sábado, 16 de maio de 2009 · 0 comentários

John Markoff

Para detetives do passado, o problema era sempre a aquisição de informações. Para o ciberdetetive, que caça evidências no emaranhado de dados da internet, o problema é diferente. "A principal questão é: como distinguir entre informação lixo e informação valiosa?" disse Rafal Rohozinski, cientista social pela Universidade de Cambridge envolvido em assuntos de segurança de computadores.

Há oito anos, ele fundou dois grupos, Information Warfare Monitor e Citizen Lab, ambos com sede na Universidade de Toronto, com Ronald Diebert, cientista político da Universidade de Toronto. Os grupos buscam esse objetivo e lutam para colocar instrumentos investigativos normalmente reservados para agências de fiscalização e investigadores de segurança de computadores a serviço de grupos que não possuem tais recursos. "Acreditávamos que grupos da sociedade civil não tinham essa capacidade de investigação," Diebert disse.

Eles tiveram êxitos importantes. No ano passado, Nart Villeneuve, 34 anos, pesquisador de relações internacionais que trabalha para os dois grupos, descobriu que uma versão chinesa do software Skype estava sendo usada por uma das maiores operadoras de celular da China para escutas, provavelmente em nome de agências policiais chinesas.

Este ano, Villeneuve ajudou a desmascarar um sistema de espionagem que ele e outros pesquisadores apelidaram de Ghostnet, aparentemente uma operação do governo chinês para espionar a maior parte dos computadores governamentais sul-asiáticos ao redor do mundo. Ambas as descobertas foram o resultado de um novo gênero de trabalho de detetive, e ilustram os pontos fortes, bem como os limites desse ofício no ciberespaço.

O caso do Ghostnet começou quando Greg Watson, editor do Inforwar Monitor e membro da equipe de pesquisa, foi convidado para fazer a auditoria da rede de trabalho do escritório do Dalai Lama em Dharamsala, Índia. Sob constante ataque - possivelmente por hackers patrocinados pelo governo chinês -, os exilados recorreram aos pesquisadores canadenses para que ajudassem a combater os espiões digitais que haviam sido plantados em seu sistema de comunicação ao longo de vários anos.

Tanto no escritório particular do Dalai Lama quanto na sede do governo tibetano exilado, Watson usou um software poderoso, conhecido como Wireshark, para capturar o tráfego de entrada e saída dos computadores do grupo no exílio.

O Wireshark é um software aberto disponível gratuitamente para investigadores de segurança de computadores. Seu diferencial é a facilidade de uso e a capacidade de organizar e decodificar centenas de protocolos comuns da internet, usados para diferentes tipos de dados de comunicação. Ele é conhecido como um farejador, e tais softwares são essenciais para os detetives que rastreiam cibercriminosos e espiões na internet.

O Wireshark possibilita que se assista a uma sessão de chat não criptografada em tempo real, ou no caso da pesquisa de Watson na Índia, a invasores da internet copiando arquivos da rede de trabalho do Dalai Lama.

Em quase todos os casos, quando os administradores do sistema Ghostnet invadiam um computador remoto, eles instalavam um software clandestino desenvolvido pelos chineses, chamado GhOst RAT - Terminal de Administração Remota. O GhOst RAT permite o controle de computadores distantes através da internet, sendo até mesmo capaz de acionar as capacidades de áudio e vídeo e capturar os arquivos resultantes. Os operadores do sistema - quem quer que sejam -, além de roubar arquivos digitais e mensagens de e-mail, também conseguiam transformar PCs de escritório em pontos de escuta remotos.

A espionagem era de preocupação imediata para os tibetanos, porque os documentos que estavam sendo roubados diziam respeito à discussão de posições que os representantes políticos do Dalai Lama planejavam assumir em negociações no qual o grupo estava envolvido.

Depois de voltar ao Canadá, Watson compartilhou os dados capturados com Villeneuve e os dois usaram um segundo instrumento para analisar as informações. Eles carregaram os dados em um programa de visualização que havia sido fornecido ao grupo pela Palantir Technologies, uma empresa de software que desenvolveu um programa que permite a "fusão" de grandes conjuntos de dados para buscar correlações e conexões que, de outra forma, não seriam notadas.

A empresa foi fundada há vários anos por um grupo de tecnólogos pioneiro em técnicas de detecção de fraudes no PayPal, um serviço de pagamentos online do Vale do Silício. A Palantir desenvolveu um instrumento de reconhecimento de padrões que é usado por agências de inteligência e empresas de serviços financeiros, e os pesquisadores do Citizen Lab o modificaram acrescentando capacidades específicas para dados da internet.

Villeneuve usava esse software para examinar os arquivos de dados em um porão da Universidade de Toronto quando notou uma série de 22 caracteres aparentemente inofensiva, porém intrigante, que reaparecia em diferentes arquivos. Por intuição, ele pesquisou a série no Google e foi instantaneamente direcionado a arquivos similares armazenados em um vasto sistema computadorizado de vigilância, localizado na ilha Hainan da costa chinesa. Os arquivos tibetanos estavam sendo copiados para esses computadores.

Os pesquisadores não foram capazes de determinar com certeza quem controlava o sistema. O sistema pode ter sido criado pelos chamados hackers patrióticos, ativistas independentes da China cujas ações se alinham intimamente, mas de forma independente, ao governo chinês. Ele também pode ter sido criado e controlado por espiões da internet em um terceiro país.

De fato, a descoberta levantou tantas questões quanto respondeu. Por que o poderoso sistema de escuta não era protegido por senha, uma falha que facilitou a determinação de seu funcionamento por Villeneuve? E por que, entre os mais de 1,2 mil computadores governamentais comprometidos, representando 103 países, não havia nenhum sistema dos Estados Unidos? As questões permanecem.

A ciberinvestigação apresenta desafios técnicos imensos, que são complicados pelo fato da internet transpor sem esforço fronteiras locais e de governos nacionais. É possível um criminoso, por exemplo, esconder suas atividades ao se conectar a um computador alvo através de uma série de computadores inocentes, cada um conectado à internet em diferentes continentes, o que torna investigações policiais demoradas ou até mesmo impossíveis.

O ponto mais problemático enfrentado tanto pela polícia quanto pelos investigadores do ciberespaço é essa questão da "atribuição." O famoso desenho da revista New Yorker em que um cão sentado ao computador aponta para seu companheiro e diz "na internet, ninguém sabe que você é um cachorro" não é brincadeira para ciberdetetives.

Para lidar com o desafio, os pesquisadores de Toronto estão buscando o que descrevem como uma fusão de metodologias, em que observam os dados da internet no contexto de eventos reais. "Tivemos um palpite muito bom de que para entender o que estava acontecendo no ciberespaço precisávamos coletar dois conjuntos de dados completamente diferentes," Rohozinski disse.

"De um lado, precisamos de dados técnicos gerados por arquivos de log da internet. Já o outro componente é tentar entender o que está acontecendo no ciberespaço, entrevistando pessoas e entendendo como as instituições funcionam."

Investigadores de cibersegurança experientes concordam que os melhores detetives de dados vão além da internet. Eles podem até precisar gastar a sola do sapato.

"Não podemos ficar míopes quanto a nossos instrumentos," disse Kent Anderson, investigador de segurança que é membro do comitê de gerenciamento de segurança da Associação de Sistemas de Auditoria e Controle. "Continuamente, encontro bons tecnólogos que sabem usar os instrumentos, mas não entendem como eles se encaixam no panorama maior da investigação."

Tradução: Amy Traduções

The New York Times

Fonte: www.terra.com.br


Venda de PCs no Brasil recua 12% no 1º trimestre

· 0 comentários

O mercado brasileiro de microcomputadores comercializou 2,217 milhões de unidades nos três primeiros meses de 2009, segundo pesquisa da consultoria IT Data encomendada pela Associação Brasileira da Indústria Elétrica e Eletrônica (Abinee) e divulgada nesta sexta-feira.

O volume representa uma queda de 12% sobre o mesmo período do ano passado, quando foram negociados 2,510 milhões de computadores.

Segundo o estudo, "a crise internacional determinou a saída de alguns fabricantes do mercado por falta de expectativa de negócios", mas a consultoria preferiu não citar nomes das empresas.

Além disso, "as indústrias promoveram mudanças em suas estratégias, focando as atividades na produção de desktops, volumes menores de produção e conservadorismo nas negociações", diz comunicado da Abinee à imprensa.

Do total de PCs vendidos entre janeiro e março, foram comercializados 1,507 milhão de unidades de computadores de mesa (desktops) e 710 mil notebooks.

Em relação ao primeiro trimestre de 2008, a comercialização de desktops apresentou retração de 18%, segundo a pesquisa. Já a venda de notebooks teve crescimento de 6,7%.

Para 2009, a Abinee prevê que as vendas de PCs deverão atingir cerca de 12 milhões de unidades, mesmo volume comercializado em 2008.

Fonte: www.terra.com.br

Brasil completa 1mi de linhas portadas

· 0 comentários

Burocracia ainda atrapalha usuários

A ABR, entidade que administra a portabilidade numérica no Brasil, anotou a milionésima linha transferida com a manutenção do número do assinante nesta sexta-feira (15) de maio.

Desde que estreou, em setembro de 2008, a portabilidade numérica foi solicitada por 1,38 milhão de assinantes brasileiros, mas só um milhão conseguiu, de fato, trocar de operadora e manter o mesmo número.

Os 380 mil pedidos que fracassaram esbarraram em trâmites burocráticos, como inconsistências cadastrais do usuário que pediu para portar o número.

Para mudar de operadora com sucesso, é preciso fornecer corretamente dados de documentos como CPF, RG e endereço à nova operadora.

Há uma semana, a Anatel, agência que regula o setor, modificou algumas regras da portabilidade para diminuir a burocracia e aumentar a taxa de sucesso em pedidos de portabilidade.

De acordo com a ABR, do universo de um milhão de pedidos atingidos com sucesso, 34% se referem a telefonia fixa e outros 66% ao mercado de celulares.

Fonte: http://info.abril.com.br

Google: excesso de tráfego na web causou falha em serviços

· 0 comentários

Após ter ficado com serviços como o Gmail, Twitter, Google Maps e Google Docs temporariamente sem acesso na manhã de quinta-feira e reativá-los à tarde do mesmo dia, o Google se pronunciou nesta sexta-feira sobre o motivo do problema. Segundo o post de um funcionário da companhia, publicado no blog oficial da empresa, a falha foi causada por excesso de tráfego simultâneo de usuários nos sites.

"Imagine se você estivesse tentando voar de Nova York para São Francisco, mas o seu avião precisasse passar pela Ásia. E, nisso, um monte de outros aviões fizessem o mesmo. Sua viagem duraria mais tempo que o esperado. Foi basicamente isso o que ocorreu com alguns de nossos usuários por cerca de uma hora", escreveu Urs Hoelzle.

De acordo com o texto do funcionário, o Google "trabalha arduamente para tornar os serviços ultra-rápidos e sempre disponíveis" e se sente "particularmente embaraçado quando uma falha como esta acontece".

"Estamos muito triste pelo o que aconteceu, e podem ter certeza que vamos trabalhar ainda mais para que problema semelhante não ocorra novamente", afirmou Urs.

Fonte: www.terra.com.br

Toshiba processa Imation sobre patentes de DVD

· 0 comentários

A japonesa Toshiba Corp informou que processou a distribuidora Imation Corp, além de diversas outras fabricantes e distribuidoras de DVD graváveis, sob a alegação de que estariam infringindo suas patentes.

A ação, movida na corte distrital norte-americana do distrito de Wisconsin, diz que a Imation e as outras empresas não têm acordos de licenciamento com a Toshiba para patentes que alega serem essenciais para se adequar às especificações do formato DVD.

A Toshiba quer reparações por infrações passadas e pede à corte para barrar a venda, fabricação e importação para os EUA de mídias DVD graváveis pelas empresas citadas na ação, afirmou a empresa em um comunicado.

As mídias DVD são vendidas sob as marcas Imation e Memorex nos Estados Unidos, segundo a Toshiba.

Entre os acusados estão a Moser Baer India Ltd, a CMC Magnetics Corp e a Ritek Corp de Taiwan, disse a Toshiba.

(Reportagem de Robert MacMillann)

Fonte: www.terra.com.br

Oi já tem 3 milhões de clientes em São Paulo

· 0 comentários

A Oi, que em janeiro comprou o controle da rival Brasil Telecom, colocou um "viés de baixa" nos planos de investimento para 2009, segundo informações fornecidas nesta sexta-feira (15/05) a analistas.

O diretor de finanças e relações com investidores, Alex Zornig, afirmou, em teleconferência, que a companhia reitera os planos de aplicar entre 5 bilhões e 6 bilhões de reais este ano, "com viés de baixa para os 5 bilhões, não porque estamos deixando de investir, mas porque as negociações com os fornecedores estão muito boas", explicou o executivo.

Segundo ele, "a empresa cresceu e ganhou um poder de barganha maior", disse Zornig.

O resultado da companhia no primeiro trimestre foi afetado pelo endividamento para comprar a Brasil Telecom, mas o executivo explicou que a dívida ainda não atingiu seu pico.

A dívida líquida consolidada atingiu 19,2 bilhões de reais em março, com o acréscimo de 9,4 bilhões de reais sobre dezembro de 2008, mas "o pico da dívida virá depois de pagar os dividendos", o que deve acontecer entre o terceiro e o quarto trimestre.

Este ano, por conta dos investimentos para completar a operação em São Paulo, ingressar na região da Brasil Telecom e absorver a estrutura da companhia, a expectativa de Zornig é que as margens fiquem estáveis. No primeiro trimestre, a margem Ebitda foi de 32,9%, já ajustada com os resultados da Brasil Telecom.

A Oi informou ter conquistado até o momento perto de 3 milhões de clientes no estado de São Paulo, onde ingressou no ano passado. A meta para o final do ano é chegar aos 5 milhões, disse Zornig.

Segundo ele, 65% da base conquistada já fez algum tipo de recarga.

A estratégia para atuar em São Paulo, lembrou ele, foi começar pelo celular pré-pago, "ter a rede estabilizada e agora ingressar na terceira geração com foco maior no pós-pago".

A empresa inicia a oferta de celular 3G em São Paulo na próxima semana.

Fonte: http://info.abril.com.br

Vídeos de misses respondendo bobagens viram hit na web

sexta-feira, 15 de maio de 2009 · 0 comentários

Panamenha virou hit no YouTube após dizer que Confúcio é "um dos inventores da confusão"

O estereótipo da mulher bonita mas limitada intelectualmente rende um dos mais recentes sucessos de exibição de vídeos na internet. Uma das últimas imagens das rainhas da beleza e da gafe é de Giosue Cozzarelli, que causou furor na web após ter publicado no YouTube um vídeo em que discorre sobre o pensador Confúcio, "um dos inventores da confusão", segundo ela.

No vídeo da participante do concurso "Realmente Bela 2009", do Panamá, a jovem Giosue não titubeou ao ser questionada sobre Confúcio durante as perguntas feitas pelos jurados para avaliar a cultura geral das candidatas. Foi pedido a ela que comentasse a frase de Confúcio: "Leitura sem meditação é uma ocupação inútil. A resposta da beldade foi: "Confúcio foi um dos que inventaram a confusão, um chinês, quer dizer, japonês, muito velho. Obrigada".

O vídeo foi assistido pelo mundo inteiro no Youtube, em duas semanas foi visto por mais de um milhão de pessoas e rendeu cerca de 40 mil comentários. Mas não foi o único a conseguir alta audiência no site de vídeos. Em 2007, uma das participantes do "Miss Teen Estados Unidos" foi questionada sobre "por que um quinto dos americanos não consegue identificar o seu país no mapa". E a resposta também virou febre na web.

Ao responder, a candidata do Estado da Carolina do Sul, Lauren Caitlin Upton, citou coisas sobre a África do Sul e o Iraque, que nada tinham a ver com o assunto, e disse ainda que os americanos não tinham mapas, e seguiu falando coisas completamente sem sentido. O vídeo também foi visto por milhões de pessoas e teve ainda versão traduzida para várias línguas.

A internet dispõe de infindáveis exemplos de vídeos desse tipo, em tom humorístico, mas que têm apenas um objetivo: entreter. "As pessoas sempre se divertem quando um estranho diz algo ridículo. No caso específico das rainhas da beleza, se torna ainda mais divertido, pois confirma o estereótipo da mulher bonita e burra", declarou a internauta Sarah Castro.

Paradoxalmente à gafe, a repercussão mundial das respostas bobas das belas pode render lucros, catapultar a imagem e reforçar a populariadade delas. Exemplo disso ocorreu com a panamenha Giosue: por causa do seu comentário, a jovem batizada de "Miss Confusão" pretende lançar uma linha de roupas chamada Confúcio.

Fonte: www.terra.com.br

Google falha pelo mundo, outra vez

· 0 comentários


Menos de uma semana depois da falha nos roteadores que ocasionou a queda do Google para brasileiros, outra interrupção nos serviços da companhia acaba de ocorrer. Mas de uma forma mais global.

Espanha, Estados Unidos, Itália e Holanda são alguns dos países que mais tiveram reclamações sobre problemas com Google News, Gmail, Google Apps e com o sistema de buscas.

Os serviços ficaram indisponíveis para uma grande parte dos usuários mundiais por cerca de uma hora e meia. A maioria dos usuários brasileiros parece não integrar o grupo.

O Google, depois de contato feito pela INFO Online, confirmou a falha e diz que emitirá um comunicado com maiores informações em breve. De antemão, pedem desculpas pelo inconveniente e dizem que os problemas já foram solucionados.

Fonte: http://info.abril.com.br


Tarso Genro critica lei de controle da web

· 0 comentários


Ministro da Justiça, Tarso Genro: "somos contra"

O ministro da Justiça respondeu à carta aberta enviada por usuários de internet do Rio Grande do Sul com críticas ao projeto de lei que prevê novas regras para controlar a web.

Já aprovado no Senado, o projeto de autoria do senador tucano Eduardo Azeredo está na pauta de votação da Câmara dos Deputados. Entre vários itens, prevê que é dever dos provedores armazenar dados de conexão de seus clientes (horários de login e logoff) e informações cadastrais dos usuários, como RG, CPF e endereço.

A lei também prevê punição com multa e cadeia para quem acessar sem autorização dados protegidos sem autorização. Este item, que segundo Azeredo foi escrito pensando em punir crackers que invadem redes seguras, poderia ser usado pela indústria fonográfica para processar quem troca arquivos por P2P.“

Somos contrários, evidentemente, ao estabelecimento de quaisquer obstáculos à oferta de acesso por meio de redes abertas e à inclusão digital, ao vigilantismo na internet e a dificuldades para a fruição de bens intelectuais disseminados pela internet”, diz o ministro em carta reproduzida na íntegra no site Cultura Livre.org.

O ministro diz ainda que setores do governo e da classe política se mobilizam com a sociedade para tentar evitar aprovação do texto na Câmara. O projeto já foi aprovado em sua casa de origem, o Senado.

Fonte: http://info.abril.com.br

Hackers atacam 200 milhões de contas no Facebook

· 0 comentários

Jim Finkle

Hackers atacaram 200 milhões de usuários do Facebook nesta quinta-feira, roubando senhas de vários membros da popular rede de relacionamento social da Internet.

O porta-voz do Facebook, Barry Schnitt, disse nesta quinta-feira que o site estava resolvendo os estragos causados pelo ataque.

Ele disse que o Facebook estava bloqueando perfis comprometidos.

Schnitt se negou a dizer quantas contas foram comprometidas.

Os hackers roubaram as senhas ao invadir perfis de alguns membros do Facebook e enviar emails à lista de amigos pedindo-os que clicassem em páginas falsas da Internet.

Estes sites foram criados para se parecerem como a página do Facebook. As vítimas foram direcionadas para acessarem suas contas na página falsa, dando suas senhas aos invasores.

As razões para estes ataques são geralmente para roubos de identidade e propaganda indesejável.

Fonte: www.terra.com.br

Empresa lança pendrive corporativo com senha de segurança

· 0 comentários

A Kingston, uma das maiores fabricantes mundiais de produtos de memória, acaba de colocar no mercado o Data Traveler Vault - Privacy Edition, que vem com software de segurança e tem capacidade de 32 GB.

O pendrive DVTP é compatível para uso em computadores Mac, da Apple, e foi criado para empresários e profissionais de órgãos governamentais que utilizam transportam dados confidenciais ou que requerem maior segurança de armazenamento.

O sistema é carregado com o software 256-bit Advanced Encryption Standard (AES), que oferece taxas de transferência de dados mais veloz - de até 24 MB/seg para leitura e 10MG/seg para armazenagem - e exige a informação de senha específica para o acesso do conteúdo.

Caso tente ser desbloqueado, o pendrive interrompe o acesso aos arquivos, que somente podem ser desbloqueados com a formatação do data traveler como medida de segurança.

Feito de alumínio, ele tem modelos com capacidade de gravação de 2GB, 4GB, 8GB, 16GB e 32GB e possui compatibilidade com os sistemas Mac OSX 10.4x-10.5x, Windows Vista, Windows XP e Windows 2000. O preço sugerido varia de R$ 382 a R$ 3.190, conforme a capacidade do pendrive.

Fonte: www.terra.com.br

Decisão contrária à Intel não deve prejudicar a empresa

· 0 comentários

Ashlee Vance

As autoridades regulatórias européias passaram perto de nove anos investigando se a Intel, a maior fabricante mundial de chips, prejudicou ilegalmente os seus concorrentes nas transações que realiza com os fabricantes e redes de varejo de computadores. E, na quarta-feira, elas finalmente chegaram a uma conclusão, e impuseram à Intel uma multa de valor recorde, 1,06 bilhão de euros (US$ 1,45 bilhões), pelo abuso de sua posição dominante no mercado de chips de computadores.

A Comissão Européia acusou a Intel de oferecer aos fabricantes de computadores condições melhores de negócios caso eles aceitassem vender apenas produtos que dependessem de processadores Intel, ou retardassem o lançamento de produtos equipados com chips produzidos pela rival da Intel, a AMD. Além disso, as autoridades regulatórias também afirmaram que a Intel pagou uma cadeia de varejo para manter apenas os chips fabricados por ela em estoque.

Embora a Comissão não deseje eliminar os descontos por volume oferecidos na aquisição, uma prática comum do setor de computadores, ordenou que a Intel deixe de impor condições onerosas aos beneficiários.

Mas embora a AMD tenha saudado a decisão como uma inspiração para aqueles que contestam o domínio da Intel sobre o mercado, o histórico das ações antitruste contra a Intel e outras grandes empresas de tecnologia sugere que pouco mudará.

Como maior fabricante mundial de chips e co-criadora da indústria de computadores pessoais, a Intel dedica vastos recursos tecnológicos e de negócios a um jogo cujas regras mudam tão rápido quanto a internet. E passar alguns minutos fora de campo, ainda que possa ser dispendioso, dificilmente terá impacto considerável sobre a posição da Intel.

Não existe nada nessa decisão que reverta a Lei de Moore", disse Paul Otellini, o presidente-executivo da Intel, em entrevista coletiva telefônica na qual discutiu a decisão europeia. Ele estava se referindo a uma observação tornada famosa por Gordon Moore, co-fundador da Intel, no sentido de que o poder de computação dos chips tende a dobrar a cada dois anos, enquanto os preços dos chips continuam a cair.

A Intel e a AMD vêm se enfrentando há décadas nos tribunais, debatendo questões como o controle da Intel sobre a arquitetura básica dos chips para computadores pessoais e as táticas de vendas da empresa. A AMD conquistou algumas vitórias nesses casos e é a principal alternativa à Intel como fornecedora dos poderosos microprocessadores que funcionam como cérebros dos computadores pessoais e servidores.

No entanto, a posição geral da AMD no mercado de chips se manteve relativamente constante. A Intel tende a manter cerca de 80% do mercado total de chips para computadores pessoais e servidores, enquanto a AMD detém 20%.

"Essa realidade jamais mudou muito, independentemente de quais tenham sido as decisões em casos antitruste", disse Dan Hutchenson, presidente-executivo da VLSI Research, uma empresa que pesquisa sobre chips.

A AMD argumenta que a decisão da comissão terá um grande impacto. "Com essa decisão, o setor vai se beneficiar do fim dos preços inchados pelo monopólio da Intel e os consumidores desfrutarão de maior liberdade de escolha, valor e inovação", disse Thomas McCoy, vice-presidente executivo de assuntos jurídicos da AMD.

Por meio de queixas apresentadas às autoridades da Ásia, Europa e Estados Unidos, a AMD dedicou muito tempo e muito dinheiro a expor suas preocupações quanto às interações entre a Intel e as companhias que produzem computadores pessoais e servidores, como a Dell ou Acer. A AMD acusou a Intel de essencialmente pagar a essas empresas para que não utilizassem seus chips em produtos e para que retardassem o lançamento de produtos baseados em chips da AMD.

No ano passado, as autoridades regulatórias da Coréia do Sul multaram a Intel por práticas prejudiciais aos negócios da AMD. E agora a Comissão Européia adotou decisão semelhante. A Intel planeja recorrer da decisão européia e negou que inclua quaisquer cláusulas exclusionárias em seus contratos com clientes ou com redes de varejo.

Muitos analistas afirmam que a intensa dedicação da AMD a tentativas de alterar as interações entre a Intel e seus clientes terá pouco impacto sobre os negócios da empresa como um todo.

"Quando você considera a situação de um ponto de vista prático, o que quer que a Intel esteja fazendo e de que a AMD esteja se queixando na verdade não faz muita diferenças em termos mais amplos", disse Linley Gwennap, analista de chips no Linley Group. "Os descontos, ou seja lá o que forem, da Intel são apenas ruído".

Os momentos mais impressionantes e lucrativos da AMD surgiram quando a empresa interpretou bem as tendências futuras do mercado e desenvolveu produtos superiores aos da rival. Houve momentos em que a AMD conseguiu superar a Intel em termos de velocidade real de chips. Em 2003, a empresa introduziu o Opteron, um chip para servidores que abalou o mercado e pela primeira vez fez da empresa uma participante importante na concorrência por contratos para as centrais de processamento de dados de grandes empresas.

De fato, os sucessos conquistados pelos chips da AMD nos últimos anos, em um período no qual as autoridades regulatórias europeias já estavam conduzindo suas investigações, alteraram o panorama no mercado de chips. Os chips da AMD agora também são utilizados tanto nos computadores pessoais quanto nos servidores de grandes fabricantes.

"O caso europeu se baseia essencialmente na idéia de que a AMD continuaria a ser prejudicada no futuro", disse Geoffrey Manne, que é especialista em leis antitruste e ensina Direito na Lewis & Clark Law School, em Portland, Oregon. "É realmente difícil encontrar provas disso agora".

Um dos maiores problemas da AMD vem sendo a incapacidade de apresentar produtos de alta qualidade em base regular. Depois de uma série de chips altamente inovadores, ela termina por se atrasar nos embarques de novos produtos ou precisa reformulá-los a fim de eliminar problemas incômodos.

A Intel, enquanto isso, utiliza seus vastos recursos para recuperar o atraso e posteriormente ultrapassar a AMD. "A AMD basicamente opera com um orçamento muito limitado", disse Gwennap. "Se eles dão qualquer tropeço, isso pode matar sua receita pelos próximos dois anos. Mas a Intel tem projetos e projetos de reserva, e projetos de reserva à reserva".

A AMD insiste em que a Intel enfrenta dificuldades semelhantes no lançamento de novos chips, mas simplesmente utiliza o volume de suas operações para sobrepujar seus concorrentes.

"Quando você é um dos maiores e mais ricos monopólios do século, se torna bastante fácil ocultar os seus pecados", diz McCoy, da AMD. "Eles dão um tiro em nosso joelho e depois saem dizendo por aí que não conseguimos correr".

Enquanto a AMD, a Intel e a União Européia dedicavam-se a discutir esses assuntos, o mercado de tecnologia continuava a avançar em seu ritmo usualmente frenético.

O setor hoje em dia está prestando mais atenção às transações da Intel em outros mercados que não o de computadores pessoais. Além dos servidores, onde a Intel e a AMD continuam em confronto, a Intel quer ganhar mercado à custa da Nvidia, no mercado de placas gráficas, e da Freescale Semiconductor, Qualcomm e Texas Instruments nos chips para celulares.

Em última análise, a decisão da União Européia parece estar resolvendo os problemas do passado. "Existe um reconhecimento nos Estados Unidos de que isso é um problema, mas nenhum tribunal tentou resolvê-lo ou forçou uma mudança de abordagem com medo de que as coisas mudem rápido demais para que um remédio tenha qualquer impacto", disse Keith Hylton, professor de Direito na Universidade de Boston.

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times

Fonte: www.terra.com.br

Saraiva entra no mercado de locação e venda pela web

quinta-feira, 14 de maio de 2009 · 0 comentários

A Saraiva ingressou no segmento de venda e locação de vídeos pela internet, depois de já vender livros, CDs, DVDs e jogos no formato eletrônico. A companhia anunciou nesta quinta-feira a criação da Saraiva Digital, divisão que nasce com 500 títulos entre filmes, documentários e conteúdo infantil que poderão ser baixados no computador do usuário de forma legalizada (com pagamento de direitos autorais). A intenção da empresa, entretanto, é elevar o acervo para 2 mil títulos até o final deste ano.

Com tecnologia Microsoft desenvolvida pela empresa Truetech, o serviço permite a pesquisa de filmes e a exibição de trailers antes da compra. Depois de efetivada a transação, o consumidor realiza o download do vídeo em sua máquina e, assim, ganha o direito de assisti-lo mesmo quando não estiver conectado à internet.

Como explicou a Saraiva, em comunicado à imprensa, o cliente que alugar um vídeo tem 30 dias para começar o download. Depois disso, terá até 48 horas para assisti-lo, de acordo com o filme escolhido. Nos casos de compra do vídeo, é possível assisti-lo em até três computadores sem a necessidade de um novo download e a licença é definitiva, diz a livraria.

Segundo a Microsoft, a iniciativa da Saraiva é inédita em toda a América Latina. Os preços para aluguel dos vídeos custam de R$ 3,90 a R$ 6,90, enquanto os filmes são vendidos a partir de R$ 9,90, de acordo com a Saraiva. Séries e documentários custam a partir de R$ 3,60 por episódio.

Fonte: www.terra.com.br

orkut é alvo de campanha de salgadinho

terça-feira, 12 de maio de 2009 · 0 comentários


Campanha da Doritos no orkut: usuários comprar o pacote e interagem com o brinde na rede

Que as redes sociais ganham força pelo mundo afora e são alvos de estudos comportamentais por empresas, todos sabem. Aqui no Brasil, por ora, o melhor investimento na área acontece no site mais popular, o orkut.

A marca Doritos, salgadinho da Elma Chips (PepsiCo), é a dona da campanha mais completa até o momento – sem entrar no mérito de sua funcionalidade. O comprador do petisco deve usar a rede social de Orkut Buyukkokten para liberar o brinde, no caso, ‘um pequeno monstro animado’ contido na nova embalagem do produto.

E mais. Isto acontece somente depois que o usuário coloca a embalagem em frente a uma webcam, no site especial da promoção, para reconhecer a figurinha, segundo o vídeo da propaganda que percorre a internet e foi postado no blog do orkut..

Os personagens virtuais podem, então, interagir na rede social por meio de um aplicativo, segundo a agência criadora da campanha, a CUBOCC.

Muitas marcas alimentícias investem em promoções que interagem por meio de sites de relacionamentos. Nos Estados Unidos e Europa, a prática é comum, sendo a mais famosa a iniciativa do Burger King de “apague dez amigos e ganhe um lanche”.

Fonte: http://info.abril.com.br

YouTuuuuuuuube cria videos psicodélicos

· 0 comentários

Viral do Gugu em versão psicodélica comoveu a redação

Se você tem dúvidas sobre a importância de deixar as APIs de serviços online abertos para terceiros, o YooouuuTuuuuuube é uma resposta exemplar.

O serviço - criado pelo programador e saudosista dos anos 70, David Kraftsow – se espalha mais que boato de gripe suína na web e já há quem compare sua expansão acelerada à do fenomenal Twitter.

Basicamente, o YouTuuuuuube é um serviço que permite ver vídeos divididos em dezenas de frames. Você cola a URL de um vídeo do YouTube no serviço e pronto. Ele gera o vídeo com centenas de frames na tela. Há um pequeno delay entre uma telinha e outra, o que dá a sensação, digamos, psicodélica.

Para obter um bom efeito visual, o usuário deve ter uma banda larga respeitável, que permita replicar o vídeo diversas vezes na tela sem travar o streaming.

Apesar do sucesso de audiência, é difícil encontrar alguma utilidade prática para o YouTuuuuuuuube além da fanfarronice. Esta aí mais uma vantagem das APIs abertas. Permite que terceiros criem aplicações toscas que marcas respeitáveis como o Google declinariam em fazer.

Fonte: http://info.abril.com.br

Microsoft vende títulos de US$3,75 bilhões em três partes-IFR

· 0 comentários

A Microsoft Corp vendeu nesta segunda-feira títulos de dívida de 3,75 bilhões de dólares em negócio dividido em três partes, informou o IFR, um serviço da Thomson Reuters.

A operação incluiu 2 bilhões de dólares em notas promissórias de cinco anos com uma taxa 95 pontos-base acima dos títulos do Tesouro norte-americano.

Também inclui mais 1 bilhão de dólares em títulos de 10 anos e 750 milhões de dólares em bônus de 30 anos, ambos com uma remuneração de 105 pontos-base acima dos títulos do Tesouro dos Estados Unidos.

(Reportagem de Caryn Trokie, Camille Drummond e John Parry)

Fonte: www.terra.com.br

Brasil elabora plano para evitar ataque cibernético

· 0 comentários

Há cerca de um mês, dois senadores sugeriram ao presidente dos Estados Unidos, Barack Obama - que usou a internet como 'arma' na sua campanha - criar um cargo, o de chefe nacional de Segurança Nacional Cibernética, para o primeiro escalão do governo. Mais recentemente, no fim de abril, a Casa Branca anunciou a criação de um comando militar específico para o ciberespaço. Os Estados Unidos, que se declaram em guerra contra o terrorismo, temem um ataque cibernético. E a situação não é diferente no Brasil.

"Não somos os pioneiros porque os americanos saíram na frente. Mas estamos na segunda leva que está se preocupando com isso e queremos ter um plano de segurança institucional", revela o diretor do Departamento de Segurança da Informação e Comunicações (DSIC), Raphael Mandarino Junior. O DSIC faz parte do Gabinete de Segurança Institucional da Presidência da República.

A ideia é criar uma espécie de plano de contingência nacional - ou como agir no caso de um ataque sério - especialmente às infraestruturas importantes, como transportes e comunicações. Parece coisa de cinema, mas não é. O raciocínio é de que um ataque virtual numa infraestrutura de informação pode causar sérios prejuízos à política de um país.

"Estamos estudando como proteger a infraestrutura crítica do País, aquilo que se parar traz consequências graves para o cidadão como, por exemplo, as telecomunicações, água, energia, transporte. E o que é que eu tenho a ver com a água? Como é que são trocadas as informações? Por meio da informática. A estrutura física da informação permeia todas as outras", explica Mandarino.

Parte do mundo passou a levar a segurança cibernética de forma mais séria, depois que a Estônia, onde até se vota pela internet, sofreu uma série de ataques entre abril e maio de 2007, que paralisaram não apenas os websites do governo, mas até os provedores de acesso. O maior banco do país ficou sem acesso à rede mundial, assim como as redes de telecomunicações. Enfim, os ataques deixaram a Estônia completamente fora da internet.

É uma preocupação recente e por isso mesmo ainda há muito para aprender. "Na verdade, a gente não sabe muito bem o quê está acontecendo. Está todo mundo aprendendo. Se você falar o que é guerra eletrônica, guerra de sinais, as pessoas sabem. O que é segurança, as pessoas sabem. Agora, defesa cibernética é algo que a gente está aprendendo", sublinha o diretor do DSIC.

Ele revela que muitas lições vêm de quem possui mais experiência com os problemas de invasões na rede. "O site mais atacado do mundo é o da Microsoft. E ela está repassando esse conhecimento ao governo americano e ao governo brasileiro, estamos trabalhando juntos", adianta Mandarino. Além disso, foram montados grupos de trabalho interministeriais para discutir áreas específicas.

"Estamos tratando a questão por partes. Formamos um grupo de comunicações, que se dividiu em três - telecomunicações, radiodifusão e postais. São três áreas de segurança diferentes. E precisamos tratar assim para evitar que uma falha prejudique a outra. Partimos da identificação de onde está o problema e estamos começando a montar esse desenho", antecipa Mandarino, que no entanto, não adianta maiores detalhes porque o tema é de Segurança Nacional.

Convergência Digital

Universidade dos EUA exige que alunos usem iPhone ou iPod

· 0 comentários

Ingressantes do curso de jornalismo da Universidade de Missouri, nos Estados Unidos, que iniciarem sua graduação no próximo ano letivo, deverão portar em seus bolsos ou mochilas um item obrigatório, segundo o site da instituição. Cada aluno deverá possuir um iPhone ou iPod Touch, através dos quais receberão conteúdos, como por exemplo, instruções para novatos e o material do curso.

Segundo o EWeek, os materiais de aula serão disponibilizados através do iTunes University, um componente gratuito da loja do iTunes. A universidade espera poder fornecer também, em breve, gravações dos seminários apresentados e disponibilizá-los para revisões e estudos antes das provas.

De acordo com o site Mac Daily News, a utilização desse tipo de dispositivo ajuda os alunos a reterem mais conteúdo das aulas. "Pesquisas mostram que se um aluno ouve uma palestra pela segunda vez, ele retem três vezes mais informação", afirma Brian Brooks, reitor adjunto da Escola de Jornalismo da universidade.

Alguns alunos, porém, parecem não estar contentes com a "obrigação" de adquirirem produtos de uma determinada marca. Até uma comunidade foi criada no Facebook pela aluna Elizabeth Eberlin, para discutir o assunto. Ela afirma adorar seu Mac, mas acha injusto dizer qual eletrônico os alunos devem ter. Os aparelhos, conforme declarou a instituição, foram escolhidos devido à familiaridade que apresentam entre os jovens.

Enquanto a posse de um exemplar não impeça os ingressantes de assistir às aulas, esses recebem a recomendação de procurar a loja de computadores da universidade para que possam adquirir um equipamento (iPhone ou iPod Touch) com os requisitos mínimos necessários, informa o Engadget.

Fonte: www.terra.com.br

Microsoft lança primeira emissão de títulos

· 0 comentários

A Microsoft se prepara para realizar a primeira emissão de títulos de sua história, alimentando rumores no mercado sobre a iminência de uma importante operação financeira.

A Microsoft enviou nesta segunda-feira às autoridades do mercado de ações (SEC) o prospecto preliminar de uma emissão de títulos com vencimento em 2014, 2019 e 2039 por um valor não divulgado. É a primeira emissão de papéis do grupo, disse à AFP um porta-voz da Microsoft.

As somas captadas devem servir "para as necessidades gerais" da empresa, ressalta a Microsoft em seu anúncio. A agência de classificação financeira Moody's Investors Service concedeu à emissão sua prestigiosa classificação "Aaa" - a melhor.

Fonte: www.terra.com.br

Microsoft confirma lançamento do Windows 7 para este ano

· 0 comentários

Embora não seja uma grande surpresa, principalmente depois do lançamento do RC1, a Microsoft finalmente confirmou que o Windows 7 será antecipado e sairá ainda este ano, "a tempo para a temporada de compras de final de ano".

Elaborado para subtituir o Windows Vista, lançado em 2006, o Windows 7 é a aposta da Microsoft para reaquecer as vendas de PCs, desaceleradas após a crise financeira mundial.

Fonte: www.terra.com.br

Windows 7 chega antes do Natal, diz MS

· 0 comentários

Windows 7: em agosto, a MS deve começar a entregá-lo a fabricantes de PCs

Uma nota no blog oficial do Windows 7 confirma que o sistema deve ficar pronto ainda neste ano.

A finalização da nova versão do Windows já neste ano vinha sendo antecipada pelo mercado. Mas a Microsoft, até agora, não havia confirmado isso oficialmente. A empresa dizia que a meta era concluir o sistema até três anos após o lançamento do Vista. Isso significa que as vendas do Windows 7 para o público poderiam começar no início de 2010.

Numa nota no blog da equipe de desenvolvimento, a empresa confirmou, hoje, que, se tudo der certo, o Windows 7 chegará ainda neste ano. "Se o feedback e a telemetria do Windows 7 atenderem às nossas expectativas, vamos entrar na fase final de liberação para fabricação em cerca de três meses", diz a empresa. Isso significa que o software deve começar a ser enviado a fabricantes de micros já em agosto. "Se formos bem sucedidos, teremos PCs com Windows 7 a tempo para as compras de fim de ano", completa o texto.

Fonte: http://info.abril.com.br

MPF-MG pede multa de R$ 240 mi contra Oi

· 0 comentários

O Ministério Público Federal em Minas (MPF-MG) apresentou uma ação contra a operadora Oi pedindo que a telecom seja multada em R$ 240 milhões.

Segundo o Ministério Público, a Oi falha de forma recorrente em atender seus consumidores com qualidade. Na mesma ação, os promotores pedem que a Anatel (Agência Nacional de Telecomunicações) seja punida por falhar em fiscalizar e garantir o cumprimento da lei por parte da Oi.

No processo, o Ministério Público diz que em apenas 16 dias de fiscalização, a Oi incorreu em 75 infrações. Entre as queixas mais comuns estão o mau atendimento aos usuários, o não-atendimento de solicitações de reparo de telefones públicos, o não restabelecimento do serviço de telefonia em até 24 horas após a solicitação, a ausência de registro das contestações de ligações cobradas na fatura do assinante e a exigência para que o assinante pagasse as ligações contestadas antes mesmo de se comprovar a prestação dos serviços.

Procurada pelo Plantão INFO, a Oi afirmou por meio de sua assessoria de imprensa que não foi notificada da ação do MPF-MG e que não comenta processos judiciais em andamento.

Há uma semana, a Oi foi multada em R$ 2,9 milhões por não resolver os pedidos de seus clientes nas agências dos Correios, conforme determinava decisão judicial. Esta multa foi aplicada pela 5ª Vara Federal do Rio de Janeiro, a pedido do Ministério Público Federal (MPF). A operadora pode recorrer.

Fonte: http://info.abril.com.br

MS soltará correções falsas para o Windows 7

· 0 comentários

A partir da terça-feira, 12/5, a Microsoft vai liberar atualizações de teste para o Windows 7 RC.

Conforme publicado no Windows Blog, a empresa vai liberar “até dez atualizações para PCs que rodam o Windows 7 RC”. O objetivo, diz o blog, é “verificar nossa capacidade de distribuir e gerenciar atualizações em certos cenários reais”.

Em outras palavras, as atualizações não vão introduzir nenhuma mudança do sistema. Elas vão trocar arquivos já instalados por outros exatamente iguais. Não é a primeira vez que a Microsoft faz isso. Em fevereiro, atualizações vazias também foram distribuídas para instalações do Windows 7 beta.

Outro blog da Microsoft, alimentado pela equipe responsável pelo produto Microsoft Update, informa que a maior parte das atualizações será instalada automaticamente. “Uma delas testará uma nova notificação de update que fornece informação detalhada sobre atualizações que precisam ser instaladas manualmente”. Nesse caso, os usuários do Windows 7 receberão um aviso.

A equipe do Microsoft Update orienta que o usuário precisará ir ao Painel de Controle e iniciar manualmente a instalação dos atualizações que não se instalam de forma automática.

Fonte: http://info.abril.com.br

Google permitirá achar estrelas via celular

segunda-feira, 11 de maio de 2009 · 0 comentários


O Google prepara um novo aplicativo para celulares Android que permitirá identificar estrelas apenas apontando a câmera do celular para céu.

Chamado Star Droid, o aplicativo exige que o celular tenha GPS. Assim, o software usa as informações de localização do usuário para dizer quais são as estrelas que você vê no céu.

Antes, porém, é preciso tirar uma fotografia do céu, para que o software processe os pontos de luz e tente identificá-los com dados astronômicos

Não há data definida para a estreia do software, cujo desenvolvimento foi revelado pelo jornal inglês The Times.

Fonte: http://info.abril.com.br

Wii Sports é o jogo mais vendido da história

· 0 comentários

Wii Sports: o jogo é o maior sucesso de vendas da história do videogame

A Nintendo anunciou que seu próprio recorde foi batido: Super Mario Bros ocupa, agora, a segunda posição dos games mais vendidos do mundo. Wii Sports é o jogo que mais chegou ao consumidor final.

De acordo com a fabricante japonesa, o número de cópias vendidas do jogo de esportes do Wii superou 45,7 milhões, contra 40,23 milhões do clássico do herói bigodudo para NES. A comparação, diz a própria Nintendo, é injusta, dado a quantidade muito maior de unidades disponíveis para venda do jogo mais recente, além do crescimento do mercado consumidor nos últimos ano.

Os dados válidos até 31 de março de 2009 foram divulgados pela Nintendo, que revelou também os jogos mais vendidos de Wii e DS. Os índices contabilizam as vendas de jogos que acompanham o console.

Enquanto Wii é dominado pelo jogo de esportes, o portátil Nintendo DS tem como título mais vendido o Nintendogs, no qual o jogador cuida de cães, entre outras tarefas, com 22,27 milhões de unidades vendidas.

Veja a lista dos cinco mais vendidos das duas plataformas da Nintendo:

Wii

- Wii Sports - 45,7 milhões

- Wii Play - 23 milhões

- Wii Fit - 18,2 milhões

- Mario Kart Wii - 15,4 milhões

- Super Smash Bros. Brawl - 8,43 milhões

Nintendo DS

- Nintendogs - 22,27 milhões

- New Super Mario Bros. - 18,45 milhões

- Brain Age - 17,4 milhões

- Pokémon Diamond/Pearl - 16,8 milhões

- Mario Kart DS - 14,6 milhões

Fonte: http://info.abril.com.br

Crackers sequestram Google no Marrocos

· 0 comentários

Google sofre ataque de crackers no Marrocos

O domínio do Google no Marrocos foi seqüestrado por diversas horas no sábado (09/05), reportou o TechCrunch.

O endereço Google.co.ma , domínio do portal de buscas no país, foi invadido, mas já funciona normalmente na manhã deste domingo.

A situação durou o suficiente para que várias pessoas tirassem screenshots do site invadido e pichado pelos crackers e publicassem na internet.

Aparentemente os crackers conseguiram acesso ao NIC.ma , que controla o DNS (sistemas de nomes e domínios) no país.

A partir de um certo momento, o Google redirecionou as visitas ao Google.co.ma para o Google.com, mas o problema só foi resolvido definitivamente mais tarde.

O endereço PAKbugs.com, deixado pelos crackers em sua assinatura, leva a um fórum onde hackers paquistaneses se encontram.

Fonte: http://info.abril.com.br

Hóspedes querem internet gratuita em quartos de hotéis

· 1 comentários

Michelle Higgins

O acesso sem fio à internet deixou de ser luxo reservado a poucos. É gratuito em cafés, parques, cadeias de fast food, acampamentos e postos de gasolina. Mas em alguns lugares os viajantes ainda pagam por acesso Wi-Fi, e talvez em nenhum outro lugar isso seja tão incômodo quanto em um quarto de hotel de primeira linha.

Embora muitos dos hotéis econômicos e médios tenham em larga medida desistido de cobrar os hóspedes por acesso Wi-Fi, em alguns dos hotéis mais luxuosos essas tarifas persistem, em geral a preços de US$ 9,95 a US$ 19,95 por dia.

Nos hotéis Aloft, da Starwood's, por exemplo, o acesso é grátis. Na W Hotels, também controlada pela Starwood's, o serviço custa entre US$ 12,95 e US$ 16,95 por dia. A disparidade há muito incomoda os viajantes. Mas em uma situação econômica como a atual, e especialmente com a redução nos orçamentos de viagem das empresas e com a busca de pechinchas pelos viajantes de lazer, parece especialmente absurdo ter de pagar pelo uso de internet no quarto de um hotel.

"Até onde sei, essa é uma das taxas de hotelaria que mais irrita os hóspedes", disse Randall Sempler, advogado de Nova York que viaja bastante a negócios. A tarifa é "exorbitante", ele acrescentou, se considerado o tempo que ele em geral passa conectado para verificar e-mails ou usando a internet. "Ela deveria ser incorporada à diária, como o custo da eletricidade".

Muitos hóspedes concordam. O acesso gratuito à internet no quarto foi considerado como a mais procurada amenidade em uma pesquisa nacional envolvendo 800 viajantes de alta renda, conduzida em agosto de 2008 pela Ypartnership, uma empresa de marketing de viagens em Orlando, Flórida. O acesso superou até os televisores de tela plana e as camas luxuosas.

Uma pesquisa com 6,3 mil pessoas em 10 países, conduzida em janeiro pela Synovate, constatou que 47% dos entrevistados procuram por hotéis que atendam suas necessidades tecnológicas, antes de fazerem reservas, e o acesso sem fio é uma das prioridades quanto a isso.

"Estamos descobrindo que ter acesso à internet no hotel não é mais uma conveniência, mas uma expectativa", disse Sheri Lambert, vice-presidente sênior de pesquisa de lazer e viagens da Synovate. "Os viajantes, de lazer ou negócios, precisam estar conectados".

Os hotéis baratos, que vêm oferecendo acesso Wi-Fi gratuito já há algum tempo, cada vez mais chamam a atenção para esse serviço como forma de se destacar ante os hotéis mais dispendiosos, à medida que os viajantes passam a procurar por vantagens de preço em meio à recessão.

A Element, a nova cadeia de hotéis para estadias longas da Starwood's, vem destacando seu acesso Wi-Fi gratuito em campanhas locais de publicidade de hotéis inaugurados recentemente em Las Vegas e Lexington, Massachusetts. A Homewood Suites, do grupo Hilton, vem veiculando um anúncio que menciona "todos os pequenos adicionais que de outra maneira consumiriam sua verba de despesas", a começar por acesso de alta velocidade à internet.

Reconhecendo esse ressentimento, alguns poucos dos hotéis mais caros começaram a eliminar as tarifas por acesso à internet ¿ ao menos para alguns de seus hóspedes.

A rede Hyatt anunciou no mês passado que deixaria de lado a tarifa por acesso à internet dos membros diamante e platina de seu programa de fidelidade. Em março, o luxuoso Liberty Hotel, em Boston, eliminou a tarifa de acesso de US$ 10,99 ao dia e começou a oferecer conexões Wi-Fi gratuitas em todo o estabelecimento.

Mas alguns hotéis optaram pelo caminho oposto. A Thompson Hotels, uma cadeia de hotéis de luxo que anteriormente usava a oferta de Wi-Fi grátis como forma de publicidade, começou a cobrar tarifa de acesso de US$ 10 ao dia, alguns meses atrás. "As diárias de todos os hotéis caíram", disse Jennifer Walters, relações-públicas do grupo, "e por isso alguns serviços que não afetam todos os hóspedes tiveram de ser alterados ¿ um dos quais o acesso Wi-Fi. Nem todos os hóspedes o utilizam, de modo que inclui-lo gratuitamente na diária deixa de fazer sentido quando os consumidores estão em busca das tarifas mais baixas".

No entanto, de modo geral os hotéis parecem estar abandonando as tarifas de acesso. Agora, 15% dos hotéis cobram os hóspedes por acesso à internet, ante 22% em 2004, de acordo com pesquisa da Associação Americana de Hotelaria e Hospedagem no final de 2008. As casas que ainda tendem a cobrar são hotéis de luxo, 49% dos quais ainda têm tarifas por acesso à internet, ante apenas 16% das casas econômicas. Dos hotéis de diárias médias, apenas 5% cobram por acesso à internet.

Algumas das grandes redes que cobram por acesso Wi-Fi nos quartos oferecem conexões gratuitas nos saguões, mas os viajantes dizem que isso não é a mesma coisa.

"Todo mundo precisa fazer fila na sala de computadores, e o saguão do hotel vira um cibercafé, o que não é nada atraente", disse Kevin Leibel, presidente de uma companhia de estratégia de marca em Chapel Hill, Carolina do Norte.

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times

Fonte: www.terra.com.br

Filho cria "Novo ABC" para ensinar mãe a navegar na web

· 0 comentários

Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre

O professor de informática e computação Cristiano Melo pensou em um método prático e eficiente para ajudar a mãe, que tem 59 anos, a aprender a usar o computador e a internet. Ele produziu O Novo ABC, um manual didático, com figuras coloridas, letras grandes e linguagem simples, que começou com simples instruções para usar e-mail. O material não contém termos técnicos ou em inglês para facilitar a vida das pessoas que não têm familiaridade com a área.

"A idéia inicial veio de um momento de necessidade. Minha mãe (Maria), uma jovem senhora de quase 60 anos, deparou-se com a situação em que precisava dar à uma amiga o seu endereço de e-mail para poder receber lista de ofertas de um determinado produto. Foi quando eu me recusei a continuar recebendo e enviando e-mails por ela. Bastaram cinco minutos de diálogo e eu sugeri: 'Mãe, se eu fizer um tipo de 'passo à passo', uma 'receita de bolo' para que tu possas sozinha, na frente do computador, ter autonomia de redigir, enviar, e receber teus e-mails, tu aceitarias? Prometo ser bem objetivo'. Ela aceitou na hora", disse Melo.

A mãe aprendeu e, a partir daí foi pedindo mais "receitas". Então ele foi aumentando o manual com as outras demandas - por exemplo, copiar um CD, fazer pesquisas na web, como imprimir e conversar com as amigas via internet.

"Eu comecei aos poucos. Primeiro fiz sobre e-mails, depois pesquisar e imprimir, tudo fácil, muito claro e objetivo. Ela guardava tudo em uma pastinha, dessas de plástico mesmo. Ela sentia-se de certa forma, uma analfabeta em computador e sentiu que precisava e que era a hora de encarar o desafio, que, aliás, foi muito fácil de ser superado", contou Melo.

Após idealizar o manual, Melo levou menos de um mês para fazê-lo e contou com a ajuda da mulher, que é pedagoga. "Como o princípio era o mesmo, a essência era a mesma, foi apenas o tempo de formatar, efetuar correções e deixá-lo ainda mais prático e objetivo."

A divulgação de O Novo ABC foi parar em uma rádio da capital gaúcha depois de um médico, amigo dois pais de Melo, ter ido até a casa do casal e ter visto Maria em frente ao computador, digitando e imprimindo.

"Minha mãe comentou com ele que eu havia feito um 'passo a passo' e ela fazia o que precisava, sem cursos, sem professores e sem complicações. Ele, encantado, me convidou para irmos à rádio divulgar a idéia, que veio então a ajudar muitas outras pessoas na mesma situação ou semelhante", afirmou o professor.

Faz dois anos que a mãe de Melo usa o computador. Hoje, ela fica muito à vontade com o material e com o PC. Segundo o filho, ela achou as instruções todas muito fáceis de entender e hoje não fica um dia sem ver e responder e-mails, ou bater papo com ele e com os amigos pelo messenger.

O manual, ou apostila, pode até virar livro, caso Melo encontre alguma editora interessada em publicar O Novo ABC em grande escala.

Como adquirir:
O Novo ABC pode ser adquirida pelo telefone (51) 3019-3815 ou na rua Demétrio Ribeiro, 996, no Centro de Porto Alegre. Quem comprar o material leva ainda um DVD com o conteúdo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail onovoabc@hotmail.com.

Fonte: www.terra.com.br

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores