Microsoft divulga novas dicas contra falha no Explorer

sábado, 31 de janeiro de 2009 · 0 comentários

Brecha na segurança permite que hackers roubem senhas e informações dos usuários.

A Microsoft divulgou novas medidas de proteção aos usuários do navegador Internet Explorer para tentar contornar uma falha de segurança descoberta no sistema.

O defeito, divulgado pela empresa na semana passada, permite que hackers maliciosos explorem a vulnerabilidade do browser e ataquem os usuários, tomando o controle do computador e roubando senhas e informações pessoais.

Para ser infectado, basta que o usuário visualize um site com um problema de segurança. O "cracker" - como é chamado aquele que pratica a quebra em sistemas de segurança - exploraria o defeito e conseguiria roubar as informações do usuário.

"Sabemos que os ataques tentam se aproveitar dessa vulnerabilidade contra o Windows Internet Explorer", disse a empresa em um comunicado.

Proteção

A falha afeta os internautas que usam o navegador em vários dos sistemas operacionais oferecidos pela empresa como o Windows XP, Server e Vista.

Além do Explorer 7, a Microsoft também alerta que alguns dos pacotes das versões 5, 6 e 8 do navegador também são potencialmente vulneráveis à falha na segurança.

Desde a divulgação do defeito, a empresa já divulgou diversas recomendações aos usuários para tentar evitar os ataques. Além das mais simples, como aumentar o nível de segurança nas opções de internet do computador, a Microsoft divulgou medidas específicas para lidar com o problema.

Na atualização feita nesta semana, a Microsoft recomenda que os internautas desabilitem um componente chamado OLEDB32.dll e a função conhecida como XML Island. Essas medidas dificultariam o acesso às informações do usuário e reduziriam o impacto do problema.

"Nossa investigação sobre esses ataques verificou que eles não são eficazes contra clientes que adotaram essas medidas de segurança", disse a empresa no comunicado.

A Microsoft afirma que pode divulgar uma correção para o defeito em um pacote de serviços ou na atualização mensal do software, prevista para 10 de janeiro.


Da BBC

Falha derruba buscas pelo Google temporariamente

· 0 comentários

Sites legítimos foram considerados nocivos pela ferramenta de busca.
'Pane' no sistema atingiu usuários neste sábado (31).

Uma falha no sistema de buscas do Google neste sábado (31) fez com que sites legítimos, como o próprio google.com.br, fossem considerados nocivos pela ferramenta.


Ao buscar pela palavra "google", por exemplo, o usuário recebia a lista de resultados e o alerta: "Este site pode contaminar seu computador". Ao clicar no link, o internauta era levado a uma segunda página, que reforçava o alerta, com a sugestão "volte à página anterior e selecione outro resultado".

A falha parece ter atingido usuários de todo o mundo, como relataram usuários do serviço Twitter. O Google ainda não se manifestou sobre o incidente, que já havia sido corrigido por volta das 13h20 (horário de Brasília) deste sábado (31).



Página de alerta impedia que internauta chegasse ao endereço desejado e sugeria uma revisão dos resultados da busca (Foto: Reprodução)


Do G1



Novo Google Earth chega dia 2

· 0 comentários

Na próxima segunda-feira, dia 2, em um grande evento em São Francisco (EUA), o Google deverá apresentar um novo aplicativo para o Google Earth.

Rumores afirmam que o Google Ocean, uma nova camada com imagens em alta resolução dos oceanos, será integrado ao Earth. Quem usou recentemente o Google Earth inclusive deve ter notado que as imagens do fundo do mar foram atualizadas e estão com qualidade muito melhor.

Até agora pouco se sabe sobre a novidade, mas o evento do gigante das buscas contará com nomes de peso na platéia: o CEO do Google, Eric Schmidt; a vice-presidente de produtos de busca e experiência do usuário, Marissa Mayer; o diretor do Google Geo, John Hanke; dois representantes da National Geographic Society, Sylvia Earle e Terry Garcia; e o diretor-executivo da Academia de Ciências da Califórnia, Greg Farrington.

Em 2006, aconteceu o último grande evento do Google Earth, quando foi lançada a versão 4 do programa, com texturas realistas para imagens em 3D, fotos em alta resolução de lugares até então invisíveis, suporte a vários idiomas e versões para Mac e Linux.

Olhar Digital



Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores