Estudo: adultos passam 8 horas por dia diante de uma tela

domingo, 29 de março de 2009 ·

Brian Stelter

Em um mundo no qual há telas de TV nos supermercados, videotecas de cinema às quais temos acesso digital e videoclipes para celulares, o norte-americano médio está exposto a 61 minutos de comerciais e promoções de TV a cada dia. Há quem pense que isso pode ser excessivo. Mas "as pessoas não parecem estar dispostas a sair da sala correndo", de acordo com Jack Wakshlag, diretor de pesquisa da Turner Broadcasting.

De fato, os adultos ficam expostos a telas ¿ TVs, celulares e até mesmo em aparelhos de GPS - por cerca de 8,5 horas ao dia, tipicamente, de acordo com um estudo divulgado pelo Conselho de Excelência em Pesquisa. A TV continua a ser a mídia dominante, em termos de consumo de mídia e publicidade, de acordo com o estudo. Os dados sugerem que o uso de computadores suplantou o rádio como segunda mais comum entre as atividades de mídia. (A mídia imprensa vem em quarto lugar.)

O conselho foi criado pela Nielsen, mas é uma organização independente. O estudo de US$ 3,5 milhões foi bancado pela Nielsen e tentava, em parte, determinar se as companhias de mídia precisavam recorrer a novas formas de mensuração de audiência.

Pesquisadores do Centro de Design de Mídia da Universidade Estadual Ball, que conduziu o estudo, afirmam que ele é o maior trabalho de observação de uso de mídia já realizado. Em lugar de basear o estudo nas recordações das pessoas, os pesquisadores capturaram as ações dos usuários em tempo real ao acompanhar 350 deles ¿ a maioria dos quais antigos integrantes do painel Nielsen de audiência televisiva -, e registrando as atividades de cada pessoa em incrementos de 10 segundos.

Os pesquisadores afirmam que registraram o comportamento dos participantes durante 952 dias. Nenhum dos participantes tem menos de 18 anos.

Os resultados do estudo sobre o consumo de vídeo podem intrigar os clientes de publicidade, antes da abertura da temporada de vendas antecipadas de tempo comercial. Os pesquisadores constataram que o número de minutos dedicados à mídia é quase igual em todas as faixas etárias.

Wakshlag classifica esse tempo como "notavelmente consistente entre todas as faixas etárias". Com a exceção das pessoas de entre 45 e 54 anos, que em média passam uma hora a mais por dia diante de telas, constatou o estudo.

"Isso contraria o conhecimento convencional, claro, segundo o qual as faixas etárias mais jovens aparentemente dedicam mais tempo a mídias dotadas de telas", disse Michael Bloxham, diretor do centro.

Entre outras surpresas, a pesquisa constatou que os jovens não são os únicos a dividir suas atenções entre múltiplas telas e máquinas. Pessoas na casa dos 20, 30, 40 e 50 e poucos anos em geral se dedicam a múltiplas tarefas por tempo semelhante. Já as pessoas de mais de 55 anos tendem a apresentar menor incidência de múltiplas tarefas. "É nesse ponto que começa a surgir a disparidade geracional, se é que ela existe", disse Bloxham.

Ainda que os pesquisadores tenham enfatizado que o estudo não tinha por objetivo provar pontos específicos sobre o consumo de mídia, boa parte dos dados "é na verdade bastante reconfortante" para o setor de televisão, disse Wakshlag. Os dados reafirmam boa parte daquilo que a Nielsen constatou em passados estudos, a saber: que a televisão continua a ser, de longe, a mídia dominante para assistir vídeos. O estudo constatou que o adulto norte-americano médio fica exposto a 309 minutos de TV ao dia, diretamente, e mais 15 minutos de TV via gravadores digitais e 2,4 minutos de vídeo em computador.

"Ainda que as pessoas tenham a oportunidade de assistir a vídeos em seus computadores e celulares, a TV respondeu por 99% de todos os vídeos consumidos em 2008", disse Bloxham. "Mesmo na faixa etária dos 18 aos 24 anos ela atingiu os 98%".

Os mais jovens e a web
Entre as audiências mais jovens, existem alguns fortes indicadores de que a web está afetando o uso de mídia. Os dados demonstram que as pessoas entre os 18 e os 24 anos ¿ em geral estudantes universitários e pessoas que acabam de ingressar na força de trabalho - são as que menos assistem TV (210 minutos diários), dedicam mais tempo a mensagens de texto (29 minutos) e assistem mais vídeos online (5,5 minutos).

Os usuários um pouco mais velhos, com idade dos 25 aos 34 anos, passam mais tempo assistindo a vídeos em DVD ou gravados digitalmente. As pessoas dos 35 aos 44 anos dedicam mais tempo à web do que os demais grupos, com 74 minutos diários em média. A próxima faixa etária, dos 45 aos 54 anos, dedica mais tempo ao e-mail. Os consumidores de mais de 65 anos assistem mais TV, de acordo com a pesquisa.

O estudo constatou que televisão e videogames atraem atenção mais concentrada, enquanto outras atividades (como ouvir música) muitas vezes acontecem enquanto as pessoas fazem outras coisas.

Para algumas pessoas, existe um "estigma social" associado a assistir televisão por tempo demais, diz Bloxham. Quando algumas pessoas foram convidadas a estimar quanto tempo dedicavam a assistir TV a cada dia, algumas delas "podem não querer dizer que o fazem durante cinco ou seis horas, porque isso as enquadraria na categoria dos sedentários", afirma.

Para outros, ele diz, "não existe estigma, porque a possibilidade de conversar sobre o reality show ou programa de TV da noite anterior é uma ferramenta social".

Tradução: Paulo Migliacci ME

The New York Times

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