TI Symbian libera código de pacote de segurança

sábado, 11 de julho de 2009 ·

A Fundação Symbian anunciou a liberação do código fonte do pacote de segurança Symbian OS.

Este é o primeiro produto a ser removido da Symbian Foundation License (SFL) e colocado sob os termos da Eclipse Public License (EPL) – marcando a entrada da empresa no mundo do software livre.

Desde que adquiriu o grupo Symbian, no ano passado, a Nokia afirma que irá tornar aberta toda a plataforma móvel da empresa, criando a Symbian Foundation, em parceria com a Motorola, Sony Ericsson, NTT DoCoMo, Texas Instruments, Vodafone, Samsung, LG, e AT&T.

O anúncio envolvendo o pacote de segurança foi feito ontem no blog da empresa, junto com duas explicações sobre a decisão do grupo: uma prática e outra simbólica.

A primeira envolve a legislação do Reino Unido (onde o código da plataforma está hospedado) que impede a exportação da biblioteca sob a licença fechada da Symbian Foundation. No entanto, há uma exceção referente ao domínio público, o que significa que um software livre não está sujeito às mesmas restrições. Passar o produto de SFL para EPL seria, nas palavras da empresa, “a maneira mais rápida de assegurar que a criptografia estaria disponível a todos”.

A razão simbólica é a vontade da Symbian de “demonstrar que a empresa está realmente falando sério em investir em plataformas que sejam abertas e seguras”.

O próximo lançamento, previsto para daqui a três meses, deve ser o código do Symbian Kernel.

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores