Nikola Tesla é homenageado pelo GoogleNikola Tesla é homenageado pelo Google

sábado, 11 de julho de 2009 ·

A eletricidade de Nikola Tesla: um dos maiores inventores do mundo é relembrado pelo Google

Sem eletricidade, sem internet. Sem internet, sem Google.

O maior site de buscas da web, quase como um dever, homenageia o aniversário de Nikola Tesla, um dos maiores inventores do mundo na área de engenharia elétrica, com uma imagem em sua página inicial.

Tesla nasceu há exatos 156 anos, em Smiljan, estado que pertencia ao Império Austríaco e hoje equivale a um território da Croácia. Tido como excêntrico e brilhante, no começo da vida adulta, ao ingressar no Instituto Politécnico de Graz, questionava seus professores sobre outra forma de distribuir energia elétrica que não fosse a corrente contínua.

Depois do falecimento de seu pai, Nikola Tesla, porém, foi obrigado a abandonar o curso superior e virou operador de telégrafo. Ainda assim, arranjava tempo para concretizar suas idéias para novos artefatos e conseguiu, anos mais tarde, construir um invento que provava a corrente alternada.

Admirador do trabalho de seu contemporâneo Thomas Edison, ele acreditava que poderia se unir ao inventor e conquistar o mundo. Virou assistente de Edison, porém, acabaram se desentendendo e Tesla seguiu sozinho nos seus trabalhos.

Foi Tesla que revolucionou os conceitos de eletromagnetismo, potência elétrica, distribuição de energia multifásicos e muitos outros que introduziram a Segunda Revolução Industrial no mundo.

Também colaborou para o desenvolvimento do rádio, demonstrando a transmissão sem fios em 1894. Suas incontáveis contribuições estão listadas em áreas como robótica, controle remoto, radar, ciência computacional, balística, física nuclear e física teórica.

Além de ganhar homenagens em sites e na home do Google, Nikola Tesla é homenageado pela montadora do Vale do Silício, Tesla Motors, que desenvolve, não por acaso, veículos elétricos de alto desempenho.

Tesla faleceu em 1943, com pouco dinheiro e reconhecimento em Nova Iorque, nos Estados Unidos.

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores