Conheça o mais raro acervo histórico da web

quarta-feira, 6 de maio de 2009 ·

Biblioteca Digital Mundial: a navegação entre mais de mil documentos históricos pode ser feita pela linha do tempo, ou por região

SÃO PAULO – A Biblioteca Digital Mundial, da Nações Unidas, já conta com 1170 documentos históricos, como gravuras, pergaminhos e manuscritos antigos – de até 8000 anos antes de Cristo.

Atualizado no fim de abril, o acervo disponibiliza para consulta pinturas rupestres em Belém de 1750 a.C., tábuas Sumérias e Babilônias, um mapa do que acreditavam ser o Brasil por volta de 1500 a 1565, e relatos analíticos de Cristóvão Colombo, entre outras raridades, nem sempre disponíveis em outro sites, ou em livros.

Isto porque, mesmo com tanto tempo de existência, a maioria das obras possui direitos autorais, seja de museus, bibliotecas ou de outras instituições. A reprodução, portanto, nem sempre é permitida, mas, pelo próprio site, o usuário tem a possibilidade de averiguar a situação da obra em sua descrição.

Algumas obras também são discutidas em vídeo por especialistas de diversas regiões do globo, como é o caso dos desenhos raros do italiano Giovanni Batista Braccelli, de 1624 a 1649, que mais tarde influenciaram os surrealistas.

Os títulos, que devem ser expandidos em breve, segundo a BDM, são organizados por região, período e espécie, o que facilita na hora de navegar e pesquisar as obras. Outro facilitador: todos os textos são traduzidos para o português.

O endereço do site é http://www.wdl.org/pt/.

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores