Dream e Magic: compare dois celulares com o Android

sexta-feira, 1 de maio de 2009 · 0 comentários

A HTC foi a primeira fabricante a lançar celulares baseados no Android, o sistema de código aberto do Google que chegou para competir com o iPhone da Apple. A empresa lançou até agora dois modelos, primeiro o Dream e depois o Magic (nenhum deles está disponível no Brasil).

De acordo com artigo publicado no jornal El País, os celulares - irmãos porém rivais - são bastante semelhantes, mas têm diferenças fundamentais que ajudam o consumidor a se decidir por um ou outro. Confira as principais.

Design
Segundo o
El País, o design é a principal diferença entre Dream e Magic. Os dois têm aparência muito similar e estão disponíveis em modelos branco e preto, mas apenas o Dream tem um teclado físico e completo QWERTY. A presença do teclado pode ser uma vantagem para quem usa muito e-mail ou SMS, já que os teclados virtuais, embora estejam cada vez mais avançados, podem ser mais incômodos.

Em compensação, o Magic traz o mesmo tamanho de tela (3,2") mas em um desig mais fino (13,65 mm, contra os 17 mm do Dream). É também mais leve - pesa 118,5 g com bateria, enquanto o Dream pesa 158 g.

Multimdía, memória e bateria
Ambos os modelos têm câmera de 3 megapixels, mas o Dream não permite gravar vídeo - o que deve ser sanado com as próximas atualizações do Android.

O Magic é um modelo mais avançado - e isso é notável. O Dream tem 256 MB de ROM frente aos 512 MB do Magic, o que se traduz em uma maior velocidade de resposta e pode ser um grande diferencial na hora de navegar pela internet, um dos pontos fortes destes aparelhos, que reproduzem a experiência de navegação em um computador.

A bateria também é crucial nestes aparelhos. Por ser menor, o Magic tem vantagem também neste aparato - pelo menos em teoria. Ele garante 120 horas, frente às 100 horas do Dream.

Conectividade e serviços
Em outras funcionalidades, não existem tantas diferenças, assinala o El País. Ambos têm conexão Wi-Fi e Bluetooth, incorporam antena GPS, conexão MiniUSB, são quadribanda e estão preparados para as redes 3G com velocidade de upload de até 2 Mb/s e 7,2 Mb/s para downloads (sempre dependendo do serviço da operadora).

Os dois têm acelerômetro e bússola digital para manipular as imagens apenas movendo o terminal. Obviamente, os dois têm acesso direto aos prnicipais serviços móveis do Google, incluindo o Android Market, mercado de aplicativos para o sistema.

A conclusão é que o modelo Dream é mais indicado para quem usa muito correio eletrônico e mensagens de texto e não quer gravar vídeo com o celular. O Magic será preferência de quem quer um celular rápido e que não pese no bolso, quem gosta de ter "o mais recente" em termos de tecnologia e quem precisa de uma bateria que dure mais.

Fonte: www.terra.com.br

Cientistas criam câmera mais rápida do mundo

· 0 comentários

Cientistas anunciaram ter testado uma câmera capaz de capturar mais de seis milhões de imagens por segundo, que está sendo chamada de câmera mais rápida do mundo.

Segundo artigo publicado na revista científica Nature, o aparelho captura imagens em menos de meio bilionésimo de segundo, uma velocidade seis vezes maior do que as câmeras mais modernas vendidas no mercado.

A técnica apelidada de Serial Time-Encoded Amplified Microscopy - ou Steam - funciona através de pulsos de laser.

Câmeras digitais normais usam uma técnica chamada Dispositivo de Carga Acoplada (CCD, em inglês) para formar uma imagem. Os CCDs contêm chips semicondutores que produzem elétrons quando em contato com a luz. Estes elétrons são analisados pelos chips e seus sinais são amplificados eletronicamente e transformados em imagem digital.

Este processo é relativamente lento. Uma câmera digital convencional consegue captar 30 imagens por segundo. As melhores câmeras capturam cerca de um milhão de imagens por segundo. Mais do que isso, e a falta de luz ou excesso de ruído eletrônico fazem com que as imagens fiquem fora de foco e opacas.

Arco-íris
A técnica Steam, desenvolvida por físicos que trabalham na Universidade da Califórnia, forma uma espécie de "arco-íris bidimensional" de cores.

Este arco-íris bidimensional é projetado, via um pulso de laser, no objeto que é fotografado. Cada parte do arco-íris ilumina o objeto de forma diferente, dependendo dos tons de claro e escuro do objeto.

O arco-íris bidimensional bate no objeto e é refletido, sendo recapturado pela câmera. Ao retornar à câmera, as diferenças em cada parte do reflexo do arco-íris são analisadas pela câmera e transformadas em uma imagem.

A câmera com o sistema Steam é mais rápida do que a CCD porque o processo eletrônico é muito mais simples, afirma Keisuke Goda, um dos cientistas que assina o artigo publicado na Nature.

Uma câmera convencional precisa formar imagens a partir de milhões de pixels, enquanto a que usa o sistema Steam precisa processar as informações contidas em apenas um arco-íris bidimensional.

Câncer
Segundo os cientistas, a técnica Steam poderia, em tese, ser usada na observação de células ou até na detecção de doenças, como câncer.

No caso de tumores, células cancerígenas são muito difíceis de serem detectadas nos estágios iniciais da doença, porque elas aparecem em número muito reduzido na corrente sanguínea.

Atualmente, médicos procuram tumores em pequenas amostragens de sangue, mas o índice de erro é muito alto.

"As chances de que uma destas células (cancerígenas) apareça em uma amostra de sangue observada em um microscópio são quase inexistentes", diz Gode.

Como a câmera com o sistema Steam é muito rápida, ela poderia analisar individualmente as células da corrente sanguínea de um paciente.

Para que a câmera possa ser usada nestes casos, os cientistas ainda precisam aumentar a resolução das imagens. Atualmente a resolução da imagem equivale a 2,5 mil pixels. Os cientistas querem elevar a resolução para 100 mil.

A equipe também está tentando formar imagens tridimensionais com o sistema.

"Nosso próximo passo é melhorar a resolução espacial para que possamos fazer imagens claríssimas da estrutura interna de células", disse o cientista Bahram Jalali, envolvido no projeto.

"Ainda não chegamos lá, mas se conseguirmos isso, não haverá limites para as aplicações (desta técnica) na biologia."

Fonte: www.terra.com.br

Austrália desenvolve carro-robô sem motorista

· 0 comentários

Um grupo de especialistas em inteligência artificial e robótica da Universidade de Sydney, na Austrália, tem como objetivo desenvolver veículos autônomos para serem usados em situações reais, diminuindo chances de acidentes em ao menos dez vezes.

A equipe está trabalhando em um protótipo - uma RAV4 da Toyota transformada pelos pesquisadores - que será testado ainda neste ano na Austrália. O carro, sem motorista, é movido por um grupo de quatro computadores com processadores Intel Core 2 Duo e sistema operacional Linux, percebe o ambiente através de uma combinação de câmeras 3D, GPS, sistema de navegação inerte e sensores de laser para evitar obstáculos, e sistema de controle de tráfego.

O atual responsável pelo projeto é o brasileiro Fábio Ramos, professor de inteligência artificial e robótica em Sydney. No momento, "meus alunos de PhD estão escrevendo um software para o carro adquirir mapas em 3D da cidade. Esses mapas contém tanto informações de distância como de aparência, cor e textura", disse Ramos.

De acordo com o especialista, simplificando, "a idéia é terminar um protótipo de um carro que possa levar a pessoa ao local que deseja com um apertar de botão", disse ele. Mas, para isso, o time tem que fazer com que o carro reconheça objetos do ambiente, como percorrer uma área na cidade e, através de sensores, detectar objetos como outros carros e identificar locais como, por exemplo, estacionamentos.

Ou ainda, no caso de uma área com muitos prédios próximos uns dos outros, identificar como o centro da cidade e, assim, ir mudando a velocidade e padrões de comportamento. "Isso já está acontecendo, mas um sistema seguro e robusto às mudanças no ambiente ainda vai demorar algum tempo", explicou Ramos.

Segundo o pesquisador, o maior problema é a imprevisibilidade do comportamento humano, impossível de colocar em um robô. "O carro não percebe que motoristas se comportam de forma repentina. Se fosse previsível, se todos os outros carros fossem também robôs, ou se os humanos dirigissem com cautela, poderíamos utilizá-los nas ruas agora", afirmou.

Sem risco de bafômetro
Outra vantagem do carro robótico seria o conforto de poder ir a uma festa sem preocupar-se com o nível de álcool consumido. "No caso, não teria problema. Afinal, o carro não fica bêbado. Então, a pessoa alcoolizada poderia só entrar no carro e apertar o botão para voltar para casa seguro", explicou Ramos.

No entanto, a utilização desses carros autônomos em cidades ainda é uma realidade um pouco distante. "Para ser totalmente automático, caso o ambiente não seja modificado em função do carro, eu diria que teríamos que esperar mais uns 15 a 20 anos para tê-los nas ruas", afirmou.

Por enquanto, o pesquisador acredita que no prazo de cinco a dez anos, haverá, aos poucos, novos graus de autonomia sendo incluídos nos carros. Como já há, "no caso do piloto automático, que mantêm a velocidade, radares como na Mercedes, caso o carro da frente parar de repente, o sensor faz com que o carro perceba a mudança e pare automaticamente. Isso tudo já existe", disse Ramos. "O que está para acontecer ainda é um sistema de alerta para o motorista caso, por exemplo, existir um pedestre no caminho ou para estacionar automaticamente."

O carro robotizado é uma RAV4 da Toyota que foi totalmente transformado e desenvolvido na Austrália, com ajuda inicial de um time da Universidade de Berkeley, nos Estados Unidos, que ajudou na logística, suporte de material e desenvolvimento de software.

De acordo com Ramos, no primeiro teste realizado em uma cidade modelo na Califórnia, montada especialmente para a experiência, os veículos tinham que obedecer sinais de trânsito, marcas na estrada, regras de tráfego e possuíam sensores, além de ter que desviar uns dos outros quando necessário, sem ajuda humana ou de controle remoto.

Nesse caso, a velocidade média dos carros foi de 35 a 40 km/h, chegando a um máximo de 60km/h, de acordo com Ramos. A tecnologia desenvolvida pelo Centro Australiano de Robótica de Sydney já existe em prática em algumas minas de ferro e portos do país, onde há estrutura adequada e previsibilidade para os veículos.

Na porto da cidade de Brisbane, por exemplo, há 25 máquinas-guindastes para contêiners trabalhando autonomamente, necessitando apenas de um operador para todo o monitoramento.

Fonte: www.terra.com.br

Mercado de software cresce 35% e chega a US$ 15 bi no Brasil

· 0 comentários

O mercado nacional de software e serviços movimentou, em 2008, US$ 15 bilhões no Brasil, com uma elevação de 35% sobre o ano anterior. Os números foram divulgados nesta quinta-feira pela Associação Brasileira das Empresas de Software (Abes), a partir de pesquisa da consultoria IDC, que mapeou o setor de software no Brasil.

Apesar do crescimento, mundialmente o país manteve a 12ª posição, com um mercado interno que equivale a 1,68% do total global. Os Estados Unidos ocupam a primeira colocação no ranking, com um mercado doméstico de US$ 339,6 bilhões, seguido pelo Japão, que movimentou US$ 71,7 bilhões em softwares no ano passado.

Dos US$ 15 bilhões movimentados no Brasil, US$ 5 bilhões foram gerados pelos programas em si e US$ 10 bilhões pelos serviços a eles atrelados.

Quase 50% da demanda veio dos setores financeiro e industrial, diz a pesquisa do IDC apresentada pela Abes.

O setor brasileiro de software é composto por 8,5 mil empresas, entre as que desenvolvem, distribuem e comercializam. Entre as desenvolvedoras, 94% são consideradas micro e pequenas empresas.

Fonte: www.terra.com.br

Google lança sistema que rastreia gripe suína no México

quinta-feira, 30 de abril de 2009 · 0 comentários

Julie Steenhuysen

Usando uma nova arma de rastreamento, a gigante de buscas na Internet Google disse nesta quarta-feira que registrou um pico em pesquisas por informações sobre a gripe entre os mexicanos na semana passada, mesmo antes de notícias do surto ter se tornado mais amplamente conhecidas.

O Google disse que reuniu um sistema de rastreamento de tendências da gripe no México baseado na ferramenta Google de rastreamento de gripe lançada no ano passado e que é usado pelos Centros de Controle e Prevenção de Epidemias dos EUA para descobrir onde estão os pontos de foco da gripe.

A ferramenta se baseia nas observações do Google de que pessoas gripadas tendem a buscar o mesmo tipo de informações na Internet, e essas pesquisas podem ser usadas para fazer previsões de onde um está ocorrendo um surto.

"Nós temos visto evidências no México de que usuários do Google também pesquisam temas relacionados à gripe quando estão com alguns dos seus sintomas," afirmou o principal engenheiro da ferramenta na Google, Jeremy Ginsberg, em uma teleconferência.

Estudos mostram que entre 35 e 40 por cento de todas as visitas de usuários à Internet são de pessoas procurando informações sobre saúde.

Ginsberg disse que os dados mexicanos não foram comparados com os dados anteriores sobre casos de gripe no México, como faz a ferramenta nos EUA, e portanto os dados podem não ser confiáveis.

Mas ele também afirmou que a empresa está otimista de que o sistema, que gera mapas baseados em altas no número de pesquisas sobre gripe, "reflita os movimentos reais da gripe."

Fonte: www.terra.com.br

América Móvil espera crescimento mais lento com a crise

· 0 comentários

A maior operadora de celular do México, América Móvil, que também controla a Claro no Brasil, avisou nesta quarta-feira que deve ganhar menos novos assinantes do que o esperado devido às condições econômicas desfavoráveis.

Diretores da empresa afirmaram a analistas em uma teleconferência que o objetivo antigo de conseguir 19 milhões de novos assinantes em 2009 não seria mais atingível devido à crise econômica. O acréscimo deve ser de 10 a 15 por cento menor que a meta, disseram.

A América Móvil, que faz parte do império do bilionário Carlos Slim, anunciou excelentes resultados para o primeiro trimestre na última terça-feira. Analistas afirmam que os resultados demonstram que a empresa está em uma posição melhor para superar a crise financeira do que seus concorrentes, bem como a maioria das empresas mexicanas.

A América Móvil conseguiu 3,9 milhões de novos clientes entre janeiro e março e agora tem um total de quase 187 milhões em toda a América Latina.

A companhia, que espera investir por volta de 3 bilhões de dólares em suas operações na região neste ano, também afirmou que estuda vender computadores portáteis, o que deve aumentar seus ganhos com transmissão de dados.

A empresa tem operações em 18 países, e, na região da América Latina, compete com a espanhola Telefônica.

(Reportagem de Cynthia Barrera Diaz)


Fonte: www.terra.com.br

Nº de páginas com abuso infantil na web caiu 6%, diz relatório

· 0 comentários

A organização britânica de fiscalização da internet Internet Watch Foundation (IWF) informou em seu relatório anual que ocorreu uma queda de 6% no número de páginas internacionais com conteúdo de abuso infantil.

O relatório também destaca o fato de que, em 2008, 74% dos domínios de internet rastreados pelo IWF foram de operações comerciais, que vendem imagens de crianças. Em 2007, este índice era de 80%.

No entanto, a organização relatou também que ocorreu um aumento das imagens consideradas graves: em 2008, 58% dos domínios com imagens de abuso infantil continham imagens que envolviam penetração ou tortura. Em 2007, foram 47% dos domínios.

"Estas páginas, apesar de seus números estarem caindo, representam um problema extremamente grave", afirmou o diretor-executivo da IWF, Peter Robbins. "As grandes redes de inteligência que temos com números telefônicos (para denúncias) e colegas da polícia em todo o mundo para apoiar ações internacionais estão fazendo uma grande diferença. Mas a forma sofisticada com que estas páginas operam ainda nos apresenta um desafio global muito complexo", acrescentou.

Queda
A IWF aponta em seu relatório uma queda em outras categorias. Em 2008, 69% das crianças mostradas em
sites com imagens de abuso aparentavam ter dez anos ou menos; 24%, seis anos ou menos e 4%, dois anos ou menos. Em 2007, 80% das crianças mostradas aparentavam ter dez anos ou menos.

O secretário britânico para Comunicação e Tecnologia, Stephen Carter, elogiou as ações da IWF.

"Tenho acompanhado o trabalho da IWF por muitos anos e continuo impressionado pelo apoio que conseguiu da indústria e pela variedade de táticas para combater (a divulgação de) conteúdo de abuso sexual infantil na internet, que geraram um impacto tão positivo no mundo todo", afirmou.

Apesar dos elogios, a IWF afirma em seu relatório que o maior desafio ainda é a natureza global da distribuição de imagens de abuso sexual infantil pela internet.

Para a organização ações internacionais coordenadas da polícia, em parceria com números telefônicos para denúncias, podem combater os sites com estes conteúdos.

Além disso, a organização também propõe parcerias entre os setores público e privado, envolvendo provedores de internet, para combater o abuso infantil, além de outras ações como a promoção de serviços de filtros para evitar o acesso acidental a estes sites e esquemas nacionais para retirar do ar conteúdos criminosos mais rapidamente.

Fonte: www.terra.com.br

Celular com download gratuito de música chega às lojas

quarta-feira, 29 de abril de 2009 · 0 comentários


Começa a ser vendido hoje no Brasil o celular touchscreen Nokia Comes With Music 5800, que dá direito a acesso ilimitado a uma biblioteca de mais de 3 milhões de músicas. O aparelho já estava em pré-venda e ainda pode ser comprado na loja virtual da Nokia por R$ 1.799, desbloqueado, preço que a partir de agora poderá variar de acordo com a operadora.


Novo laptop ultrafino tem bateria com 9h de duração

· 0 comentários

A Acer lançará no Brasil uma nova linha de notebooks ultrafinos e com menor consumo de energia. Os notebooks da série Aspire Timeline têm bateria de seis células, que garantem nove horas ininterruptas de funcionamento, e devem chegar ao País no começo de junho.

A nova série conta com várias tecnologias que ajudam a reduzir o consumo de energia, aumentando a autonomia da bateria em até 40%. Um sistema que redireciona o resfriamento de ar pelos laptops deixa os aparelhos mais leves e eficientes, enquanto uma tecnologia com processador de baixa voltagem diminui a luz de fundo da tela, resultando em uma redução de energia de 33% em comparação aos notebooks comuns, segundo o fabricante. O usuário também pode alterar as configurações avançadas de economia de energia.

A série Aspire Timeline oferece três modelos, com telas de 13,3", 14" e 15,6". Com 24 milímetros de espessura e tampa feita com alumínio, os notebooks ultrafinos pesam entre 1,6 e 2,4 quilos.

Os notebooks vêm com sistema operacional Windows Vista Home Premium e são equipados com placa Wi-Fi e WiMAX, webcam, memória DDR3 expansível até 8 GB, disco rígido de 250 GB a 500 GB (dependendo do modelo), leitor de cartões 4 em 1, gravador de DVD com dupla camada e Bluetooth 2.0.

Os novos laptops da Acer devem chegar às lojas brasileiras em junho, com preço sugerido de R$ 2.999.

Fonte: www.terra.com.br

Obama escolhe CEO do Google para conselho de tecnologia

· 0 comentários

O presidente-executivo do Google, Eric Schmidt, foi escolhido como um dos conselheiros em Ciência e Tecnologia do governo Barack Obama. O Council of Advisors on Science and Technology (PCAST) é um grupo composto por alguns dos mais importantes cientistas e engenheiros dos Estados Unidos e tem como objetivo discutir novas políticas nessas áreas, informou o site TechCrunch.

"O PCAST será encarregado de me orientar sobre estratégias nacionais para fomentar e manter uma cultura de inovação científica", disse o presidente americano, segundo o site TG Daily.

Schmidt já havia participado da campanha de Obama para a presidência, e também é membro da Junta de Conselheiros para a Transição Econômica do governo americano.

Craig Mundie, diretor de pesquisa e estratégia da Microsoft, também foi escolhido para o conselho.

Fonte: www.terra.com.br

Windows 7 terá "modo XP" embutido

terça-feira, 28 de abril de 2009 · 0 comentários

Cópias do Windows 7 versão Release Candidate, ou seja, a última versão antes do lançamento, já vazaram na internet e dominam torrents e sites ilegais de downloads de arquivos. De posse dessas cópias ilegais, alguns usuários conseguiram encontrar uma função que promete fazer sucesso, o modo XP, que "emula" o Windows XP no novo sistema.

Esta pode ser uma boa notícia para os amantes da versão mais popular do sistema operacional da Microsoft. Com o módulo ativado, é bem possível que aplicativos do XP rodem normalmente no Windows 7, de forma oficial e sem "engasgos", noticiou o site Übergizmo. Assim, a versão 7 do sistema operacional da Microsoft seria muito mais atraente para usuários que não se interessaram pelo Windows Vista e continuaram com o XP.

De acordo com o site CNET, o modo XP funcionaria com uma virtualização do sistema lançado em 2001, utilizando a tecnologia Virtual PC, que foi adquirida em 2003 pela Microsoft.

"O modo Windows XP foi especialmente desenvolvido para auxiliar as pequenas empresas a mudarem para o Windows 7. Ele proverá a flexibilidade de rodar muitos dos antigos aplicativos de produtividade em um PC com o novo sistema", declarou a Microsoft em seu blog oficial.

"Tudo o que será necessário fazer é instalar os programas diretamente no modo XP que é um ambiente virtual rodando sob o Windows Virtual PC. Os aplicativos serão mostrados na mesa do Windows 7 e será possível rodá-los direto dessa última versão", completou.

O Virtual Windows XP, possível nome especulado por diversas fontes, não estava presente nas versões anteriores do Windows 7 distribuídas ao público desde o ano passado. Segundo Paul Thurrott e Rafael Rivera do Windows SuperSite, o virtualizador não virá na caixa do Windows 7, mas estará disponível para download gratuito para os compradores das versões Professional e Ultimate.

A Microsoft corrobora a declaração afirmando que "lançará a versão beta tanto do modo Windows XP quanto do Windows Virtual PC para o Windows 7 Professional e Windows 7 Ultimate".

Lançada versão 3.5 beta do navegador Firefox

· 0 comentários

A Fundação Mozilla lançou nesta segunda-feira a versão 3.5 beta de seu navegador Firefox. Entre as novidades está a aguardada navegação privada. O Firefox 3.5 beta 4 está disponível em português para Windows, Linux e Mac OS X

Segundo o site Webware, este é o quarto beta da nova versão, entretanto é o primeiro depois que a Fundação decidiu chamar a versão 3.1 de 3.5, graças ao grande número de modificações que a atualização trará.

Além de melhor desempenho com JavaScript e navegação privada, a nova versão trará suporte às tags "" e "", existentes no HTML 5; bem como suporte a interfaces multitoque, cono pode ser lido na Wikipédia (http://en.wikipedia.org/wiki/Firefox#Version_3.5.)

Este deve ser o último beta antes das versões Release Candidate (RC), que antecedem o lançamento final, ainda sem data marcada, e interessados podem baixá-lo, em português, para os sistemas Windows, Mac OS X e Linux, a partir do atalho http://tinyurl.com/38on56.

Fonte: www.terra.com.br

IBM cria software para enfrentar humanos em programa de TV

· 0 comentários

John Markoff

O programa de perguntas e respostas na televisão Jeopardy! encontrou muito sucesso, e agora se tornou o mais novo desafio do setor de inteligência artificial. A IBM anuncia que está nos estágios finais de trabalho para o desenvolvimento de um software para enfrentar os concorrentes humanos no Jeopardy!. Caso o programa seja capaz de vencer os seres humanos, o ramo da inteligência artificial terá conquistado um grande salto à frente.

Os cientistas da IBM no passado desenvolveram um programa de xadrez, executado por um supercomputador conhecido como "Deep Blue". O programa conseguiu superar o então campeão mundial de xadrez Garry Kasparov em um controvertido torneio, em 1997. (Kasparov considerou que o resultado havia sido desleal e, em uma disputa posterior contra nova versão do programa, garantiu um empate.)

Mas o xadrez é um jogo de limites, com peças cujos poderes estão claramente delimitados. Já Jeopardy! requer um programa com a agilidade necessária para ponderar uma gama quase infinita de relações e para realizar sutis comparações e interpretações. O software precisa interagir com seres humanos nos termos destes, e fazê-lo rapidamente.

De fato, os criadores do sistema ¿ ao qual a empresa deu o nome "Watson", em referência a Thomas Watson, o fundador da IBM - afirmaram que ainda não confiavam plenamente em que seu sistema conseguisse concorrer com sucesso no programa de televisão, cujos campeões costumam acertar as respostas em média 85% das vezes.

"O grande objetivo é levar os computadores a ganharem a capacidade de conversar em termos humanos", disse o líder da equipe, David Ferrucci, um pesquisador de inteligência artificial da IBM. "E ainda não chegamos lá".

A equipe não está planejando desenvolver uma máquina dotada de capacidade verdadeira de pensar, mas sim uma nova classe de software capaz de "compreender" questões humanas e de responder a elas corretamente. Um programa como esse poderia ter imensas implicações econômicas.

A despeito de mais de quatro décadas de experiências com inteligência artificial, os cientistas realizaram progressos apenas modestos, até agora, na construção de máquinas capazes de compreender linguagens e interagir com seres humanos.

A disputa proposta representa um esforço, da parte da IBM, para provar que seus pesquisadores são capazes de realizar significativos avanços técnicos ao enfrentar "grandes desafios", como a incursão anterior da empresa no mundo do xadrez. O novo projeto se baseia em três anos de trabalho por uma equipe de pesquisa que cresceu até que abarque 20 especialistas em campos como o processamento natural de linguagem, aprendizagem mecânica e recuperação de informações.

Sob as regras da disputa, que a companhia negociou com os produtores de Jeopardy!, o computador não terá de emular todas as qualidades de um candidato humano. As questões lhe serão encaminhadas em forma de texto eletrônico. Os participantes humanos tanto lêem a questão como texto quanto a ouvem, proposta por Alex Trebek, o apresentador do programa. O computador se pronunciará meio de um sintetizador de voz, para responder às perguntas e escolher a categoria seguinte.

Os pesquisadores da IBM disseram que seu plano era levar um computador Blue Gene a Los Angeles, para que pudesse participar do concurso. Para que ele enfrente um desafio com recursos mais parecidos com os dos participantes humanos, o computador não estará conectado à internet, mas apresentará respostas com base em textos que "leu", ou seja, processou e indexou, antes do programa.

Há certo ceticismo quanto a esse esforço, entre os pesquisadores que trabalham nesse campo. "Para mim, isso parece mais uma demonstração do que um grande desafio", disse Peter Norvig, cientista da computação que é diretor de pesquisa no Google. "Isso permitirá explorar diferentes capacidades, mas não mudará a maneira pela qual esse campo de trabalho funciona".

Os pesquisadores da IBM e produtores de Jeopardy! disseram que estavam considerando que forma o ciberconcorrente deveria ter e qual seria seu sexo. Uma possibilidade seria utilizar um avatar animado exibido em uma tela de computador.

"A discussão sobre o assunto acaba de começar", disse Harry Friedman, produtor executivo de Jeopardy!. "Todos nós concordamos em que a imagem não deveria ser a Robby, o Robô".

Friedman acrescentou que também estavam pensando sobre quem deveriam ser os participantes humanos, e consideram a possibilidade de convidar Ken Jennings, o lendário campeão que venceu o programa 74 vezes consecutivas, faturando US$ 2,52 milhões em prêmios, em 2004.

A IBM não revela que tamanho exatamente teria o banco de dados interno do sistema. O volume efetivo de informação poderia ser uma fração significativa da World Wide Web, tal qual atualmente indexada pelo Google, mas pesquisadores de inteligência artificial afirmam que o acesso a mais informações não seria a chave mais importante para a melhora do desempenho do sistema.

Eric Nyberg, cientista da computação na Universidade Carnegie Mellon, está colaborando com a IBM na pesquisa, para desenvolver sistemas de computação capazes de resolver questões não limitadas a tópicos específicos. A verdadeira dificuldade, disse Nyberg, não é conduzir buscas em um banco de dados, mas fazer com que o computador compreenda aquilo que deveria estar procurando.

O sistema deve ser capaz de lidar com analogias, trocadilhos, afirmações de duplo sentido e relações como vínculos de tamanho e local, tudo isso em velocidade relâmpago. Em uma exibição realizada no laboratório da IBM em Yorktown Heights, recentemente, contra dois pesquisadores da empresa, o software Watson parecia competente e agressivo, mas não deixou de cometer alguns erros intrigantes.

Por exemplo, diante da afirmação "vizinho a Síria e Israel, este pequeno país tem apenas 216 quilômetros de comprimento e 56 quilômetros de largura", Watson superou os concorrentes ao responder, rapidamente, "O que é Líbano?" Momentos mais tarde, porém, o programa tropeçou quando respondeu com igual rapidez que "lençol" era uma fruta.

A maneira de resolver esses problemas, disse Ferrucci, não é criar um banco de dados com nomes de frutas, mas melhorar a capacidade do programa de compreender como são fornecidas as pistas em Jeopardy!. A complexidade do desafio é sublinhada pela sutileza envolvida em captar o significado exato de uma sentença humana falada.

Por exemplo, uma frase como "eu nunca disse que ela roubou meu dinheiro" pode ter sete significados diferentes, a depender de que palavra for enfatizada. "Nós amamos esse tipo de sentença", disse Nyberg. "É sobre elas que falamos quando saímos juntos para uma cerveja depois do trabalho".

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times

Rapidshare quebra sigilo de usuários na Alemanha

· 0 comentários

O serviço Rapidshare teria oferecido a gravadoras alemãs os endereços dos IPs do computador de alguns de seus usuários, segundo o site Slashdot. A suspeita surgiu depois que um usuário do serviço teve sua casa invadida pela polícia alemã, há algumas semanas. O acusado teria utilizado o Rapidshare para compartilhar o álbum Death Magnetic, da banda Metallica, que apareceu na internet um dia antes de seu lançamento oficial, ocorrido em 2008.

Segundo o site TorrentFreak, a princípio não se sabia como a polícia havia chegado ao infrator. Porém, um site de notícias da Alemanha descobriu que a investigação pode ter sido baseada no parágrafo 101 da lei alemã de direitos autorais, sob a qual os serviços online devem fornecer identificação de usuários infratores para a justiça.

A suspeita é a de que diversas gravadoras, então, estariam usando o parágrafo como forma de intimidar o Rapidshare e conseguir os IPs de usuários que compartilham música com direitos reservados.

O TorrentFreak explica que o parágrafo 101 facilita a obtenção de dados pessoais de usuários suspeitos, permitindo que responsáveis por direitos autorais consigam uma permissão para a exigência de um juiz civil.

Caso isso realmente esteja acontecendo, usuários que distribuem arquivos por serviços alemães, inclusive servidores BitTorrent, podem estar em risco de serem revelados.

Fonte:www.terra.com.br

Windows 7 terá versão final de teste disponível em 5 de maio

· 0 comentários

Na semana passada correram rumores de que a versão Release Candidate do Windows 7 seria liberada em 5 de maio. A Microsoft anunciou no blog oficial do seu sistema operacional que a versão final de teste estará mesmo disponível para download a partir dessa data. A notícia é do site TG Daily.

Mesmo antes disso, o Windows 7 poderá ser baixado por desenvolvedores (participantes da MSDN - Microsft Developer Network) e assinantes da TechNet, comunidade de profissionais de TI da empresa, já no dia 30 de abril. Porém, o site CNET informa que esta última versão, a build 7100, já estaria disponível na internet de forma não-oficial, pois a Microsoft já teria colocado o "relelase candidate" nas mãos de um seleto grupo de pessoas.

"Estou feliz em compartilhar com vocês que o RC está a caminho para que em 30 de abril ele possa ser baixado pelos usuários da MSDN e da TechNet. Para o público comum, a disponibilidade começará a partir do dia 5 de maio", disse Brandon LeBlanc, funcionário da empresa de Bill Gates.

A Microsoft também aproveitou o post para agradecer a todos os beta testers por enviarem muitas sugestões e críticas. Foi registrado um formulário de beta test a cada 15 segundos em uma semana. A empresa espera que esta versão seja a última antes do lançamento oficial do sistema operacional.

O Windows 7 está previsto para ser lançado em janeiro de 2010, mas ainda segundo o site TG Daily rumores indicam que os planos podem ser modificados pela Microsoft. Baseado no sucesso e na rapidez do ciclo de desenvolvimento do Windows 7, os usuários e muitos analistas esperam ter seu mais novo sistema operacional nas prateleiras já para as festas deste final de ano. A única data oficial confirmada pela Microsoft, no entanto, continua sendo no início do próximo ano.

Fonte: www.terra.com.br

Softwares atualizados - 27 de abril de 2009

segunda-feira, 27 de abril de 2009 · 0 comentários

Alguns softwares, mesmo nas atualizações mais discretas, podem ganhar novos recursos, melhorias no funcionamento ou desempenho e correções importantes. Nesta seção, você encontrará dicas de programas interessantes que recebeu alguma destas alterações. Fique ligado, pois a equipe do Tenologia News publicará com freqüência estas informações, então, você não ficará por fora das novidades mais quentes!




Ubuntu 9.04


  • Vem com a versão mais recente do GNOME (2.26);
  • As configurações de internet foram facilitadas, então, até mesmo usuários menos experientes terão facilidade para se conectar;
  • Novos programas incluídos e os antigos estão com as versões mais recentes (Firefox, OpenOffice, F-Spot, por exemplo);
  • Novos esquemas de cores e visual remodelado;
  • Suporta controle do sistema por gestos do mouse e comandos de tecla (tanto para fins de produtividade como de acessibilidade);
  • Inicialização mais rápida que a das versões anteriores.


Haihaisoft Universal Player


  • Adicionadas mais opções de skin;
  • Estabilidade do programa melhorada;
  • Codecs para Flash atualizados;
  • Lista de rolagem lida melhor com arquivos de nomes contendo caracteres especiais;
  • Mais formatos suportados (mais de 400 tipos de arquivo ao todo);
  • Inserida uma biblioteca de mídia para organização de coleções de áudio e vídeo.


MAMEUI


  • Gerenciamento de memória e consumo de recursos aprimorados;
  • Controles de vídeo melhorados;
  • Algumas cores que eram exibidas de forma errada na tela foram removidas;
  • Os game agora têm mais compatibilidade com o mouse;
  • Mais CPUs adicionadas;
  • Suporta novos games.

Kaspersky Internet Security 2010


  • Visual remodelado;
  • Suporte de segurança para Firefox com filtro de links;
  • Novo modo para games, que protege o seu PC sem atrapalhar os jogos em andamento;
  • Recuperador de disco;
  • Mais segurança para pastas compartilhadas;
  • Mecanismos de detecção aprimorados para reter ameaças mais recentes.


Recuva - File Recovery


  • Suporte a recuperação de arquivos CRW (arquivos RAW da empresa Canon);
  • Campo que exibe o tempo restante para finalização dos processos;
  • Melhor suporte aos arquivos em partições FAT 32;
  • Restaura nomes de músicas deletadas do iPod;
  • Visual remodelado;
  • Sistema de busca por arquivos deletados aprimorado.

FlashGot


  • A barra de progresso não trava mais com links de sites como o RapidShare;
  • Suporte a novos sites de download;
  • Os nomes dos arquivos baixados estão em fonte Arial 2 (melhor para ler que a fonte antiga);
  • Suporte a links do RapidShare aprimorados.

foobar2000


  • Lista de álbuns carregada com mais precisão;
  • O número de erros que travavam o player caiu;
  • Melhorado o suporte a WavePack e AAC;
  • As imagens do artista agora podem ser vistas pelo visualizador de album art.


LimeWire

  • Depois de passar por uma reforma total no visual, agora os desenvolvedores fizeram alguns pequenos ajustes para deixá-la mais agradável e alinhada;
  • O widget de compartilhamento foi aprimorado e trava bem menos agora;
  • As caixas de seleção do widget de compartilhamento foram removidas;
  • Reconhecimento melhor da rede (próximo ao nível das versões 4).

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores