Firefox 3.5.1 Portable tem reforço na parte de segurança

sábado, 18 de julho de 2009 · 0 comentários


Esta versão do Firefox roda a partir de memory keys. Ela incorpora as últimas correções que foram aplicadas na versão que é instalada no disco rígido do PC.

A grande vantagem do Firefox Portable é que todos os bookmarks e o histórico ficam armazenados no pen drive, junto com o navegador. Então, o internauta pode carregar e acessar sua lista de favoritos em qualquer computador, em qualquer parte do mundo.

O programa é bem simples de instalar. Basta executar o instalador e escolher (ou criar) um diretório no pen drive. Uma script no programa se encarrega de copiar todos os arquivos necessários para o programa rodar em qualquer computador.

Esta versão de pen drive tem as mesmas características do Firefox 3.5.1 que é instalado no computador. Portanto, ela também é equipada com o novo modo de navegação privada. Esse recurso, que já está presente em outros navegadores, era um dos principais pedidos dos fãs do Firefox.

O recurso de privacidade do Firefox não deixa nenhum tipo de rastro nos sites navegados, como informações digitadas na tela do navegador, endereços e cookies. O recurso é bem simples de usar: para acessá-lo, basta ir ao menu "Ferramentas" do navegador e, depois, clicar em "Navegação privativa".

Os desenvolvedores da Mozilla não fizeram nenhuma grande mudança na interface do Firefox. Em compensação, modificaram bastante o motor do software, que recebeu melhorias no código e o JavaScript TraceMonkey. No final das contas, essas melhorias deixaram o Firefox um pouco mais rápido para carregar algumas páginas com scripts e suportar o novo padrão HTML 5.

A Mozilla, fabricante do navegador, também adicionou no navegador a ferramenta Location Aware Browsing. Com ela, o internauta revela sua localização no globo para as aplicações de mapas e buscas que trabalham com esse tipo de recurso.

Baixe o Firefox 3.5.1 Portable no Download INFO.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/downloaddahora

Internauta lê vagabundo em site do governo

· 0 comentários

O ministro Carlos Lupi mandou o pessoal da TI tirar a palavra vagabundo do sistema

Até meados dessa semana, o internauta que solicitava informações ou serviços relacionados ao seguro-desemprego no Ministério do Trabalho e Emprego podia ter uma surpresa desagradável.

O sistema que fornece as informações sobre o seguro-desemprego estava, em alguns casos, gerando a palavra "vagabundo" nos captchas - um recurso computacional para o internauta provar que é ele, e não um computador mal-intencionado, que solicita as informações.

Uma das vítimas foi o economista Marcos Costa. Indignado, ele escreveu um texto para a seção Eu-Repórter, um canal do jornal O Globo para os internautas enviarem notícias. Em seu texto, Marcos considerou o captcha do sistema como um recurso de mau gosto e, principalmente, ofensivo para quem se encontra desempregado.

A reclamação do internauta surtiu efeito. Os técnicos da área de TI do Ministério do Trabalho tiraram o recurso do captcha do ar e modificaram o modo de consulta às informações do processo de seguro-desemprego. A manutenção foi feita com especialistas da Datamec, empresa responsável pelo sistema de captcha.

Carlos Lupi, ministro do Trabalho e Emprego, também veio a público se desculpar pelo erro de configuração no sistema de seguro-desemprego. Afirmou ainda que o ministério vai apurar, por meio de uma investigação, se a palavra "vagabundo" foi colocada propositalmente por alguém.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/

NASA apresenta provas da chegada à Lua

· 0 comentários

Imagem atual dos restos da missão Apollo 14 na Lua: da esquerda para a direita, são visíveis os instrumentos científicos, as pegadas dos astronautas e o módulo lunar com sua sombra

Depois de admitir que apagou acidentalmente as fitas da chegada do homem à Lua em 1969, a NASA divulga mais uma notícia que promete causar polêmica.

A agência espacial divulgou fotos que incluem os vestígios da missão Apollo 11, que levou o homem à Lua pela primeira vez há quarenta anos.

O satélite de reconhecimento lunar LRO (Lunar Reconnaissance Orbiter), lançado no dia 18 de junho, enviou fotos dos locais de aterrissagem das missões Apollo 11, 14, 15, 16 e 17. A LRO atingiu a órbita lunar no dia 23 de junho e as imagens divulgadas hoje foram tiradas entre os dias 11 e 15 de julho.

A trajetória elíptica da aeronave fez com que as resoluções das imagens fossem ligeiramente diferentes entre si, mas todas possuem por volta de 1,2 metro por pixel, segundo a NASA. Os restos das missões Apollo ocupam cerca de 9 pixels mas, como as fotos foram tiradas no momento em que o Sol estava baixo no horizonte, longas sombras dos restos dos módulos lunares foram criadas.

A imagem mais nítida é a da missão Apollo 14, lançada em janeiro de 1971. As condições de luminosidade, segundo a NASA, possibilitaram a captura de muitos detalhes: além dos instrumentos científicos, é visível a trilha de passos dos astronautas entre o módulo lunar e os experimentos.

A LRO é uma missão da NASA com participação do Instituto de Pesquisa Espacial de Moscou. Ela carrega sete instrumentos científicos, todos passando pelo processo de calibração e teste. Sua primeira missão de órbita, em Agosto, será fazer uma volta quase circular a pouco mais de 49 km da superfície lunar.

Para ver todas as fotos, basta acessar o site da NASA.

Fonte: http://info.abril.com.br

Linux Mint continua elegante

· 0 comentários

O Linux Mint, a maior distribuição customizada derivada do Ubuntu, chega à sétima versão.

A versatilidade desta versão, cujo codinome é Gloria, está nas aplicações próprias, nos codecs de áudio e vídeo, no suporte a Java e principalmente no visual. Talvez por isso o Mint há algum tempo vem disputando com o OpenSUSE a terceira colocação de popularidade no site Distrowatch.

Das aplicações próprias, estas são as que mais chamam a atenção:

• Mint Update: Instalador de aplicações. Tem níveis de 1 a 5 para identificar a confiabilidade e a estabilidade dos aplicativos;

• Mint Desktop: Utilizado para selecionar quais ícones aparecerão no desktop;

• Wireless Network Drivers: Um instalador de driver Wi-Fi para o ndiswrapper (drivers Wi-Fi que funcionam só na plataforma Windows). O mesmo cuidado é tomado para a instalação de drivers proprietários de placas de vídeos;

• MintNany: Bloqueador de URLs para restringir o uso de alguns sites. Infelizmente, não é associado a nenhum órgão classificador. É preciso cadastrar manualmente as URLs;

• MintBackup: Utilitário para fazer backup dos arquivos do usuário logado (backup do diretório abaixo do /home).

O tocador de vídeos GNOME MPlayer fornece suporte a vídeos compatíveis com os seguintes aplicativos: QuickTime, RealPlayer, Windows Media Player e DivX Player. É sempre uma comodidade abrir o browser e não precisar instalar o Java e Flash para visualizar sites.

O que esperar do Google Chrome OS, quando há opções tão boas quanto esta?

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/zonalivre

Resultados de tecnologia assustam mercado

· 0 comentários

Bolsa de NY: recuperação está se provando oca em termos de perspectivas de crescimento.

LONDRES - Para os investidores do setor de tecnologia que estão em busca de pistas sobre como a indústria está se saindo, a Intel enviou um falso sinal positivo ao anunciar um resultado trimestral otimista, esta semana.

Os balanços divulgados na sequencia por IBM, Nokia e Google demonstram até que ponto a recuperação está se provando oca em termos de perspectivas de crescimento.

Ainda que o setor tenha contrariado a onda de vendas do mercado acionário nas últimas semanas, todos os sinais apontam para desânimo dos investidores nos próximos meses.

A Nokia, maior fabricante mundial de celulares, ofereceu um lembrete preocupante da situação enfrentada por empresas expostas às incertezas da demanda de consumo. Ela está enfrentando dificuldades em um mercado de celulares que deve cair cerca de 10% este ano, ainda que a empresa tenha sinalizado que a indústria pode estar se estabilizando.

Determinada a manter sua participação dominante de mercado, a companhia anunciou estar preparada para sacrificar margens de lucro no segundo semestre e a se envolver em uma guerra de preços com rivais. Enquanto isso, a joint venture de equipamento para redes, a Nokia Siemens, vai perder mercado em lugar de se manter estável, como se esperava anteriormente.

Para agravar os problemas, há uma escassez de componentes para alguns de seus celulares que prejudicará o desempenho do grupo no terceiro trimestre. A receita deve cair em 25% este ano. Qualquer recuperação nas margens em 2010 dependerá de avanços na competitividade de seus modelos.

O caso da IBM também serve de exemplo. A receita da empresa no segundo trimestre caiu 13% ante o ano passado, mas uma melhora recorde nas margens a ajudou a superar as expectativas de lucro, devido a anos de esforços de engenharia financeira que tiraram a empresa da fabricação de PCs, sistemas de armazenagem e chips de memória.

Um dia a maior fabricante de computadores do mundo, a IBM se transformou agora em fornecedora de serviços técnicos e software especializado, que respondem por 90% de seus lucros. Mas ainda assim falta uma melhora consistente na demanda.

Enquanto isso, os resultados do Google refletem crescimento estável de receita trimestre a trimestre. Aumento de lucro depende agora do novo mantra da gigante da internet: controle de despesas. Investimento em nova capacidade de serviços de rede despencaram de quase 700 milhões de dólares há um ano para 139 milhões.

Fonte: http://info.abril.com.br

Tecnologia piora forma de andar, diz estudo

· 0 comentários

Sapatilha de velocista, calçado luva e tênis comum: tecnologia ajuda pouco

Um estudo acadêmico demonstrou que os calçados tecnologicamente mais avançados estão mudando o modo natural do ser humano caminhar. E para pior.

A análise foi feita pelo ortopedista Bernhard Zipfel, que submeteu 800 pacientes de diferentes grupos étnicos e hábitos de caminhar a exames clínicos na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo na África do Sul. A pesquisa indicou que a evolução dos calçados está modificando a forma natural que a evolução da espécie depurou ao longo de milhões de anos para os seres humanos.

Na análise, foram avaliados cidadãos sul-africanos que usam sapatos a maior parte do tempo, cidadãos europeus que usam calçados em tempo integral (até mesmo dentro de casa) e membros de uma tribo zulu que simplesmente desconhecem proteções para os pés.

O resultado dos testes indicou que os zulus tinham melhor preservadas suas articulações, ossos dos dedos e musculatura dos pés que outros africanos que têm o hábito de usar calçados. Os piores resultados foram obtidos pelos europeus mais dependentes do uso de tênis e sapatos.

A pesquisa indicou ainda que modernos tênis com amortecedores, bolhas de gel e outras tecnologias desenhadas para absorver impacto na verdade deixam os pedestres mais relapsos no cuidado com suas articulações e que os usuários de calçados baratos se protegem mais de impactos e acabam sofrendo menos lesões em seu sistema de articulações, como tornozelos e joelho.

Na opinião do médico ortopedista do Instituto de Traumatologia do Hospital das Clínicas em São Paulo, Dr. Rafael Trevisan Ortiz, a análise de que alta tecnologia ajuda a proteger os pés não é verdadeira.

“O que nós verificamos em estudos e pesquisas é que não há diferença significativa entre um tênis caro e cheio de recursos e um calçado simples. Na verdade, o modo mais eficaz de escolher um tênis para exercitar-se é observar se ele calça de forma confortável. Outras características são mais uma forma da indústria diferenciar seus produtos e fazer marketing deles do que gerar benefícios reais à saúde”, diz Dr. Ortiz.

O ortopedista avalia ainda que usuários de tênis sofisticados tendem a sofrer lesões com mais freqüência, pois ao acreditar que estão protegidos por recursos de ponta, tomam menos cuidado com sua pisada. “Um estudo feito com corredores submeteu os atletas a exercícios com dois tipos diferentes de tênis. Um deles era apresentado como inovador e altamente capaz de absorver impactos e outro exibido como um calçado antigo, desprovido de tecnologia”, conta Dr. Ortiz.

Na verdade, ambos calçados eram iguais, mas os resultados clínicos demonstraram que o grupo que se exercitou com calçados “modernos” apresentou mais stress nos pés. Isto ocorreu porque, ao sentirem-se protegidos, os atletas submeteram-se de modo mais forte a impactos. Já o grupo que usou “tênis velhos” tentou se proteger mais ao correr e pular e acabou por sofrer menos stress nos pés.

Novos calçados imitam ´andar descalço´

Na avaliação do ortopedista especialista em medicina esportiva da clínica paulista Sporslab, Dr. Paulo Barone, a tecnologia pode ser útil para atletas de alto desempenho ou para quem possui necessidades especiais, como deformações nos pés ou fragilidades ortopédicas.

“Ao analisar o estudo sul-africano é preciso levar em conta as condições evolutivas dos grupos pesquisados. Os zulus, por exemplo, andam descalços há gerações e isso deve ter privilegiado que apenas quem tem uma ótima genética para os pés tenha deixado descendentes. Afinal, no passado, quem não tinha bons pés para fugir de predadores ou caçar sua comida morria facilmente”, conta.

“Já na Europa, o uso de calçados há milhares de anos permitiu que as pessoas com pés frágeis tivessem esse problema minimizado pelas sandálias ou sapatos, o que na prática fez esse critério não sofrer melhora evolutiva. Assim, é natural que o estudo indique que zulus têm melhor forma ortopédica que europeus”, avalia.

O mesmo estudo sugere que os calçados do futuro devem se aproximar do modo natural do homem andar e se aproximar do desenho de “luvas para os pés”, uma espécie de solado em peça única que podemos calçar. Este modelo nos mantém caminhando como se estivéssemos descalços, porém com a proteção para o contato com obstáculos no solo, como um caco de vidro ou fezes de cachorro, mais ou menos como atuam chinelos, por exemplo.

Os ortopedistas Paulo Barone e Rafael Ortiz, no entanto, não acreditam que possamos migrar facilmente para este tipo de calçado. “Se você habituou-se a caminhar a vida toda usando tênis, seu corpo e sua pisada já estão acostumados com esse método, ao mudar de estilo é provável que o paciente se sinta desprotegido ou pise de um modo que funcionaria com um tênis comum, mas com o novo calçado pode não funcionar e expor o paciente a uma lesão”, explica Dr. Barone.

A avaliação de Dr. Ortiz segue na mesma linha. Para o ortopedista do hospital das clínicas, os calçados tipo “luva” só apresentariam vantagens para quem migrasse gradualmente, adaptando-se aos poucos ao novo modo de caminhar.

Tecnologia é útil para portadores de deficiências e atletas

Uma das situações em que o uso de tecnologia é comprovadamente útil é no tratamento de pacientes que possuem pés frágeis ou necessidades especiais, como o uso de palmilhas que compensam uma diferença de comprimento entre as penas ou conferem curvatura a pés de formato chato.

Outra área em que os benefícios são comprovados é no esporte de alto desempenho. “Se você for correr no parque com uma sapatilha de velocista, ao invés do tradicional tênis, isso não vai te ajudar em nada. Mas para quem vai disputar uma prova de 100 metros, o calçado é fundamental”, afirma Dr. Barone. No caso, a sapatilha é feita de material que aumenta o atrito dos pés com o solo, elevando a potência das pisadas do corredor.

Do mesmo modo, um tênis impermeável pode conferir vantagem a um ciclista que vai pedalar debaixo de chuva e poderia se atrapalhar ao ficar com os pés encharcados.

Fonte: http://info.abril.com.br

Chrome OS mira Windows e atinge Ubuntu

quinta-feira, 16 de julho de 2009 · 0 comentários


Ninguém sabe se o Google Chrome OS vai conseguir desbancar o Windows. O sistema operacional, no entanto, tem tudo para prejudicar o Ubuntu.

Um dos primeiros a levantar o alerta foi o jornalista Renai LeMay, da ZDNET Australia. LeMay destacou que o Linux sofre há décadas com a fragmentação. É a mais pura verdade. Centenas de distribuições surgiram, cresceram e morreram, e uma parte do trabalho de um monte de desenvolvedores se perdeu no meio desse processo. Se desde o início todo o esforço tivesse sido concentrado em um algumas versões, o resultado seria outro – e talvez houvesse um sistema operacional livre muito mais avançado hoje.

O fato é que, nos últimos anos, o Ubuntu começou a despontar como a distribuição mais popular do mundo do pinguim. Tornou-se o mascote da comunidade do software livre, e seu desenvolvimento tem unido esforços antes dispersos. O que vai acontecer com a chegada do Chrome OS? O sistema do Google vai dividir de novo a comunidade do software livre, e o efeito “cool” de Mountain View pode atrair multidões de programadores.

A Canonical, que mantém o Ubuntu, não tem nem de longe o mesmo volume de recursos que estão depositados nos cofres de Larry Page e Sergey Brin. No quesito “marketing”, a derrota é certa. Outro problema virá da relação com os fabricantes de hardware, que já começam a embarcar desesperadamente na canoa do Google. É certo que eles vão priorizar Mountain View. Será que o Ubuntu aguentará o tranco? Vai ser difícil. Ficarão apenas os voluntários realmente engajados.

Difícil entender pro que o Google, que se diz uma empresa boazinha, não se dedicou exclusivamente a melhorar a distribuição da Canonical. Não faria todo o sentido para quem defende a paz mundial e o bem-estar de todos os usuários? Mas, pensando bem, não é tão complicado deduzir por que isso ocorreu. Forçar as pessoas a fazer tudo pela web – o objetivo final do Chrome OS – é um jeito de garantir que a fonte de dinheiro dos anúncios continue a fluir, com cada vez mais força.

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/nalinhadogoogle

Usuários do Microsoft Office correm risco de ataques

· 0 comentários

A Microsoft divulgou alerta de que cibercriminosos atacaram usuários do Office para Windows ao se aproveitarem de uma falha na programação que a gigante do setor de software ainda precisa reparar.

A empresa, maior fabricante de softwares do mundo, divulgou o aviso na terça-feira junto com outros nove reparos para falhas de segurança do Office.

"Apesar dos reparos de hoje, os usuários do Windows continuam sob ameaça. A Microsoft está dando dois passos para frente, enquanto os hackers estão levando-a um passo para trás", disse o diretor de pesquisas de segurança da McAfee Avert Labs.

Os cibercriminosos têm programas da Microsoft como alvos porque são muito usados, o que permite que atinjam o maior número de vítimas possíveis com apenas um grupo de códigos. O Windows opera em mais de 90% dos computadores do mundo. O Office tem cerca de 500 milhões de usuários.

Os atacantes se aproveitam da vulnerabilidade no Office colocando armadilhas em sites contaminados por códigos maliciosos que são carregados em computadores que usam o Office. PCs infectados são então tomados por uma botnet, uma rede de computadores zumbis controlada pelos cibercriminosos. Essa rede é usada então para roubar identidades, enviar spam e promover outros crimes online.

A Microsoft não informou quantas máquinas teriam sido atacadas.

Os usuários podem evitar ataques ao desativar funções do Office que permite que o software funcione com a Internet. A Microsoft colocou em seu site uma ferramenta para fazer a desativação em http://support.microsoft.com/kb/973472.

As versões XP, 2003 e 2007 do Office são todas vulneráveis aos ataques.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Roteador ADSL da Intelbras é bom de antena

· 0 comentários


Modelo GWM 1420Q, de 220 reais, mantém conexão estável e leva o sinal longe

Para quem usa conexão banda larga do tipo ADSL2+, um jeito fácil de compartilhar a internet é usar um roteador com função de modem, como o GWM 1420Q, da Intelbras. E além de centralizar toda a configuração numa caixinha, o aparelho testado pelo INFOLAB se mostrou uma alternativa interessante para resolver um problema comum em casas grandes – o sinal fraco. Equipado com uma antena de 5 dBi, ele manteve a conexão estável e sem nenhum tipo de engasgada.

Trabalhando com o padrão 802.11g, o roteador possui uma porta WAN ADSL 2+ e quatro portas Fast Ethernet LAN. O ponto negativo é não oferecer uma segunda porta, o que impede seu uso com links de banda larga por cabo. A antena do modelo é rosqueável e pode ser removida, caso seja necessário. Ela foi uma das responsáveis pelo ótimo alcance do produto, que manteve o sinal em 92%, segundo o Wireless Meter. A velocidade, aferida pelo programa Ixia Qcheck, foi de 25,2 Mbps. Nossa medição é feita em quatro cômodos diferentes de uma residência com dois andares, a uma distância máxima de 16 metros do roteador. O valor obtido é a média dessas situações.

A interface de gerenciamento do produto é um pouco confusa, mas apresenta recursos interessantes, como o controle de tráfego via QoS/HTB para os equipamentos conectados. Por ele, você consegue limitar a banda de download ou upload das máquinas ou dividir o link igualmente entre todos os micros da rede. O roteador da Intelbras também possui suporte a DHCP, faz atualização de firmware pelo navegador e guarda um backup com as configurações num documento com extensão .bin.

No quesito segurança, o modelo não tem novidades. Ele apenas trabalha com os protocolos WEP, WPA e WPA2, como praticamente todos os dispositivos de rede. O controle de usuário para acesso à interface é limitado e, após um tempo de inatividade, a interface é bloqueada automaticamente. Já o design é bem simples, com todo o corpo do GWM 1420Q em preto fosco e os habituais LEDs indicativos. Pela quantidade de recursos, o preço de 220 reais é justo – está 50 reais mais barato que o LevelOne WBR 3600, por exemplo.


Fonte:
http://info.abril.com.br

Pro Teste pede cuidado ao contratar 3G

· 0 comentários

Pro Teste lembra que 3G nem sempre funciona como o prometido

A organização de defesa dos consumidores Pro Teste publicou um guia, em áudio, orientando os consumidores a ter cautela na contratação de planos 3G.

Segundo o grupo, muitos usuários se empolgam com a possibilidade de ter acesso móvel à internet por meio de modem 3G e poder navegar no celular à vontade em velocidades similares às oferecidas por planos de banda larga via cabo, por exemplo.

A Pro Teste sugere que antes de fechar um contrato de longo prazo, o cliente teste se a operadora que ele pretende contratar funciona de modo adequado na região onde ele mora ou onde pretende acessar a web com mais freqüência.

Segundo o grupo, os serviços 3G ainda são caros no Brasil e funcionam de forma instável oferecendo na prática velocidades de transferência de dados bem inferiores ao valor nominal contratado.

Assim, quem contrata um link de 2 Mpbs, por exemplo, poucas vezes consegue navegar nessa velocidade em redes móveis 3G, mais sujeitas a instabilidades que serviços fixos.

Fonte: http://info.abril.com.br

Recessão leva norte-americanos a buscar ajuda online

quarta-feira, 15 de julho de 2009 · 0 comentários

Os norte-americanos não estão indo apenas para seus familiares e amigos em busca de conselhos e apoio para lidar com a longa recessão econômica: muitos estão buscando conselhos na internet.

Mais de dois terços de adultos norte-americanos - ou seja, 88% dos usuários da internet no país - buscaram ajuda online para problemas econômicos pessoais causados pela crise e para juntar informações sobre os problemas da economia nacional, revelou um estudo divulgado nesta quarta-feira.

A internet ficou em primeiro lugar entre as fontes de informação e conselho para pessoas buscando ajuda durante os tempos difíceis, especialmente em se tratando de seus empregos e de finanças pessoais, segundo a Pew Internet & American Life Project.

"As pessoas estão ansiosas durante esses tempos difíceis. Elas estão com mais sede de informação que em tempos normais", disse o diretor da entidade e co-autor do relatório Lee Rainie, que apontou ainda que 79% da população norte-americana usa a internet.

A atual recessão econômica, considerado por alguns como a pior desde a Grande Depressão da década dos anos 1930, é sem precedentes, já que é a primeira vez que as pessoas têm tanto acesso à informação através da web. Para a pesquisa, foram entrevistados 2.253 adultos.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br

Bing, da MS, ganhou mercado em junho

· 0 comentários

Interface do buscador da MS: fatia de mercado do Yahoo! recua, mas participação do Google fica inalterada.

SÃO FRANCISCO - A participação de mercado da Microsoft no mercado de busca na internet aumentou modestamente em junho, primeiro mês da nova ferramenta de busca Bing, segundo dados da ComScore.

A Microsoft ficou com 8,4% do segmento de buscas online dos Estados Unidos em junho, contra 8% no mês anterior, basicamente às custas do concorrente Yahoo!, cuja fatia de mercado caiu para 19,6%, ante 20,1% em maio.

O Google manteve sua liderança no mercado inalterada em 65% em junho frente ao mês anterior.

"Dada toda a publicidade e propaganda em torno do Bing, nós estávamos esperando um aumento mensal", afirmou Mark Mahaney, analista do Citi, em uma nota emitida logo após a divulgação dos números.

"Mas nós achamos que é muito cedo - precisamos de três a quatro meses para determinar uma tendência-¡ - e o movimento de junho não foi importante o suficiente para fazermos qualquer comunicado sobre se o Bing mudará o jogo no mercado de buscas", disse Mahaney. "Continuamos vendo o Bing como um produto bastante sólido, mas que tem pela frente uma longa batalha até o topo."

A Microsoft vem despejando investimentos sobre seus negócios nada lucrativos de serviços online em um esforço para competir com o domínio do Google no mercado de buscas na Internet.

Ainda há a possibilidade de a Microsoft fechar uma parceria com o Yahoo para juntar suas forças em publicidade online, após a desistência da tentativa da Microsoft de comprar o Yahoo no ano passado.

Fonte: http://info.abril.com.br

Lojas da Microsoft vão concorrer com Apple

· 0 comentários

Lojas da Microsoft vão rivalizar com Apple Stores

A Microsoft deve abrir suas primeiras lojas de varejo no outono do hemisfério Norte - primavera aqui no Brasil.

Kevin Turner, chief operating officer da empresa, fez o anúncio durante a abertura da conferência de parceiros Worldwide Partner Conference, nesta quarta-feira (15/07).

Segundo Turner, algumas delas vão ser abertas em locais próximos às lojas Apple. É provável que a companhia esteja se preparando para ter seus pontos de venda funcionado antes do lançamento do Windows 7, em 22 de outubro.

Em fevereiro, a Microsoft anunciou que abriria suas lojas próprias, mas não deu detalhes sobre prazos ou locais.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias/

Oriente entra na corrida da tecnologia verde

· 0 comentários

Primeiro parque eólico da China: investimento em energia limpa será de 37%

Na corrida para desenvolver e comercializar tecnologias verdes o Japão, a China e a Coréia do Sul pretendem tomar a dianteira.

Em agosto, líderes dos três países asiáticos deverão reunir-se para discutir como associar seus recursos e inteligência para o desenvolvimento produtos e tecnologia limpos. A pretensão é unir a alta tecnologia desenvolvida no Japão e Coréia do Sul com a grande capacidade de produção chinesa.

O Japão já deixou os Estados Unidos para trás na produção de carros híbridos e a China investe em carros elétricos e na produção de energias eólica e solar. Já a Coréia do Sul investiu 31 bilhões de dólares em pesquisas de tecnologias verdes.

Essa colaboração, no entanto, tem menos impulso de salvar o planeta e mais ganância. É que com o iminente fim da era de combustíveis fósseis, quem sair na frente com alternativas de geração de energia terá um representativo papel na economia mundial.

O mercado sabe disso. A Europa já investiu quase 50 bilhões de dólares no setor e o governo americano parece ter acordado para a situação. Parte dos gastos com estímulos financeiros da Casa Branca vão para iniciativas verdes. Na verdade, uma pequena parte: apenas 12%. Já na China, projetos verdes receberam 37% do dinheiro do governo, e na Coréia do Sul, esse número passa de 80%.

A Europa também está na briga. A União Europeia aprovou recentemente a meta de usar 20% de energias renováveis até 2020 e planeja investir até 60 bilhões em pesquisa nos próximos anos.

Como nem a crise econômica mundial conseguiu frear esses investimentos, fica difícil saber quem vai chegar em primeiro. Mas pelo menos uma certeza existe: o grande vencedor dessa guerra será, sem dúvidas, o planeta.

Fonte:http://info.abril.com.br

Bateu, doeu? Pode xingar, que passa.

· 0 comentários

Soltar aquele palavrão depois de bater o dedinho na quina da parede pode ajudar a suportar a dor.

É o que concluíram os cientistas da Universidade de Keele, no Reino Unido, depois de pedirem a 64 pessoas que mergulhassem suas mãos em bacias com água gelada. Primeiro, elas tiveram que gritar um palavrão de sua escolha enquanto mantinham a mão na água pelo tempo máximo que conseguissem. Depois, foi solicitado que repetissem o experimento, mas dessa vez gritando uma outra palavra qualquer.

A tese do Dr. Richard Stephens e de seus colegas era a de que o ato de xingar prejudicaria a tolerância à dor. Mas o que descobriram depois do experimento foi o exato oposto: 50% a mais de resistência quando as palavras escolhidas eram as que fariam muitas mães lavarem a boca dos participantes com sabão. Enquanto xingavam, as pessoas conseguiram manter suas mãos, em média, por dois minutos no gelo. Já no segundo caso, a média foi de apenas um minuto e 15 segundos.

A explicação encontrada, embora ainda incerta, é a de que xingar poderia ativar o instinto natural de “bater ou correr”. O fato de acelerar os batimentos cardíacos indicaria um aumento na agressividade: esconder uma fraqueza ou ameaça por trás de um palavrão é uma forma de lidar melhor com elas. O estudo levanta a possibilidade dessa ser a razão do ato de xingar estar tão presente nas nossas vidas, tanto no passado como nos dias de hoje.

Mas antes de se sentir livre para sair falando besteira por aí, Dr Stephens faz um alerta: o uso dos palavrões para aliviar a dor só funciona se não for um hábito. Se você abusar dos xingamentos, eles perdem o efeito “anestésico”.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias


60% das empresas não adotarão o Windows 7

terça-feira, 14 de julho de 2009 · 0 comentários

Bill Gates, fundador e presidente do conselho da MS: compatibilidade do W7 com aplicativos existentes preocupa responsáveis por TI.

SÃO FRANCISCO - Seis em cada dez empresas não planejam usar o sistema operacional Windows 7, da Microsoft.

A principal justificativa das companhias é economizar capital, mas também apontam preocupações com compatibilidade do sistema com aplicações existentes.

O Windows 7 chegará ao mercado no dia 22 de outubro, porém já acumula boas críticas, em contraste à decepcionante versão atual do sistema, o Vista.

Grande parte das mais de 1.000 empresas que responderam à pesquisa feita pela ScriptLogic Corp disseram ter decidido economizar por meio do corte de atualizações de software e estão sem recursos para adotar a versão mais recente do Windows.

A ScriptLogic Corp, que fornece ajuda a companhias no gerenciamento de redes Windows, distribuiu 20 mil questionários para administradores de tecnologia da informação com o objetivo de identificar a condição do mercado.

Muitas empresas rejeitaram o Windows Vista, considerando o produto instável. Entre elas, a fabricante de chips Intel, parceira de longa data da Microsoft na produção de computadores pessoais, continuou com a versão XP.

O levantamento descobriu que cerca de 60% dos entrevistados não planejam adotar o Windows 7, enquanto 34% instalarão o sistema até o final de 2010 e apenas 5,4% até o final deste ano.

Além disso, 42% citaram a "falta de tempo e recursos" como principal razão para evitarem o Windows 7.

A sondagem apontou ainda que 35% dos participantes já pulou atualizações anteriores ou adiou compras para economizar recursos.

Outros 39% dos entrevistados disseram estar preocupados com a compatibilidade do Windows 7 com aplicativos existentes.

A pesquisa citou Sean Angus, um técnico experiente do Middlesex Hospital, afirmando que vai esperar até a distribuição pela Microsoft do primeiro "service pack" do Windows 7.

"O departamento de TI precisa realizar testes para assegurar que os aplicativos dos quais dependemos todo o dia, especificamente os sistemas de informação radiológica e programas financeiros, sejam compatíveis antes de adotarmos qualquer nova plataforma ou software em nossos 1.500 desktops", afirma Angus na pesquisa.

Fonte: http://info.abril.com.br/noticias


Europa acusa Philips e LG Display de truste

· 0 comentários

Televisor LCD da Samsung: produto sob investigação é o principal componente das telas planas.

BRUXELAS- A Philips e a LG Display receberam uma queixa do braço executivo da União Europeia acusando-as de suspeita de fixação de preços para painéis LCD.

Antes do pronunciamento das duas empresas, a Comissão Europeia disse que tinha enviado um "comunicado de objeções" a diversos fabricantes de painéis LCD por uma suspeita de formação de cartel, mas não informou quais companhias estariam envolvidas.

"O produto sob investigação é o principal componente das telas planas usadas em aparelhos celulares, televisores, computadores, relógios digitais, calculadoras, players de MP3 e câmeras digitais", disse o comunicado da Comissão Europeia.

A Philips afirmou que recebeu o boletim de queixa como acionista da LG Display e que isso não significa que estaria diretamente envolvida.

Já a LG Display, segunda maior fabricante de painéis LCD do mundo, disse que está examinando o manifesto de objeções, mas não quis fazer outros comentários.

A Philips declarou que recebeu o boletim de queixa como acionista da LG Display e que isso não significa que informa as partes envolvidas sobre as objeções levantadas contra elas.

O envio do manifesto não significa uma decisão processual, segundo a Comissão Europeia, e as empresas podem responder às objeções.

Fonte: http://info.abril.com.br

Brasil já tem o seu ´orkut médico´

· 0 comentários

Planeta Médico: site de relacionamento quer ser a comunicação entre homens de jaleco e estetoscópio

Uma rede social só para médicos. Eles trocam mensagens e teses em PDF. Inserem fotos nos seus perfis pessoais e discutem casos na comunidade de “Cardiologia”, entre tantas outras.

O Planeta Médico está no ar desde o dia 1º de julho e não esconde a inspiração buscada nos moldes do orkut. Mas um orkut restrito, em que a participação é permitida mediante registro profissional do médico (CRM) e aprovação da equipe da rede virtual.

Segundo Paulo Santos, diretor de web e um dos sócios do projeto, o novo site de relacionamento tem a preocupação de ser ainda mais intuitivo que a rede social mais popular do país: “A interface é simplificada, porque sabemos que nem todo médico está familiarizado com sites do gênero”, explica.

São mais de dois mil e setecentos médicos cadastrados em menos de duas semanas de existência do Planeta Médico. O objetivo do projeto, de acordo com Santos, é trazer a seriedade do tema e aumentar o alcance das experiências entre profissionais. Com o conteúdo responsável estabelecido, fica mais fácil o site conseguir apoio financeiro de patrocinadores.

Até o momento, a rede trabalha com o conceito de links patrocinados. Se alguma indústria farmacêutica quer anunciar um produto no Planeta Médico, por exemplo, consegue ter o retorno de um público-alvo bem segmentado.

E é pelo motivo de seleção de público que, por enquanto, o site não deve contar com alunos de medicina. ”Estamos estudando como trazer os estudantes para a rede. Mas não há um documento que certifique ele é de fato um estudante. Precisamos ter responsabilidade de conteúdo”, diz Santos.

Além da rede social restrita, o site (http://www.planetamedico.com.br/) também possui uma área de notícias, pesquisas e eventos, que são abertas ao público.

Fonte: http://info.abril.com.br

Todo mundo deitado no Facebook

· 0 comentários

Por sugestão do leitor Gerson Silva nos comentários do post anterior, fui procurar mais sobre a onda de fotos com pessoas deitadas no Facebook. Com o feriado de 9 de julho em São Paulo, eu me dei férias do computador e ainda não tinha visto.

É bem bizarro! Milhares de pessoas disputam para ver quem consegue tirar uma foto deitado no lugar mais estranho. E tem de tudo: em cima de cabines telefônicas, grades, carros e até numa turbina de avião. Criatividade é tudo nesse momento.

O The Lying Down Game (algo como O jogo de ficar deitado) exige que os concorrentes fiquem de bruços, com as palmas das mãos viradas para cima e os pés juntos. O rosto deve estar apontado para baixo.

O criador do jogo, Gary Clarkson, é vendedor e tem 27 anos. Ele já pediu a patente da maravilhosa ideia e planeja realizar uma ação beneficente com centenas de pessoas.

Mais de 5 mil fotos já foram publicadas no Facebook, que hoje é o site de relacionamento mais popular do mundo. A comunidade está perto de 25 mil participantes. Podem apostar que eu não estarei lá, mas se alguém quiser se aventurar por aí, boa sorte!

Renata Leal

Fonte: http://info.abril.com.br/blog/geracaonet

Brasiliana digitaliza 1ªs obras de Machado

segunda-feira, 13 de julho de 2009 · 0 comentários

Brasiliana Digital, em versão especial para Machado de Assis: primeiras obras do autor estão digitalizadas

O site Brasiliana Digital terminou de processar as primeiras edições das obras de Machado de Assis.

Ao todo, são vinte e seis obras, entre contos, romances, peças de teatro e poesias, que podem ser lidas em formato PDF, em baixa (100 dpi) ou alta resolução (300 dpi).

Os exemplares ficarão por tempo indeterminado na página inicial do site. O navegador recomendado para visualização é o Firefox 3.0, com o plugin Adobe Reader 9.0 – ou versões superiores.

A busca também pode ser feita por trechos das obras, visto que o site utiliza a tecnologia OCR de reconhecimento de caracteres.

O Brasiliana Digital é um projeto desenvolvido pela Biblioteca Brasiliana Guita e José Mindlin, em parceria com a Escola Politécnica da USP. Esta fase piloto do projeto conta com o apoio da FAPESP e outros grupos de pesquisa.

Fonte: http://info.abril.com.br

Brasil produz caminhão elétrico

· 0 comentários

Protótipo do caminhão elétrico em Itaipu: se aprovado, poderá ser usado em curtas distâncias nas áreas urbana e rural

Na semana passada, a Itaipu começou a montar o primeiro prótipo de um caminhão elétrico.

Até sexta-feira, dia 17 de julho, o Centro de Pesquisa, Desenvolvimento e Montagem do Veículo Elétrico será o palco para a montagem e configuração do sistema do veículo, que saiu de uma parceria entre a Fiat/Iveco e a Itaipu.


Com cinco toneladas de peso total, o caminhão é um veículo de carga leve e consegue se aproximar do conforto de um veículo de passeio. Na Europa, a Coca-Cola, a Pepsi Co e a Fedex já usam caminhões elétricos. As baterias são carregadas durante a noite para que os carros sejam usados durante o dia.

Na comparação com o carro elétrico, o caminhão tem um motor quase três vezes mais potente – de 40 kW, enquanto o do carro é de 15 kW. O caminhão também precisa de três baterias de 21 kWh para funcionar e tem uma autonomia de 100 quilômetros.

Se aprovado, o veículo com cabine dupla será voltado para atender a demanda das empresas do setor elétrico e das fazendas da região.

Fonte: http://info.abril.com.br

Site recria missão Apollo 11 em tempo real

· 0 comentários

Neil Armstrong em 1969: chegada à Lua será recriada em tempo real na internet

No dia 20 de julho de 1969, Neil Armstrong entrou para a história como o primeiro homem a pisar na Lua.

A veracidade das imagens divulgadas na data para o mundo ainda é contestada por muitos, mas fato incontestável é que, por causa daquele pequeno passo dado na superfície lunar, a Terra parou para admirar o céu. Ou melhor, a tela de um aparelho de TV. Agora, quarenta anos depois, será possível reviver essa experiência por meio de uma outra tela: a do computador.

A biblioteca e museu presidencial John F. Kennedy irá disponibilizar, a partir de quinta feira, toda a missão Apollo 11 recriada em tempo real. A data escolhida,16 de julho, é a mesma do lançamento da missão quatro décadas atrás.

O site We Choose The Moon, ou “nós escolhemos a Lua”, irá mostrar a rota da nave desde o momento em que ela deixa a Terra até a caminhada de Armstrong. Os visitantes poderão seguir no Twitter as mensagens entre a torre de controle e a cápsula e se cadastrar para receber um alerta de e-mail quando o módulo lunar aterrisar.

Animações também recriam os principais eventos dos quarto dias da missão, incluindo a órbita da espaçonave na Lua e a separação do módulo lunar do restante da nave. Também há vídeos, fotos e até mesmo trechos das transmissões de rádio efetuadas entre os astronautas Edwin Aldrin, Michael Collins e Neil Armstrong e os controladores da NASA.

O nome do site remete ao presidente americano John Kennedy, assassinado seis anos antes do lançamento da Apollo 11. Em 1961, ele estabeleceu a meta de chegar à Lua até o fim da década e, no ano seguinte, fez um discurso que dizia: “Nós escolhemos ir à Lua nesta década, e fazer também as outras coisas, não porque elas sejam fáceis, mas porque são difíceis, porque a meta servirá para organizarmos e medirmos o melhor de nossas energias e habilidades, porque esse desafio é um que queremos aceitar, que não iremos adiar e que vamos vencer”.

Caso ainda não tenha se decidido se acredita ou não na história e queira dar mais uma olhada nos eventos, o We Choose the Moon iniciará a transmissão às 8h02 da manhã de quinta, ou 9h02 no horário de Brasília - exatamente 90 minutos antes do horário original de partida da Apollo 11. Quem acessar agora, verá que a contagem regressiva já começou...

Fonte: http://info.abril.com.br

Cientistas criam robô-morcego com músculos de metal

domingo, 12 de julho de 2009 · 0 comentários

Miniaturas de aviões e helicópteros controladas por controle remoto já são bastante usados em sistemas de vigilância ou para explorar locais de difícil acesso. Agora, pesquisadores americanos estão trabalhando para criar morcegos robóticos que possam superar o desempenho e agilidade das máquinas atuais.

Para isso, a equipe da Universidade da Carolina do Norte buscou inspiração na natureza, analisando exaustivamente a estrutura óssea e muscular de morcegos para desenvolver um protótipo de robô voador que bate as asas como um desses animais.

O robô-morcego pesa apenas 6 gramas e é feito de uma liga metálica com alta elasticidade, que oferece ampla liberdade de movimentos mas sempre retorna a sua posição original, segundo o coordenador da equipe, Stefan Seelecke. "Esta é uma função desempenhada por vários músculos minúsculos, cartilagem e tendões em morcegos de verdade", diz o pesquisador.

Seelecke explica que o sistema muscular dos robôs usa uma liga metálica que responde ao calor de correntes elétricas. "O calor atua sobre fios ultrafinos, com a espessura de um fio de cabelo humano, fazendo com que eles se contraiam como 'músculos de metal'". Esse sistema permite que o robô responda rapidamente a mudanças de condições, como uma rajada de vento, exatamente da mesma maneira que um morcego real.

Além da utilização em sistemas de vigilância, Seelecke sugere que o robô-morcego também pode ajudar a ampliar os conhecimentos da aerodinâmica.

A pesquisa será apresentada em setembro em uma conferência da Sociedade Americana de Engenharia Mecânica, na Califórnia.

Fonte: http://tecnologia.terra.com.br


Gilberto Gil é contra punição a piratas

· 0 comentários


O ex-ministro da Cultura Gilberto Gil se declarou, em entrevista publicada hoje no jornal espanhol El País, contrário a punições à pirataria na Internet, exceto em casos de grande consenso social.

O cantor e compositor pediu demissão do cargo público em julho do ano passado, depois de cinco anos e meio a frente da pasta da Cultura.

Gil afirmou que as liberdades dentro de uma sociedade democrática estão em jogo. E disse que os limites às possibilidades que a tecnologia oferece ao público teriam que ser estabelecidos depois de um amplo debate democrático.

A declaração vai contra a posição das principais gravadoras. Em junho, a Associação Americana da Insútria Fonográfica venceu um processo nos Estados Unidos que condenou uma mulher a pagar 1,9 milhão de dólares a seis gravadoras por fazer download ilegal de suas obras. A americana Jammie Thomas foi condenada a pagar 80 mil dólares por cada uma das 24 músicas que baixou.

Gilberto Gil afirmou que no terreno cultural é preciso buscar um equilíbrio entre o interesse comum e a agenda do mundo capitalista.

Fonte: http://info.abril.com.br

Twitter contrata advogado do Google

· 0 comentários

O Twitter contratou Alexander Macgillivray, conselheiro do Google para produto e propriedade intelectual, como Conselheiro Geral, segundo noticiou The New York Times.
Macgillivray foi um membro importante da equipe legal do Google. Foi ele quem coordenou o controverso acordo com autores e editores pelo qual detentores dos direitos autorais liberam suas obras para digitalização e acesso via Google Books. O Departamento de Justiça dos Estados Unidos está investigando o acordo.
Com 36 anos, Macgillivray trabalhava na Wilson Sonsini Goodrich & Rosati, um escritório de advocacia bastante famoso no Vale do Silício, antes de ser chamado para trabalhar no Google.
Ainda segundo o jornal americano The New York Times, o Twitter agora busca um Chief Financial Officer.Uma clara demonstração de que a empresa está tentando monetizar seu serviço.
Macgillivray ainda é empregado do Google e a data oficial da sua saída ainda não foi divulgada.

Fonte: http://info.abril.com.br

Família Real inglesa está no Twitter

· 1 comentários

A Casa Real inglesa lançou um perfil oficial no Twitter que, de vez em quando, informa um pouco mais do que a agenda de seus membros ilustres.

Embora a maioria das mensagens seja apenas uma chamada para notas oficiais publicadas no site da monarquia, um ou outro comentário mais pessoal parece escapar.

Entre os importantes avisos a respeito da visita do Duque de York a um laboratório de seqüenciamento de DNA e a mensagem que anunciava a troca da guarda no palácio, pontualmente às 11h00, a Casa Real informou ontem que o Príncipe de Gales e a Duquesa da Cornuália fizeram compras na loja de departamento Marks and Spencer.

O conteúdo parece agradar um bom número de súditos: até o momento, são 7 813 pessoas seguindo o perfil TheBritishMonarchy. Os fiéis seguidores não contam, no entanto, com o mesmo interesse da Casa Real em seus assuntos pessoais, já que apenas três perfis (sendo um deles de uma empresa) têm o privilégio de serem seguidos pelo Twitter oficial de Sua Majestade.

Fonte: http://info.abril.com.br

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores