Filho cria "Novo ABC" para ensinar mãe a navegar na web

segunda-feira, 11 de maio de 2009 ·

Fabiana Leal
Direto de Porto Alegre

O professor de informática e computação Cristiano Melo pensou em um método prático e eficiente para ajudar a mãe, que tem 59 anos, a aprender a usar o computador e a internet. Ele produziu O Novo ABC, um manual didático, com figuras coloridas, letras grandes e linguagem simples, que começou com simples instruções para usar e-mail. O material não contém termos técnicos ou em inglês para facilitar a vida das pessoas que não têm familiaridade com a área.

"A idéia inicial veio de um momento de necessidade. Minha mãe (Maria), uma jovem senhora de quase 60 anos, deparou-se com a situação em que precisava dar à uma amiga o seu endereço de e-mail para poder receber lista de ofertas de um determinado produto. Foi quando eu me recusei a continuar recebendo e enviando e-mails por ela. Bastaram cinco minutos de diálogo e eu sugeri: 'Mãe, se eu fizer um tipo de 'passo à passo', uma 'receita de bolo' para que tu possas sozinha, na frente do computador, ter autonomia de redigir, enviar, e receber teus e-mails, tu aceitarias? Prometo ser bem objetivo'. Ela aceitou na hora", disse Melo.

A mãe aprendeu e, a partir daí foi pedindo mais "receitas". Então ele foi aumentando o manual com as outras demandas - por exemplo, copiar um CD, fazer pesquisas na web, como imprimir e conversar com as amigas via internet.

"Eu comecei aos poucos. Primeiro fiz sobre e-mails, depois pesquisar e imprimir, tudo fácil, muito claro e objetivo. Ela guardava tudo em uma pastinha, dessas de plástico mesmo. Ela sentia-se de certa forma, uma analfabeta em computador e sentiu que precisava e que era a hora de encarar o desafio, que, aliás, foi muito fácil de ser superado", contou Melo.

Após idealizar o manual, Melo levou menos de um mês para fazê-lo e contou com a ajuda da mulher, que é pedagoga. "Como o princípio era o mesmo, a essência era a mesma, foi apenas o tempo de formatar, efetuar correções e deixá-lo ainda mais prático e objetivo."

A divulgação de O Novo ABC foi parar em uma rádio da capital gaúcha depois de um médico, amigo dois pais de Melo, ter ido até a casa do casal e ter visto Maria em frente ao computador, digitando e imprimindo.

"Minha mãe comentou com ele que eu havia feito um 'passo a passo' e ela fazia o que precisava, sem cursos, sem professores e sem complicações. Ele, encantado, me convidou para irmos à rádio divulgar a idéia, que veio então a ajudar muitas outras pessoas na mesma situação ou semelhante", afirmou o professor.

Faz dois anos que a mãe de Melo usa o computador. Hoje, ela fica muito à vontade com o material e com o PC. Segundo o filho, ela achou as instruções todas muito fáceis de entender e hoje não fica um dia sem ver e responder e-mails, ou bater papo com ele e com os amigos pelo messenger.

O manual, ou apostila, pode até virar livro, caso Melo encontre alguma editora interessada em publicar O Novo ABC em grande escala.

Como adquirir:
O Novo ABC pode ser adquirida pelo telefone (51) 3019-3815 ou na rua Demétrio Ribeiro, 996, no Centro de Porto Alegre. Quem comprar o material leva ainda um DVD com o conteúdo. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail onovoabc@hotmail.com.

Fonte: www.terra.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores