Novo código de barras para celular pode guardar arquivos

sábado, 21 de março de 2009 ·

Cientistas desenvolveram um novo tipo de código de barras para celulares, capaz de armazenar em sua própria imagem arquivos como textos, vídeos e até jogos.

A nova tecnologia, de nome Mobile Multi-Color Composite (MMCC) é uma evolução dos QR Codes, matrizes de código de barras criadas em 1994 pela empresa japonesa Denso-Wave. Os QR Codes podiam ser fácil e rapidamente lidos por uma câmera VGA de um celular. A interpretação desse código geralmente levava a um texto ou a um link para a internet.

Já o MMCC tem a capacidade de armazenar grandes porções de informação em sua própria imagem, embutidas no código de barras, sem a necessidade de acesso à rede para o download de algum arquivo. Graças a isso, arquivos de mídia, aplicativos, ringtones e textos grandes podem ser inteiramente adquiridos apenas com a leitura do código ¿ não é necessário acessar a internet, por exemplo, já que o código não é apenas um link mas armazena todo o arquivo nele próprio.

"Ao usar o MMCC, o usuário poderá obter conteúdo digital através de sua câmera de celular diretamente ao telefone capturando a imagem do código e decodificando-a no telefone", disse ao site IndiaTimes o cientista Dr. Alfred Tan, líder da pesquisa.

De acordo com o site Ubergizmo, o que diferencia o QR code do MMCC são as variadas matizes de cores apresentadas neste último, que possibilitam mais camadas de informação em um código de duas dimensões.

"O sistema serve especialmente para o uso em áreas com acesso à internet restrito. O MMCC pode codificar e armazenar conteúdo multimídia como ringtones, vídeo e jogos, e esse conteúdo poderá ser entregue em qualquer lugar sem a necessidade de conectividade móvel", disse o Dr. Tan.

"Ele também poderá codificar e armazenar conteúdo multimídia de cunho turístico em línguas estrangeiras, então turistas com uma câmera de celular poderão ouvir comentários de pontos turísticos diretamente no lugar de visitação, sem precisar ler em Inglês ou se conectar à internet", completou.

Geek

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores