Conheça a trajetória do Windows 7

terça-feira, 5 de maio de 2009 ·

Em janeiro de 2007, a Microsoft colocou nas prateleiras o Windows Vista, um sistema operacional que teria como objetivo revolucionar a segurança e interface de seu antecessor, Windows XP, no mercado por seis anos. O Vista, entretanto, não alcançou o sucesso esperado. Apenas dois anos e meio após seu lançamento, a Microsoft libera a versão Release Candidate de seu sucessor, o Windows 7.

Em meio a críticas a respeito de decisões de projeto e reclamações sobre incompatibilidade, o Vista não agradou a uma parcela significativa dos consumidores e fabricantes de PC. Uma das maiores críticas a respeito do Vista é sua "fome" de recursos do hardware: é necessário uma máquina bastante poderosa apenas para o sistema operacional, especialmente se comparado ao hardware necessário para rodar o Windows XP.

Para piorar a situação, muitos fabricantes de PCs baratos começaram a vender máquinas que, mesmo subdimensionadas, eram entregues com o Vista. O desempenho, obviamente, era péssimo, o que colaborou para aumentar a má fama do Vista.

Outro problema sério do Vista, no início, era a incompatibilidade de drivers e de software. Os fabricantes de periféricos não haviam tido tempo de atualizar seus produtos para o Windows Vista e, com isso, havia no mercado uma grande quantidade de webcams e impressoras, por exemplo, "micados". Isso sem contar os equipamentos que o usuário já possuía em casa, que sempre funcionaram no Windows XP e que foram forçados a substituir.

Um terceiro ponto de atrito com o Vista teria sido o novo UAC, ou User Account Control. O UAC altera de maneira significativa os poderes do usuário sobre o sistema. Se de um lado o UAC evita muitos dos problemas causados por vírus e hackers, a forma como foi implementado é bastante incômoda, às vezes perguntando duas ou três vezes se o usuário tem certeza do que está fazendo.

Hoje, a maioria desses problemas foi resolvida. Mesmo assim, grande número de usuários ainda faz o chamado "downgrade", apagando o Vista e instalando o antigo e familiar Windows XP.

Windows 7
Já no início de 2008 começaram os rumores de que o sucessor do Vista estava a caminho. Uma suposta versão inicial do programa, de codinome Blackcomb Vienna, teria sido encaminhada a parceiros importantes, com melhorias gráficas e um novo Media Center.

De lá para cá, a maioria dos rumores revelou estar, mesmo que só em parte, correta. O nome Windows 7 foi confirmado como oficial pela Microsoft e versões prévias ¿ legais ou não ¿ começaram a se disseminar por sites de troca de arquivos. Até que, em 9 de janeiro de 2009, a primeira versão beta chegou oficialmente ao público.

Mesmo visualmente semelhante ao Windows Vista, o Windows 7 foi bem recebido tanto por críticos como por usuários. Não só as incompatibilidades que arruinaram a vinda do Windows Vista não estão mais presentes, como também o sistema operacional passou por uma bela dieta de consumo de recursos e processamento.

O otimismo aumentou a tal ponto que, de acordo com a própria Microsoft, muitos usuários estavam utilizando a versão de testes em tempo integral, substituindo outras versões do sistema operacional.

No dia 30 de abril, a Microsoft cedeu aos usuários cadastrados na MSDN e na TechNet a versão Release Candidate (RC), a última etapa antes do lançamento final de um software. É esta mesma versão que está disponível a partir de hoje, dia 5 de maio, ao grande público.

Fonte: www.terra.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores