Quanto ganham os estagiários de tecnologia no Brasil

quarta-feira, 6 de maio de 2009 ·

Confira a média salarial de estagiários que estão em cursos de graduação, nível tecnológico e nível técnico na área de tecnologia

Sete meses depois de promulgada a nova Lei do Estágio (11.788/08), o Núcleo Brasileiro de Estágios (Nube) apresentou uma pesquisa que revela a média de bolsa-auxílio oferecida aos estagiários por empresas de pequeno, médio e grande porte em todo país. Todos os estudantes consultados foram contratados depois da nova lei, ou seja, seus contratos já estão no novo padrão que, entre outras coisas, limita a carga horária a 30 horas semanais e assegura férias de 30 dias caso o contrato tenha duração igual ou superior a um ano.

O sudeste é a melhor região para ser estagiário. Os salários giram em torno dos 705,89 reais. Os empregadores do centro-oeste e norte pagam valores próximos aos seus estagiários: 657,08 e 650 reais. No sul, a bolsa-auxílio média é de 603,67 reais e no nordeste são pagos 595,92 reais em média.

Apenas o salário dos estagiários de ensino médio ficaram abaixo do salário mínimo, que hoje é de 465 reais. Os cursos superiores são os que pagam melhor. Quem recebe mais são os estudantes de Tecnologia em Redes de Computadores, Ciências da Computação, Informática e Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas. Os estagiários desse curso recebem em média mais de 800 reais.

Quem cursa Análise de Sistemas, Engenharia da Computação, Ciência e Tecnologia, Processamento de Dados e Desenvolvimento de Sistemas recebe entre 700 reais e 774,00 reais. Os estudantes de Tecnologia em Desenvolvimento para Web e Comércio Eletrônico e Gestão de Ambiente Internet e Redes têm, em média, 600 reais por mês. Já os universitários dos cursos de Desenvolvimento de Software, Sistemas e Tecnologia da Informação, Tecnologia em Análise de Sistemas e Tecnologia em Criação e Produção Gráfica Digital têm um holerite entre 500 e 550.reais mensais Quem recebe menos são os estudantes de Tecnologia da informação: 475 reais.

Os estagiários de nível médio técnico em informática se deram bem. No ano passado, a média da bolsa-auxílio era de 457 reais. Este ano, foi constatado um aumento de 17,72%, passando para 538 reais.O valor é bem superior à média paga a estagiários de processamento de dados, 475 reais, e a outros estagiários do médio técnico: 467,16 reais.

Essa é, no entanto, uma exceção. Quando comparados os valores de bolsa-auxílio de 2008 e 2009, houve poucas mudanças. Os estagiários do ensino médio e ensino médio técnico saíram perdendo. No ano passado, as médias eram, respectivamente, de 429,94 e 498,37 reais. Esses valores caíram para 421 reais para o nível médio e 467,16 reais para o médio técnico.

Já os universitários não têm do que reclamar. A média subiu. Foi de 760,78 para 805,84 reais. A bolsa-auxílio paga para estudantes de curso superior tecnólogo é de 707,07 reais, mas não entrou na pesquisa no ano passado.

A faixa salarial manteve-se estável. Não foi o que aconteceu com o número de vagas. Segundo a Associação Brasileira de Estágios (ABRES), esse número caiu de 1,1 milhão em 2008 para 900 mil este ano, o que representa uma queda de 18%. As causas para a queda são duas: a nova lei, que impõe restrições ao número de estagiários contratados por empresas e outros empecilhos, e a crise, que fez as empresas cortarem novas contratações.

Para a pesquisa, foram consultados 12.140 no Brasil inteiro durante a primeira quinzena de abril de 2009. Confira Quanto ganham os estagiários de tecnologia no Brasil

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores