Versão 4.0 do Skype tem melhorias nas videochamadas

quinta-feira, 26 de fevereiro de 2009 ·

Especialista em tecnologia do New York Times testa a atualização.
Apesar de eficiente, programa ainda é usado em situações específicas.

Durante uma feira de tecnologia, em 1964, foi apresentada a primeira versão de telefone com vídeo, pela empresa americana AT&T. Para todos, estava claro o que aconteceria no futuro. As pessoas poderiam não apenas ouvir, mas também ver seu interlocutor pelo telefone.


Na ocasião ninguém considerou a importância do “fator humano”. Muitas vezes as pessoas não querem ser vistas ao telefone. Os motivos são muitos como a privacidade para falar com alguém sem estar necessariamente apresentável, poder fazer caretas para determinados comentários ou mesmo arrumar outras coisas enquanto conversa.

Por estas e outras razões, 45 anos depois, na maioria das vezes ainda fazemos chamadas telefônicas apenas de áudio. Isso não acontece por limites tecnológicos, mas por opção. Para os casos em que as chamadas com vídeo são necessárias o Skype é uma das melhores alternativas.

O programa gratuito, para Mac, Windows ou Linux, conecta dois usuários que podem conversar através de mensagens instantâneas, fazer chamadas de áudio e até videochamadas. Com tantos atrativos, mais de 300 milhões de pessoas já usaram o Skype, segundo a eBay, empresa de leilões proprietária do programa.

Entre alguns dos concorrentes com as mesmas funções estão iChat, Google Talk, MSN Messenger e Yahoo Messenger. Mas pela sua simplicidade, qualidade e pioneirismo, o Skype ainda é o mais usado. Este mês, depois de um ano de testes, a equipe responsável pelo programa lançou a versão 4.0 para Windows, que está sendo considerada um grande marco na vida do produto.

Skype versão 4.0

Melhorias nas chamadas de vídeo estão entre as principais novidades. Nesta última versão, o “delay” (pequeno atraso na recepção de som e imagem) diminuiu muito e, além disso, a qualidade da imagem ficou ótima. Com uma conexão de internet rápida e um bom computador, o vídeo de 30 frames por segundo, na janela de 640x480, tem imagem de TV.

Quanto ao áudio, mesmo sem uma conexão de internet boa, é possível notar uma grande melhora, comparada à qualidade de CD. Outras facilidades do Skype 4, que merecem destaque, são: função de “full screen”, possibilidade de redimensionar o tamanho da janela de vídeo e permitir o envio de arquivos durante da conversa.

Apesar das evoluções evidentes da versão 4.0, não significa que a visão de mercado apresentada pela empresa de telefonia americana AT&T, em 1964, esteja finalmente se concretizando. As chamadas com vídeo estão mais instantâneas, claras e satisfatórias, mas ainda não devem substituir as ligações telefônicas (com áudio apenas).

As videochamadas ainda funcionam como um complemento. Elas são perfeitas para situações específicas como: ver a casa nova de alguém, matar a saudade de um amigo ou conhecer o bebê de um parente distante.

David Pogue

Do 'New York Times'

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores