UE pode fortalecer Google, diz Microsoft

domingo, 10 de maio de 2009 ·



Bruxelas - A Microsoft afirmou que a União Européia vai dar ao Google maior dominância do negócio de busca pela internet se avançar com o plano de regulamentação sobre o Windows, o Financial Times relatou.

O FT disse no sábado que a manifestação da Microsoft está contida em um documento confidencial entregue de última hora à Comissão Européia, como parte do caso de antitruste contra a empresa.

Um porta-voz da Comissão afirmou, em resposta ao relatório: "A Comissão analisará todos os argumentos desenvolvidos pela Microsoft, na sua resposta à comunicação de acusações."

Porta-vozes da Microsoft não puderam ser localizados imediatamente para comentário.

A Comissão, que regula a concorrência nos 27 países da União Européia, acusou a Microsoft de prejudicar os rivais ao embarcar seu navegador, o Internet Explorer, no Windows.

A Microsoft respondeu às acusações no dia 28 de abril e terá que se posicionar oralmente no início de junho.

A empresa disse que a Comissão pode exigir que outros navegadores sejam distribuídos com o sistema operacional.

Mas o jornal relatara que a Microsoft teria questionado na sua resposta oficial, à qual o FT teve acesso, se tal proposta da Comissão seria legal.

A empresa alega que a concorrência no mercado de busca seria prejudicada, segundo a reportagem.

Isto porque duas das principais empresas rivais de navegadores, Opera e Mozilla, fabricante do navegador Firefox, têm acordos com o Google, portanto seus navegadores usam automaticamente como padrão o motor de buscas do Google, assim como o próprio navegador da empresa de buscas, o Chrome.

Além disso, se a tela que mostra as opções de navegador for criada pelos fabricantes de PC, o Google poderia trabalhar diretamente com esses fabricantes e convencê-los a definir padrões em seu favor, teria dito a Microsoft no documento.

A Microsoft também alega que a exigência de distribuir o Windows com outros navegadores poderia infringir seus direitos de marca e impor perda de responsabilidade pela propriedade intelectual, o jornal disse.

Fonte: http://info.abril.com.br

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores