Verme de verdade provoca superaquecimento em PC

sábado, 28 de fevereiro de 2009 ·

Após entrar no aparelho, uma minhoca (earthworm, na tradução) causou uma pane séria num laptop no Reino Unido. O trocadilho fica melhor em inglês, já que worm significa tanto verme como um programa auto-replicante que infecta computadores.

Segundo o site Engadget, Mark Talyor, 45 anos, de Somerset, viu seu antigo laptop parar de funcionar de uma hora para outra. Ao levar o equipamento a uma assistência, foi constatado que uma minhoca havia provocado todo o problema. Ela havia sido capturada pelo ventilador do PC de Taylor e travou seu motor.

Com a morte do bichinho, o computador passou a mostrar um aviso dizendo que o ventilador estava inoperante. Com isso, houve superaquecimento no laptop, que parou de funcionar. "Eu retirei a traseira do computador e dei uma olhada dentro. À primeira vista, pensei que o que vi fosse alguma espécie de elástico de cabelo enrolado no ventilador", relatou Sam Robinson, 28, técnico que inspecionou o PC de Taylor.

"Logo descobri que era uma minhoca que tinha se enrolado nas pás do ventilador, se esfarelando no local. Ela travou o movimento da ventoinha quando alguém ligou o aparelho e causou seu desligamento", disse ao site Telegraph.

Taylor afirmou que a minhoca pode ter sido trazida à sua mesa por seus gatos, que costumam se divertir caçando bichinhos e levando-os para dentro de casa. Já o site Tech.blorgue ironiza, também numa piada que só faz sentido em inglês: "teria sido mais engraçado ainda se o computador fosse da Apple".

Vermes e baratas
O acidente remete ao primeiro "bug" (inseto, na tradução) para computadores. O nome bug foi popularizado nos anos 50 pela Almirante Grace Hopper, da Marinha dos Estados Unidos, que foi uma das poucas mulheres a programar (e não apenas operar) computadores na primeira metade do sécuxo XX.

Hopper, entre muitas outras façanhas, integrou a comissão CODASYL, que desenvolveu, a partir de 1965, a linguagem comercial de programação COBOL, usada até hoje por bancos e grandes empresas. Carinhosamente chamada de "Amazing Grace", ela é considerada heroína nacional e há até um navio de guerra com seu nome, o USS Hopper.

O "bug" da Almirante Hopper não era uma falha no código do programa e sim uma mariposa que havia ficado presa entre os contatos de um dos relés do computador Mark II, da Universidade de Harvard. O termo "debugging" (em português, "desinsetização"¿) é inteiramente atribuído a ela.

Magnet

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores