Como o Vista, Windows 7 também terá seis versões

terça-feira, 5 de maio de 2009 ·

No Windows XP existiam apenas as versões Home e Professional: a primeira destinada ao usuário doméstico e a segunda, com opções avançadas e melhores recursos de rede, a usuários corporativos. Contrariando essa tradição, o Windows 7 terá seis versões, assim como seu antecessor Vista, embora apenas duas delas sejam destinadas à maior parte do público.

Desde seu lançamento em 1985, o Windows possuía uma ou no máximo duas versões disponíveis. No Windows Vista, todavia, uma série de versões diferenciadas surgiu, cada uma destinada a um público diferente, o que acabou gerando uma certa confusão entre os usuários e, principalmente, para os revendedores.

Esse legado foi passado ao Windows 7, mas algumas diferenças talvez simplifiquem as coisas para todos. A principal delas é que voltam os nomes Home e Professional, usados no XP, para as versões mais "comuns" do sistema.

O Windows 7 Home Premium é destinado ao usuário doméstico, enquanto o Windows 7 Professional deve equipar as estações de trabalho de pequenas e médias empresas. A Microsoft espera que a maioria esmagadora dos consumidores escolha uma dessas duas versões para "uso geral" e o marketing da empresa será direcionado nesse sentido.

Aumentando ligeiramente a possibilidade de confusão haverá mais quatro versões para fins específicos. A Home Basic substituirá o Vista Starter, aquela versão do Windows Vista que equipa computadores vendidos em mercados emergentes (entre eles o Brasil) e que não oferece opção de upgrade. O Windows 7 Home Basic será, portanto, apenas vendido em mercados emergentes, lembrando que o atual Windows Vista Home Basic é vendido no mundo todo, sem restrições.

A versão Starter continuará existindo, mas agora será dedicada apenas a computadores de baixo custo e aos chamados netbooks, laptops com recursos reduzidos e armazenamento limitado. Ainda não está claro se as restrições da antiga Starter ¿ sendo a mais grave delas a limitação de três programas rodando ao mesmo tempo na máquina ¿ existirão também nesta versão.

Para entusiastas ainda existirá a versão Ultimate, com todos os recursos já desenvolvidos para o Windows bem como alguns extras. E, por fim, haverá ainda a edição Enterprise, dedicada apenas a grandes corporações e vendida mediante contrato ¿ ou seja, você não a encontrará nas prateleiras.

O preço de cada uma delas, porém, ainda é um mistério. Também não foram informados valores de atualização, mas já é fato conhecido que não haverá suporte para migração direta do XP para o Windows 7.

Quem quiser fazer esta troca precisará de uma instalação limpa, formatando a máquina e instalando o novo sistema no lugar. Nesse caso, o usuário precisará adquirir uma licença "full" do sistema, possivelmente muito mais cara que a licença "upgrade" para atualizar do Windows Vista para o Windows 7.

Fonte: www.terra.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores