Partido Pirata integrará parlamento europeu

segunda-feira, 8 de junho de 2009 ·

Defensores do The Pîrate Bay protestam em Estocolmo: condenação dos fundadores do site estimulou debate a respeito do P2P.

O Partido Pirata sueco finalmente recebeu o número de votos necessário para assumir uma cadeira no Parlamento Europeu.

Cerca de 7% dos suecos confirmaram seu apoio ao partido e ao acesso gratuito a conteúdos da internet. As propostas do PP incluem a eliminação dos direitos autorais, a abolição do sistema de patentes e a redução da vigilância online.

“Isso é fantástico!”, comemorou Christian Engstrom, principal candidato do PP, “Isso mostra que para muita gente a privacidade online é importante e que precisamos lidar de outra forma com a internet e com a nova sociedade da informação.”

Recentemente, o partido que antes era um discreto grupo de ativistas ganhou popularidade principalmente após a condenação em abril dos fundadores do site The Pirate Bay, um dos maiores provedores de conteúdo para download da rede.

O caso chamou a atenção da opinião pública para a o compartilhamento de dados pela internet.

Apesar dos nomes parecidos, o partido e o site não mantêm qualquer relação. O partido foi fundado em 2006 e participou das eleições suecas naquele ano, mas recebeu menos de 1% dos votos dos cidadãos do país.

O PP terá direito a uma das 18 cadeiras suecas do parlamento europeu – composto por 785 deputados. “Usaremos toda a nossa força para defender a integridade e os direitos dos internautas”, Engstrom ressaltou.

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores