Bento XVI classifica novas tecnologias como 'dom para a humanidade

sábado, 24 de janeiro de 2009 ·

Vaticano lançou nesta sexta seu próprio canal no site de vídeos YouTube.
Papa alertou sobre uso obsessivo da web, que pode causar isolamento.

O papa Bento VXI afirmou nesta sexta-feira (23) que as novas tecnologias são um "verdadeiro dom" para a humanidade e um canal para a comunicação e novas amizades. Ele advertiu, no entanto, que quando o desejo de conexão virtual se torna obsessivo a consequência é o isolamento, interrompendo a interação social das pessoas.

"Seria uma pena que nosso desejo de estabelecer e desenvolver as amizades on-line acontecesse em detrimento de nossa disponibilidade para a família, os vizinhos e dos que encontramos em nossa vida cotidiana ", alertou. A declaração está associada à 43ª Jornada Mundial das Comunicações Sociais, que será realizada em maio e foi apresentada nesta sexta no Vaticano.

A mensagem tem como tema "Novas tecnologias, novas relações. Promover uma cultura de respeito, de diálogo, de amizade" e está destinada à "geração digital", como o pontífice chama as pessoas -- sobretudo jovens -- que usam a tecnologia.

YouTube

Atento à popularização da internet, o Vaticano lançou também nesta sexta seu próprio canal no site de vídeos YouTube, que já oferece notícias sobre Bento XVI em espanhol, inglês, alemão e italiano. Os vídeos do papa podem ser vistos no endereço www.youtube.com/vaticanit. O canal terá vídeos curtos sobre as atividades do papa de 81 anos, além de eventos e cultos, com áudio e texto.

Em sua mensagem de boas-vindas aos visitantes do YouTube, o papa disse esperar que a iniciativa "esteja a serviço da verdade". O arcebispo Claudio Celli, chefe do setor de comunicações do Vaticano, considera também criar um espaço na rede social Facebook.

Segundo o papa, as ferramentas on-line devem estar a serviço "de todos os seres humanos, especialmente dos mais necessitados e vulneráveis". Acrescentou que “da nova cultura da comunicação se derivam muitos benefícios para as famílias, os estudantes, a pesquisa, a ciência, entre outros, e que esse desejo de comunicação e amizade tem sua raiz na própria natureza humana”.

Com Efe e Reuters

0 comentários:

Receba Atualizações

RECEBA ATUALIZAÇÕES DO BLOG DIRETO NO SEU E-MAIL:

Delivered by FeedBurner

Twitter

Duvidas e Recados

Tradutor

Parceiros Top

Leitores