Intel perde 2,3% do mercado para a AMD

quarta-feira, 10 de junho de 2009 ·

Notebook com selo da Intel: receita anual gerada por vendas de microprocessadores deve atingir 28,6 bilhões de dólares.

A Intel perdeu participação de mercado para a AMD no primeiro trimestre, após a concorrente de menor porte se beneficiar da forte demanda por chips para notebooks.

A fatia de mercado da Intel diminuiu 2,5%, chegando aos 79,1%, contra 81,6% no quarto trimestre de 2008.

A AMD - que segundo analistas compete em parte oferecendo preços mais baixos do que os da Intel - dominou a demanda por processadores de notebooks, enquanto o recuo da Intel foi causado pelo encolhimento dos gastos nos mercados de computadores e servidores, segundo relatório da iSuppli..

"Após perder fatia de mercado para a Intel de maneira consecutiva em três dos quatro trimestres em 2008, a AMD agiu para reverter a tendência no primeiro trimestre de 2009", afirmou Matthew Wilkins, principal analista da iSuppli.

Ambas as companhias enfrentam dificuldades na crise financeira internacional. A receita mundial de microprocessadores recuou 20,6% no primeiro trimestre, para 6,9 bilhões de dólares, ante 8,6 bilhões de dólares um ano antes.

Embora a iSuppli não tenha fornecido nenhuma estimativa de participação de mercado, ela informou que a receita anual gerada por vendas de microprocessadores deve atingir 28,6 bilhões de dólares em 2009, 15,8% menos que em 2008.

A Intel há muito tempo tem sido principal fornecedora mundial de microchips. A fatia de mercado alcançou 86,9% no segundo trimestre de 2003 e 73,1% no segundo trimestre de 2006.

Em contraste, a participação da AMD atingiu a mínima de 4,9% no terceiro trimestre de 2002 e 16,7% no terceiro trimestre de 2006.

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores