistemas operacionais do planeta.

Em post publicado no início do mês passado no blog do Chromium, Jeremy Moskovich, engenheiro de software do Google, afirmou, com todas as letras: “O Linux tem um monte de diferentes mecanismos de sandboxing disponíveis. As várias distribuições do Linux vêm com APIs distintas de sandboxing (ou com nenhuma), e encontrar um mecanismo que vá com certeza funcionar nas máquinas dos usuários finais é um desafio.” No Mac, segundo Moskovich, as coisas são bem mais fáceis.

O fato é que, por enquanto, o Chrome para Linux e Mac encontra-se em versão pré-alfa. E, segundo o Google, ninguém deve baixá-las, a não ser os programadores. Enquanto isso, no Windows, o navegador já está nas versões 2.0 (oficial) e 3.0 (para desenvolvedores). Por essa nem o Bill Gates esperava.

Fonte: http://info.abril.com.br

Sony prepara netbook que rodará XP

· 0 comentários

Computadores da Sony são expostos em loja em Pequim: novo modelo da linha Vaio chega ao mercado em agosto.

A Sony anunciou nesta terça-feira (07/07) planos de começar a vender em agosto um notebook da linha Vaio que custará 629 dólares no Japão.

A novidade pode marcar a entrada da gigante japonesa no mercado de netbooks - computadores portáteis baratos feitos basicamente para acessar a internet.

A companhia acredita que o design e a tela de alta definição do novo produto a ajudarão a estabelecer uma posição relevante nesse segmento da indústria de eletrônicos.

O netbook da Sony será equipado com o sistema operacional Windows XP, da Microsoft, e usará o processador Atom, da Intel. Além disso, a máquina terá tela LCD com resolução de 1.366 por 768 pixels - o padrão para esses computadores é 1.024 por 600 pixels.

Fonte: http://info.abril.com.br

Bíblia mais antiga é publicada online

segunda-feira, 6 de julho de 2009 · 0 comentários

Codex Sinaiticus: manuscrito é um dos mais antigos tesouros escritos do mundo.

LONDRES - As partes sobreviventes da mais antiga Bíblia do mundo serão reunidas online nesta segunda-feira (06/07).

O Codex Sinaiticus foi manuscrito por quatro escribas gregos em couro animal, um material conhecido como velino, na metade do século 4, mais ou menos no período em que o imperador romano Constantino, o Grande, adotou o cristianismo como religião oficial do Estado.

Nem todo o documento sobreviveu aos estragos do tempo, mas as páginas que ainda existem incluem todo o Novo Testamento e a cópia sobrevivente mais antiga dos Evangelhos escritos em diferentes momentos depois da morte de Cristo pelos quatro evangelistas: Mateus, Marcos, Lucas e João.

As 800 páginas e fragmentos que restam da Bíblia - que originalmente tinha 1.400 páginas - contêm igualmente uma cópia do Velho Testamento. A outra metade se perdeu.

"O Codex Sinaiticus é um dos mais antigos tesouros escritos do mundo", disse Scot McKendrick, diretor de manuscritos ocidentais na British Library.

"Esse manuscrito de 1.600 anos de idade oferece um vislumbre sobre o desenvolvimento do cristianismo em seus primeiros anos e provas em primeira mão de como o texto da Bíblia foi transmitido de geração em geração", disse.

Os textos incluem numerosas revisões, acréscimos e correções realizados ao longo de sua evolução.

"O Codex é provavelmente o maior livro encadernado a ter sobrevivido", afirmou McKendrick, informando que cada página tem 40 centímetros de altura por 35 de largura.

"Em termos críticos, ele marca o claro triunfo dos códices encadernados sobre os rolos de papiro - um importante marco para determinar a maneira como a Bíblia cristã se transformou em texto sagrado", acrescentou.

Os textos são uma compilação de seções guardadas pela British Library, de Londres; pelo mosteiro de Santa Catarina do Sinai, no Egito; pela Biblioteca Nacional da Rússia e pela biblioteca da Universidade de Leipzig, na Alemanha.

Fonte: http://info.abril.com.br


Windows 7 RTM fica pronto em 13 de julho?

· 0 comentários


Versão do Windows 7 para fabricantes pode sair antes do esperado

De acordo com o GeekSmack, a Microsoft estaria preparando um lançamento surpresa do Windows 7 em sua versão RTM para o dia 13 de julho.

Tanto o blog como a comunidade Neowin afirmam ter ouvido a notícia de fontes próximas à empresa. A assessoria de imprensa da Microsoft não confirma a notícia e diz que o produto deverá ser anunciado na segunda quinzena de julho.

A sigla RTM (do inglês Release to Manufacturing) indica que o sistema está pronto para fabricação. O processo comum é a Microsoft colocar nas prateleiras a versão final do produto após o feedback da indústria. A data prevista pela empresa para a liberação do programa aos consumidores é 22 de outubro.

A suposta data de 13 de julho para a apresentação da versão RTM coincide com a abertura da Microsoft Worldwide Partner Conference, que acontecerá em New Orleans, Estados Unidos. Caso venha a acontecer, o anúncio será feito uma semana antes do previsto – algo surpreendente, tendo em vista que processos desse tipo costumam atrasar.

Se depender das empresas, a gigante do software não deve encontrar muitos problemas para soltar o Windows 7 final. Uma pesquisa indica que 44% dos beta testers estão muito satisfeitos com o programa. E 14% deles afirmam que estão atrasando seus planos de compras para esperar o sistema operacional.

Fonte: http://info.abril.com.br

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores