Dica rápida para transferir arquivos grandes via Bluetooth

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 · 0 comentários

Existem diversas opções para transferir arquivos entre um smartphone e um PC. Você pode transferí-los via USB, usar um adaptador para acessar diretamente os arquivos do cartão, ou mesmo acessá-los diretamente, via Bluetooth.

Entretanto, como você faria para copiar um arquivo de, digamos, 500 MB, entre dois smartphones, sem ter um PC por perto? O arquivo é muito grande para enviá-lo diretamente via Bluetooth e também grande demais para ser acomodado na memória interna, caso optasse por trocar os cartões. A menos que você usasse um N96, ou outro aparelho com uma unidade de 8 ou 16 GB de memória interna e suporte simultâneo a cartões microSD, este seria um problema complicado de resolver.

A solução é utilizar o Bluetooth, mas de uma forma um pouco diferente.

Começando do princípio, existem dois profiles Bluetooth de transferência de arquivos: o OPP e o FTP. O OPP é o profile usado quando você usa a função de "Enviar via Bluetooth" oferecida pelo sistema, que faz com que o arquivo seja recebido como uma mensagem.

O OPP é bastante prático (basta acessar as propriedades do arquivo e enviar), mas ele possui diversas limitações. A principal delas é que os arquivos recebidos via OPP são sempre salvos na memória flash interna (e não no cartão), o que limita os arquivos ao espaço disponível, tornando impossível transferir arquivos muito grandes. A transferência de pastas com vários arquivos também é complicada, já que você precisa transferir um de cada vez.

Diferente do OPP, o FTP permite transferir os arquivos diretamente para o cartão de memória, sem limite de tamanho. Um bom exemplo de cliente Bluetooth FTP é o BlueFTP, disponível no http://www.medieval.it/content/view/40/53/. Ele resolve nosso problema, permitindo transferir os arquivos diretamente.

Ele é um aplicativo J2ME, que roda na maioria dos aparelhos, incluindo modelos com o S60 e com o Windows Mobile (com exceção dos aparelhos com a versão Standard, que não permite o acesso direto aos arquivos do cartão). A parte ruim de ser baseado no interpretador Java é que ele exibe um grande volume de confirmações ao ler e escrever dados que, infelizmente, não é possível desativar. Para usar, basta instalar o arquivo .jad no aparelho que vai realizar o acesso, usar a opção "Search Devices" para localizar o segundo aparelho e aceitar os prompts de conexão.

A interface imita a dos clientes de FTP para PCs, com duas abas, uma para os arquivos locais e outra para os arquivos remotos. Basta selecionar a pasta para onde serão baixados os arquivos na aba da esquerda e navegar entre os arquivos do outro aparelho usando a aba da direita. Você pode tanto baixar quanto dar upload de arquivos, com o tamanho ficando restrito apenas ao espaço disponível no cartão:

A transferência fica limitada a pouco mais de 40 KB/s, mas com um pouco de paciência é possível copiar até mesmo arquivos de vídeo. É mais uma tarefa que passa a poder ser feita diretamente entre dois smartphones, sem precisar do PC.


Domínio dos laptops pode tornar PCs de mesa obsoletos

· 0 comentários

A era do computador de mesa parece ter acabado depois que as vendas de de seu primo portátil, o laptop, dispararam e os consumidores passaram cada vez mais a procurar máquinas leves e com design bonito para uso em qualquer lugar.

Não havia um único computador de mesa entre os 10 mais vendidos da lista de PCs e hardware da loja online Amazon no final de semana anterior ao Natal. Na lista, sete laptops apareciam.

Esse foi mais um sinal de que o antigo domínio dos computadores de mesa está desaparecendo, conforme os avanços nos sistemas de comunicação sem fio e a queda nos preços fazem dos laptops a opção preferencial para milhões de usuários no mundo.

"Tanto em termos de preço quanto de desempenho, os laptops são tão competitivos, agora, que surpreende que não tenham sido capazes de ultrapassar os computadores de mesa ainda mais cedo", disse Peter Lin, analista da iSuppli.

"A capacidade de navegar sem fio pela internet em lugares públicos, a necessidade de poder carregar o escritório consigo em viagens e linhas de laptop cada vez mais diversificadas resultaram em uma redução nas vendas de computadores de mesa", afirmou.

Os laptops atingiram um marco no terceiro trimestre de 2008, quando pela primeira vez registraram vendas superiores às dos computadores de mesa, de acordo com o grupo de pesquisa iSuppli.

Com nível de preço inicial de US$ 300 (cerca de R$ 650) para alguns modelos básicos nos Estados Unidos, os laptops devem reforçar sua posição em 2009. A projeção é que respondam por cerca de 55% dos embarques totais de computadores, de acordo com o grupo de pesquisa IDC.

Muitas das empresas que aguardam ansiosamente pela hegemonia do laptop estão em Taiwan, que responde pela fabricação de cerca de 80% dos notebooks vendidos no mundo. Entre elas estão as duas maiores produtoras terceirizadas do mundo, a Quanta e a Compal Electronics, e duas das marcas de laptop mais agressivas, a Acer e a Asustek.

Enquanto essas empresas registram alta em sua participação de mercado, as duas maiores fabricantes mundiais de computadores, Hewlett-Packard e Dell, estão perdendo participação.

Reuters



Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores