Rapidshare quebra sigilo de usuários na Alemanha

terça-feira, 28 de abril de 2009 ·

O serviço Rapidshare teria oferecido a gravadoras alemãs os endereços dos IPs do computador de alguns de seus usuários, segundo o site Slashdot. A suspeita surgiu depois que um usuário do serviço teve sua casa invadida pela polícia alemã, há algumas semanas. O acusado teria utilizado o Rapidshare para compartilhar o álbum Death Magnetic, da banda Metallica, que apareceu na internet um dia antes de seu lançamento oficial, ocorrido em 2008.

Segundo o site TorrentFreak, a princípio não se sabia como a polícia havia chegado ao infrator. Porém, um site de notícias da Alemanha descobriu que a investigação pode ter sido baseada no parágrafo 101 da lei alemã de direitos autorais, sob a qual os serviços online devem fornecer identificação de usuários infratores para a justiça.

A suspeita é a de que diversas gravadoras, então, estariam usando o parágrafo como forma de intimidar o Rapidshare e conseguir os IPs de usuários que compartilham música com direitos reservados.

O TorrentFreak explica que o parágrafo 101 facilita a obtenção de dados pessoais de usuários suspeitos, permitindo que responsáveis por direitos autorais consigam uma permissão para a exigência de um juiz civil.

Caso isso realmente esteja acontecendo, usuários que distribuem arquivos por serviços alemães, inclusive servidores BitTorrent, podem estar em risco de serem revelados.

Fonte:www.terra.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores