Dica rápida para transferir arquivos grandes via Bluetooth

quarta-feira, 7 de janeiro de 2009 ·

Existem diversas opções para transferir arquivos entre um smartphone e um PC. Você pode transferí-los via USB, usar um adaptador para acessar diretamente os arquivos do cartão, ou mesmo acessá-los diretamente, via Bluetooth.

Entretanto, como você faria para copiar um arquivo de, digamos, 500 MB, entre dois smartphones, sem ter um PC por perto? O arquivo é muito grande para enviá-lo diretamente via Bluetooth e também grande demais para ser acomodado na memória interna, caso optasse por trocar os cartões. A menos que você usasse um N96, ou outro aparelho com uma unidade de 8 ou 16 GB de memória interna e suporte simultâneo a cartões microSD, este seria um problema complicado de resolver.

A solução é utilizar o Bluetooth, mas de uma forma um pouco diferente.

Começando do princípio, existem dois profiles Bluetooth de transferência de arquivos: o OPP e o FTP. O OPP é o profile usado quando você usa a função de "Enviar via Bluetooth" oferecida pelo sistema, que faz com que o arquivo seja recebido como uma mensagem.

O OPP é bastante prático (basta acessar as propriedades do arquivo e enviar), mas ele possui diversas limitações. A principal delas é que os arquivos recebidos via OPP são sempre salvos na memória flash interna (e não no cartão), o que limita os arquivos ao espaço disponível, tornando impossível transferir arquivos muito grandes. A transferência de pastas com vários arquivos também é complicada, já que você precisa transferir um de cada vez.

Diferente do OPP, o FTP permite transferir os arquivos diretamente para o cartão de memória, sem limite de tamanho. Um bom exemplo de cliente Bluetooth FTP é o BlueFTP, disponível no http://www.medieval.it/content/view/40/53/. Ele resolve nosso problema, permitindo transferir os arquivos diretamente.

Ele é um aplicativo J2ME, que roda na maioria dos aparelhos, incluindo modelos com o S60 e com o Windows Mobile (com exceção dos aparelhos com a versão Standard, que não permite o acesso direto aos arquivos do cartão). A parte ruim de ser baseado no interpretador Java é que ele exibe um grande volume de confirmações ao ler e escrever dados que, infelizmente, não é possível desativar. Para usar, basta instalar o arquivo .jad no aparelho que vai realizar o acesso, usar a opção "Search Devices" para localizar o segundo aparelho e aceitar os prompts de conexão.

A interface imita a dos clientes de FTP para PCs, com duas abas, uma para os arquivos locais e outra para os arquivos remotos. Basta selecionar a pasta para onde serão baixados os arquivos na aba da esquerda e navegar entre os arquivos do outro aparelho usando a aba da direita. Você pode tanto baixar quanto dar upload de arquivos, com o tamanho ficando restrito apenas ao espaço disponível no cartão:

A transferência fica limitada a pouco mais de 40 KB/s, mas com um pouco de paciência é possível copiar até mesmo arquivos de vídeo. É mais uma tarefa que passa a poder ser feita diretamente entre dois smartphones, sem precisar do PC.


0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores