Microsoft confirma que Windows 7 terá seis versões

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009 ·

Surgiram na imprensa e na web inúmeros rumores e informações desencontradas a respeito das possíveis edições do Windows 7. A Microsoft esclareceu o assunto oficialmente: serão seis versões, sendo que apenas duas serão de interesse para o usuário final.

Segundo Mike Ybarra, gerente geral do Windows, serão duas versões principais, Windows 7 Home Premium e Windows 7 Professional. A primeira será dedicada ao consumidor doméstico padrão. A segunda volta a ser chamada de Professional, como era no XP (no Windows Vista esta versão chama-se Business) e é voltada a empresas e ambientes em que segurança e produtividade são críticas.

Além dessas, a empresa planeja algumas versões específicas. Uma versão Enterprise, com mais proteção e ferramentas avançadas para grandes empresas, não será vendida em lojas nem virá pré-instalada em máquinas novas. As empresas interessadas deverão assinar um contrato específico com a Microsoft para ter acesso a essa versão.

Também caso especial, continuará existindo a Home Basic, mas apenas em mercados emergentes. A Home Basic tomará o lugar da Starter nos PCs de baixo custo.

A malvista versão Starter, entretanto, continuará existindo, e agora no mundo inteiro (hoje o Vista Starter é apenas distribuído no terceiro mundo). Não está claro que equipamentos trarão o Windows 7 Starter, mas sabe-se que acompanhará PCs limitados e de muito baixo custo, possivelmente netbooks.

A versão Ultimate é completa, com recursos de todas as versões, inclusive da Enterprise. A Ultimate, caríssima, deverá ter interessados principalmente entre entusiastas que querem o máximo do sistema.

Críticas
Após o anúncio, muitos analistas e colunistas de TI afirmaram que a confusão, já existente desde o Windows 2000 e que se agravou com o Windows Vista, deve aumentar.

Embora a Microsoft diga que os usuários basicamente optarão entre Home e Professional (como no XP), haverá uma série de outras possibilidades para casos específicos que, se não forem muito bem explicadas e justificadas, não terão qualquer razão de existir.

A situação levou até mesmo alguns ardorosos defensores do Windows a fazerem predições tenebrosas. Ed Bott, que escreve a coluna "Microsoft Watch" na revista eletrônica e-Week, pondera, fazendo um trocadilho com números, que "em seis setes, cinco sobram". Ele diz ainda que não são seis mas, na verdade, onze versões, se contarmos que cinco delas virão nos formatos de 32 bits e 64 bits.

Bott vai mais longe. O jornalista analisa todas as opções oferecidas pela Microsoft nos estados Unidos e conclui que "ninguém aqui (nos Estados Unidos) vai querer as versões Starter. (¿) Como a versão Home Basic não vai ser vendida aqui, o Home Premium vai ser a única, e cara, opção para netbooks. Como a Microsoft ainda licencia o Windows XP Home para os mininotebooks, será a escolha dos fabricantes, já que custa menos que o Vista Premium e, presume-se, que o Windows 7". O XP Home estará oficialmente disponível para fabricantes de PCs até 2010.

Ainda não há preço definido para qualquer edição do Windows 7.

Magnet

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores