Empresário prega benefícios de alugar poder de computação

quarta-feira, 25 de março de 2009 ·

Ashlee Vance

Há dez anos, Marc Benioff era um visionário do imenso potencial de vender software corporativo pela web como um serviço. Hoje, ele é apenas mais um executivo vendendo a chamada computação em nuvem ("cloud computing"), moda da vez na indústria de tecnologia.

Benioff, o animado chefe-executivo da Salesforce.com, ajudou a renovar a idéia de empresas alugarem tempo de utilização de servidores, em vez de comprar os equipamentos e o software. Essa abordagem valeu a pena para a Salesforce, sediada em São Francisco, que acaba de celebrar seu aniversário de dez anos e cruzou a marca de US$ 1 bilhão em receita anual. Agora, quase todas as principais empresas de tecnologia, incluindo Microsoft, Google, Oracle e Amazon.com, oferecem serviços de computação nesse modelo de aluguel.

Benioff se descreve como "o Billy Graham da computação em nuvem". E na semana passada ele começou nos EUA uma turnê em que promove a tecnologia da Salesforce para algumas centenas de pessoas de cada vez, em hotéis por todo o país.

"Tenho certeza de que existem CEOs que não querem fazer isso, ou têm medo de fazer", disse Benioff. "Eu sinto necessidade de fazer isso".

Na semana passada, durante um encontro no Vale do Silício, Benioff subiu ao palco em um hotel da rede Marriot na frente de clientes atuais e potenciais da Salesforce. Um homem enorme de quase 2 metros de altura, Benioff parecia mais um agitado jogador de futebol americano do que um defensor do software, andando para cima e para baixo do palco com os braços balançando enquanto fazia um discurso em voz muito alta sobre cortar custos de capital quando a economia está em baixa.

Fiel a sua mentalidade "uma conversão de cada vez", ele não se intimidou em fazer contato físico. Um cliente subiu ao palco para demonstrar como sua empresa havia adaptado o software da Salesforce a suas necessidades.

Quando o homem teve dificuldade em fazer o software funcionar, Benioff segurou-o pelo ombro e chamou um funcionário para arrumar o problema. Benioff então pulou para uma tagarelice sobre o serviço de atendimento ao consumidor 24 horas da Salesforce, e passou seu endereço de e-mail.

Sua mensagem parece repercutir nas empresas nesses tempos tumultuados. Em fevereiro, a Salesforce anunciou um crescimento de 34% na receita do quarto trimestre de 2008, que passou para US$ 290 milhões, e um rendimento líquido de US$ 14 milhões, frente a US$7,4 milhões no mesmo período do ano anterior. Os números de vendas e ganhos superam as expectativas de analistas.

A NetSuite, um concorrente menor, anunciou no mês passado um salto de 31% na renda do quarto trimestre, que chegou a US$ 41 milhões.

A Salesforce e a NetSuite enfrentam a competição de algumas das maiores empresas de tecnologia do mercado, incluindo Oracle e Microsoft, que entraram no jogo do aluguel de software. Enquanto isso, companhias como Amazon e Sun Microsystems vendem o acesso aos seus centros de processamento de dados em modelo "pay-per-use" (pagar por cada uso).

Benioff acha que a competição é bem-vinda, e diz que as rivalidades só aumentam a credibilidade desse modelo de negócios. "Sempre que alguém compra um servidor, um circuito ou um centro de processamento de dados, eu falhei", disse.

Tradução: Amy Traduções

Amy Traduções

The New York Times

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